Lei Federal das Parcerias Público-Privadas - PPP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Bahia IIR Seminários
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. LUIZ CLAUDIO
A Expansão da Infra-estrutura e as Parcerias Público Privadas Firjan Rio de Janeiro, 9 de Junho de 2004 UNCTAD XI NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
Orçamento na CF/88 Princípios
Universidade Corporativa do Serviço Público da SEFAZ – Salvador BA
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Seminário ASEP/RJ Receitas Alternativas, Complementares, Acessórias ou de Projetos Associados Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2004.

CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
MINISTRO GUIDO MANTEGA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Despesa Pública Questões.
Orçamento Tradicional:
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Planejamento na Gestão Pública
Prefeitura Municipal de Taubaté
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
DESPESA PÚBLICA.
Introdução à Gestão Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Legislação e execução orçamentária Francisco Humberto Vignoli Capítulo 19.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
O que é ? SCPARCERIAS SCPARCERIAS S/A Parceria Público-Privada – PPP (Governador, Luiz Henrique da Silveira, 2005)
Principais marcos do FGP/PR 11/01/12: 1ª Lei de PPP (nº /2012) 02/01/14: Lei da Conta Garantia (nº /2014) 03/07/14: Lei que define a Fomento.
Administrador Público – CRA/DF
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
Lei Orçamentária Anual
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
Transcrição da apresentação:

Lei Federal das Parcerias Público-Privadas - PPP “Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada, no âmbito da administração pública”

Lei Federal de PPP Modalidades de PPP Concessão Patrocinada Tarifa + contraprestação pública (até 70%) Aplicação subsidiária da Lei 8.987/95 Concessão Administrativa Contraprestação pública Aplicação subsidiária dos arts. 21,23 a 25 e 27 a 39 da Lei 8.987/95 (contrato, encargos, intervenção, extinção) Concessão Comum não estará sujeita à Lei PPP, nem tampouco os contratos regidos pela Lei 8.666/93

Lei Federal de PPP Vedações à PPP Valor inferior a R$ 20 milhões; Período de prestação do serviço inferior a 5 anos; ou Que tenha como objeto único: a) o fornecimento de mão-de-obra; b) o fornecimento e instalação de equipamentos; ou c) a execução de obra pública.

Lei Federal de PPP Prazo de 5 a 35 anos Características da PPP Prazo de 5 a 35 anos Contratação de fluxo de serviços Pagamento: Concessão Patrocinada: Tarifa + contraprestação pública (até 70%) Acima de 70% dependerá de autorização legislativa Concessão Administrativa: Só contraprestação pública

Lei Federal de PPP Características da PPP Pagamento da contraprestação somente após disponibilização, se atingir padrões de desempenho pré-fixados Repartição objetiva dos riscos entre os parceiros Obrigatoriedade de compartilhamento com a Administração dos ganhos decorrentes da redução do risco do crédito Facultado o uso da arbitragem

Lei Federal de PPP Características da PPP Sociedade de Propósito Específico - SPE Obrigatoriedade de constituição prévia à celebração do contrato (maior proteção) Fica vedado à Administração Pública ter maioria do capital votante Step-in-rights Controle da SPE pelos financiadores com objetivo de promover sua reestruturação financeira e assegurar a continuidade da prestação dos serviços

Federal de PPP Vedações ao financiamento público para a SPE Instituição financeira controlada pela União Até 70% em operação de crédito Instituição financeira controlada pela União + Entidades fechadas de previdência complementar Até 80% em operação de crédito e contribuição de capital

Lei Federal de PPP Controles Adicionais na Lei PPP: Responsabilidade Fiscal Controles já previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal: Limite de endividamento (quando PPP for equiparada à dívida); ou Gasto corrente de natureza continuada (demonstração da redução de outra despesa ou elevação de receita). Controles Adicionais na Lei PPP: Teto de 1% da Receita Corrente Líquida para as despesas correntes de PPP.

