Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Ministério da Educação
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Capacitação dos multiplicadores para PPAs Municipais
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
1 Brasília, março de 2005 Planos Gerenciais para os Programas do PPA.
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Orçamento na CF/88 Princípios
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão PPA Pactos de Concertamento.
Plano Plurianual e seu modelo de gestão
Monitoramento e Avaliação
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Avaliação de Resultados – A Experiência do Governo Federal
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
Plano de Gestão do PPA Brasília, novembro de 2004.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Fórum de Secretários Executivos
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Relatório da Ação Governamental RAG
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Ciclo de Planejamento PPA.
Integração - Modernização - Descentralização
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Introdução à Gestão Pública
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Transcrição da apresentação:

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão; Promover a aprendizagem e a disseminação do conhecimento nas organizações; Aperfeiçoar a concepção e a gestão do plano e dos programas: Revisão anual do PPA; Proposta orçamentária. Fazer comentário sobre conceito de concepção...

Monitoramento e Avaliação do PPA Antecedentes Transformação do Plano Plurianual 2000-2003 em instrumento de gestão orientado para resultados; Necessidade de melhorar o desempenho gerencial da administração pública e otimizar o uso dos recursos; Incorporação dos elementos gerenciais inovadores para aumentar a capacidade de geração de resultados.

Monitoramento e Avaliação do PPA Inovações Gerenciais 1) reorganização de toda a ação de governo na forma de programas, com objetivos e metas claramente definidos; 2) integração entre plano, orçamento e gestão; 3) designação de um gerente para cada programa; 4) estímulo à busca de parcerias e fontes alternativas de recursos para implementação dos programas; 5) desenvolvimento do Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento – SIGPlan; 6) avaliação de desempenho para todos os programas do governo federal.

O Programa Orientado a Resultado (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS) Problema Objetivo + Indicador Causas C 1 C 2 C 3 Ações A 1 A 2 A 3 SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS)

Balanço crítico PPA 2000 - 2003 Pontos Fortes Introdução de sistemática de avaliação sob a ótica de resultados; Exposição das restrições sistêmicas à implementação dos programas; Promoção do aprendizado nas organizações.

Plano Plurianual 2000-2003 Análise dos Quatro Anos de Implementação Restrições ao Desempenho das Ações

Balanço crítico PPA 2000 - 2003 Pontos Fracos Ausência de avaliações aprofundadas inseridas na gestão do gasto; Internalização limitada dos resultados da avaliação na gestão do Plano - particularmente em relação ao orçamento; Qualidade e tempestividade das informações e dos indicadores – monitoramento precário; Participação limitada da sociedade.

Balanço crítico PPA 2000 - 2003 Alguns Números 39% indicadores tiveram apurados os seus índices em 2003; 35% das ações tiveram seus registros de execução física alimentados no SIGPlan; 45% dos programas apresentaram algum sistema de consulta ao público-alvo.

PPA 2004 – 2007 O que muda? Participação da sociedade; Novo modelo de gestão; Sistema de monitoramento e avaliação; Avaliação de programas selecionados.

Elaboração e gestão do PPA com participação 1º Momento Elaboração do PPA MAI – JUL/2003 2º Momento Gestão do PPA 2004-2007 Execução dos programas Participação Participação Orientação Estratégica de Governo Orientação Estratégica dos Ministérios Monitoramento e Gestão de Restrições Definição dos Programas Consolidação do PPA Avaliação e Revisão Participativa do Plano Cenário Econômico Limite Fiscal por Ministério Pactos de Concertação União/Estados e Municípios Participação 1° Momento Estabelecimento de uma base estratégica sólida (desafios), discutida com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a Sociedade Civil Organizada, as Câmaras e Conselhos Setoriais Promoção das oportunidades de investimento público e privado discutidas com os entes federativos 2° Momento Avaliação e Revisão da Programação do PPA orientada pela base estratégica e contando com a participação dos diversos envolvidos no 1° momento Planejamento Territorial Articulação nos Estados Promoção das oportunidades de investimento público e privado Estratégia de Financiamento do PPA Recursos orçamentários Elaboração do PPA no conjunto do Governo Recursos não orçamentários Elaboração do PPA em cada Ministério Parcerias

Ciclo de Planejamento 12

Participação da sociedade civil organizada na avaliação dos programas do governo federal Marco Legal Artigos 9º, 10 e 12 da Lei nº 10.933/2004, que aprovou o PPA 2004-2007: Instituição do Sistema de Avaliação do Plano Plurianual; Os Órgãos do Poder Executivo responsáveis por programas deverão adotar mecanismos de participação da sociedade e das unidades subnacionais na avaliação dos programas; O Poder Executivo promoverá a participação da sociedade civil organizada na avaliação e nas alterações do Plano Plurianual. Artigos 8º e 10 do Decreto nº 5.233/2004: Promover avaliações para os programas prioritários; Definir diretrizes para participação da sociedade civil organizada na avaliação dos programas.

Modelo de Gestão do PPA 2004-2007 Estrutura dos ministérios Programa ? Causas C 1 C 2 C 3 SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS) Objetivo + Indicador

Modelo de Gestão do PPA 2004-2007 Decreto nº 5.233, de 06-10-2004 Estrutura Atores Sistema de Avaliação – art. 8º Comitê de Coordenação dos Programas – art. 5º Secretário Executivo Gerente de Programa SPOA/Equivalente Titulares de unidades indicados. Comissão de Monitoramento e Avaliação Unidade de Monitoramento e Avaliação Comitê Gestor de Programas Multissetoriais – art.6º Gerente Executivo Coordenador de Ação Câmaras do Conselho de Governo – art. 7º (Temas Transversais) De acordo com agenda das Câmaras do Conselho de Governo Programas

Sistema de Monitoramento e Avaliação Funcionamento: Órgãos Setoriais Ministério do Planejamento Comitê de Coordenação dos Programas Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) Unidade de Monitora-mento e Avaliação (UMA) Assessoramento Câmara Técnica de Monitoramento e Avaliação (CTMA) Gerente de Programa Suporte ao Comitê de Coordenação dos Programas Apoio aos gerentes de programa e coordenadores de ação Consultores internos aos processos de monitoramento e avaliação

Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) Atribuição geral (§ 2º do Art. 8º do Decreto nº 5.233) Elaborar propostas de normas e procedimentos gerais, relativos ao monitoramento e à avaliação dos programas do Poder Executivo, bem como oferecer elementos técnicos que orientem os processos de alocação de recursos orçamentários e financeiros e a revisão dos programas, com vistas ao alcance de resultados.

Competências (CMA) Portaria Interministerial nº 10/MP/MF/CC, de 11/01/2005 Estabelecer diretrizes gerais para implantação de metodologias de avaliação dos programas e para aperfeiçoamento e integração de sistemas de informações gerenciais;  Selecionar programas a serem objeto de avaliação, sem prejuízo de outros cujas avaliações sejam de interesse dos órgãos setoriais;  Avaliar as propostas de aperfeiçoamento da metodologia de avaliação anual dos planos plurianuais e dos programas selecionados;  Acompanhar o conjunto de avaliações de programas desenvolvidas pelos órgãos setoriais; Examinar a viabilidade técnica e socioeconômica de projetos de grande vulto.