Agosto de 2008 TÉCNICAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE J. Cordeiro
Definições - Equipe É uma quantidade definida de pessoas que se comunicam entre si, durante certo tempo, com o fim de estudar um problema e chegar a uma conclusão e um plano de ação. PLANO DE AÇÃO O Que Quem Quando OndePorqueComo
Funções da Equipe Iniciar Procurar Sugestões Fazer com que as coisas comecem a funcionar. Procurar novas idéias. Obtenção de Informações Detalhamento dos fatos envolvidos. Dar forma, fazer um plano de ação. Estruturar
Fase 1 - Objetivo
Os membros da equipe devem conhecer o tema do trabalho que será desenvolvido durante a reunião; Deverão reservar na sua agenda a data e o horário proposto; Deverão decidir se sua contribuição no tema será útil aos resultados esperados; Levar material de apoio para bases da discussão; Comparecer na data e horário com 5 minutos de antecedência.
Fase 2- Conteúdo
O conteúdo dá vida ao procedimento. Fatores a considerarmos: Fatos detalhados e experiências concretas; Exemplos e incidentes de forma organizada.
Fase 3- Exploração
É a fase da formação de imagem comum. É preciso que haja um certo detalhamento ou abertura de fatos, mas não deve fazer julgamento precipitado.
Fase 4- Julgamento
Os valores divergentes dos participantes devem ser discutidos abertamente, de forma que não fique nenhuma dúvida.
Fase 5- Decisão
Não utilizar o procedimento de votação. Utilizar a decisão por consenso. OK
Fase 6- Avaliação
Nesta fase, processa-se uma revisão do que foi visto para saber se o processo foi seguido ou se houveram desvios. Pontos de atenção: Resolver empatias; Planejar nova reunião.
Relatório