Lei Federal de PPP Procedimento licitatório (Lei n.º 8.666/93 + controles adicionais) Autorização prévia do Órgão Gestor Edital submetido à Consulta Pública Licitação feita pelo Ministério Setorial Licitação na modalidade de Concorrência Proposta escrita/ Lances sucessivos Inversão de fases Critérios de Julgamento: tarifa/ contraprestação e técnica

Lei Federal de PPP Garantia de pagamento da contraprestação pública As contraprestações devidas pela Administração Pública podem ser empenhadas em favor da instituição que financiou o projeto Para o pagamento de créditos de PPP, também podem ser vinculadas receitas e/ou instituídos fundos especiais (observando-se a proibição constitucional de vinculação de impostos)

Fundo de natureza privada Lei Federal de PPP Garantia de pagamento da contraprestação pública Fundo Garantidor Objetivo: assegurar o cumprimento das obrigações assumidas pela Administração Pública; De natureza privada e patrimônio separado; R$ 6 bilhões (em recursos orçamentários, títulos da dívida pública, bens móveis e imóveis, inclusive ações de sociedade de economia mista, mantido o controle da União) Fundo de natureza privada Não contingenciável Sujeito ao direito privado em caso de litígio (não cai em precatório)

Lei Federal de PPP Responsabilidade Fiscal – controles já previstos Secretaria do Tesouro Nacional – STN definirá critérios para contabilização das PPP, que serão classificadas como dívida ou como despesa de natureza continuada: Limite de endividamento (art. 29, 30 e 32 da LRF): Quando for equiparada à dívida, a PPP só poderá ser feita se estiver enquadrada nos limites de dívida já citados pela LRF; Gasto corrente de natureza continuada – PL PPP repete os termos da LRF (art. 4o e 17): só se pode contratar se houver redução de outra despesa ou elevação de receita.

Lei Federal de PPP Responsabilidade Fiscal – controles adicionais Teto de 1% da Receita Corrente Líquida para as despesas correntes de PPP A União só poderá contratar PPP quando a soma das despesas do conjunto de parcerias já contratadas não tiver excedido a 1 % da Receita Corrente Líquida e as despesas anuais dos contratos vigentes nos dez anos subseqüentes não excedam a 1% da receita corrente líquida projetada para os respectivos exercícios. Estados e Municípios: se excederem ao limite de 1%, União não poderá fazer transferências voluntárias e conceder garantias. Exigência de Estimativa de impacto orçamentário-financeiro por toda a vigência do contrato para que se possa fazer a licitação

Parcerias Público-Privadas Supervisão das PPP Federais A Lei de PPP cria um Órgão Gestor, ao qual compete: Selecionar projetos prioritários para execução no regime PPP; Fixar procedimentos para celebração de contratos; Autorizar a abertura de licitação e aprovar seu edital. Composição do Órgão Gestor: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (coordenador); Ministério da Fazenda Casa Civil Estrutura de apoio técnico ao Órgão Gestor: Unidade PPP (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

PPP – regulação e avaliação Gestão do contrato de PPP após assinatura As Agências Reguladoras continuam a exercer seu papel, tal como nas concessões atuais, em suas respectivas áreas de competência Após a assinatura do contrato, o Órgão Gestor de PPP fará acompanhamento apenas para fins de avaliação O Órgão Gestor prestará contas ao Congresso Nacional e ao Tribunal de Contas da União anualmente, com a publicação de relatórios

Organograma Unidade PPP Brasil A Unidade PPP Brasil articula-se em três equipes de competência: Jurídica; Prospecção e Avaliação de projetos; e Modelagem Econômico-Financeira Organograma Unidade PPP Brasil ASSESSORIA ECONÔMICA Ministério Planejamento COORDENAÇÃO Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento Coordenador Técnico: Especialista BID Equipes de Competência Equipe Jurídica Lei e Regulamentação Enquadramento jurídico dos projetos-piloto Contratos e editais Equipe de Prospecção e Avaliação de Projetos Prospecção de Projetos Seleção e Avaliação Estimativa de custo do projeto Equipe de Modelagem Econômico-Financeira Estudos de viabilidade Modelagem eco-finan. Análise de sensibilidade Estruturação financeira - Ministérios setoriais Gerente de Projeto 1 Gerente de Projeto 2 Gerente de Projeto 3 -

Parcerias Público-Privadas Etapas para desenvolvimento de Projetos PPP FASE 1 Identificação projetos PPP do PPA 2004-2007 FASE 2 Análise preliminar e priorização de projetos PPP FASE 3 Estruturação dos projetos de PPP Autoridade Setorial Secretaria de Planejamento Equipe Projeto 1 - …………… Projetos PPP 1 2 3 4 PPA 2004-2007 Carteira Projetos PPP Equipe Projeto 2 Equipe Projeto 3 Unidade PPP

Parcerias Público-Privadas Critérios para priorização dos primeiros projetos Estratégia de Desenvolvimento do Governo Federal 2 1 Capacidade de geração de receitas Projetos Prioritários Nível de desenvolvimento do projeto 3 4 Interesse manifestado pelo setor privado