UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAP 2013 POLÍTICAS PÚBLICAS
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Formação Política Hoje
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
O Terceiro Setor e a sua interface com o Estado
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Gestão por Competências
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Política Arquivística Prof. Dr. Josemar Henrique Aula 6.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
 .
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Campina Grande, novembro de Objetivos Mobilizar a sociedade civil para ações coletivas de controle social e fiscalização dos recursos públicos.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente.
REFORMA DO ESTADO NA AMÉRICA LATINA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS Fernando Luiz Abrucio Fernando Luiz Abrucio.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio

CRISE POLÍTICA REALÇOU DIVERSOS PROBLEMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: EMPREGUISMO, PATRIMONIALISMO E CORRUPÇÃO. MAS A INDIGNAÇÃO FRENTE AOS FATOS NÃO TEM LEVADO, POR ORA, À CONSTITUIÇÃO DE UMA AGENDA DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA

DIRIA MAIS: A REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AINDA NÃO CONSEGUIU SE CONSTITUIR NUM TEMA QUE MOBILIZE A SOCIEDADE E OS POLÍTICOS PARA UMA AÇÃO REFORMISTA.

RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA O PROBLEMA ÉTICO TEM RELAÇÃO COM OS VALORES DA SOCIEDADE PORÉM, SUA RESOLUÇÃO DEPENDE DE UMA NOVA FORMA DE GESTÃO PÚBLICA, A PARTIR DE REFORMAS INSTITUCIONAIS E DE NOVOS INCENTIVOS QUE ORIENTEM O RELACIONAMENTO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, OS POLÍTICOS E OS CIDADÃOS

A INEFICIÊNCIA, A DESARTICULAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS E ENTRE OS NÍVEIS DE GOVERNO, A POUCA EFETIVIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS E A BAIXA CAPACIDADE QUE A SOCIEDADE TEM PARA AVALIAR A GESTÃO PÚBLICA SÃO PROBLEMAS QUE REBATEM NA QUESTÃO ÉTICA

COMO IR ALÉM DA INDIGNAÇÃO, DAS VISÕES MAIS IMEDIATISTAS SOBRE OS PROBLEMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, CRIANDO UMA AGENDA DE REFORMA ARTICULADA TÉCNICA E POLTICAMENTE?

CAMINHO PROPOSTO: TER IDÉIAS MOBILIZADORAS (COMO A ESTABILIZAÇÃO E A RESPONSABILIDADE FISCAL O FORAM); CONSTRUIR UM DIAGNÓSTICO AMPLO; LEGITIMAÇÃO DA AGENDA JUNTO À SOCIEDADE E AO SISTEMA POLÍTICO; CRIAÇÃO DE COALIZÕES COM LIDERANÇAS POLÍTICAS E SOCIAIS

CONCENTRAR-SE EM PONTOS ESTRATÉGICOS, COM O DUPLO OBJETIVO DE ATACAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS COM MEDIDAS QUE TENHAM EFEITOS AMPLIADOS (OU DIAGONAIS) E QUE POSSAM REPRESENTAR GANHOS PARA POLÍTICOS E SETORES SOCIAIS INFLUENTES.

MOMENTO ESTRATÉGICO: CAMPANHA DE 2006. MONTAGEM DE ESTRATÉGIA ADMINISTRATIVA, LEGISLATIVA E DE COMUNICAÇÃO

PORTANTO, EM PRIMEIRO LUGAR É PRECISO DEFENDER UM PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL: QUALQUER QUE SEJA O PRESIDENTE ELEITO EM 2006, ELE NÃO CONSEGUIRÁ IMPLEMENTAR SEU PROGRAMA DE GOVERNO E AÇÕES ESTRUTURAIS CONTRA AS PRINCIPAIS MAZELAS DO PAÍS SEM REFORMAR SUBSTANCIALMENTE A GESTÃO PÚBLICA.

UM ESTADO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO 10) TRANSFORMAR ESTE PRESSUPOSTO EM IDÉIAS MOBILIZADORAS BEM GERAIS: UM ESTADO PARA OS CIDADÃOS UM ESTADO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO

A PARTIR DISSO, É PRECISO CONSTRUIR UM DIAGNÓSTICO CAPAZ DE MOSTRAR QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E PROPOSTAS QUE POSSAM ATACÁ-LOS. ESTE DIAGNÓSTICO DEVE GERAR UMA AGENDA DE REFORMAS, QUE DEVERÁ SER CONSTRUÍDA E LEGITIMADA, PARA SER EFETIVA, JUNTO À SOCIEDADE E AO SISTEMA POLÍTICO.

A CONSTRUÇÃO DA AGENDA DEVERÁ LEVAR À FORMAÇÃO DE COALIZÕES SOCIAIS E POLÍTICAS. TAIS COALIZÕES SERÃO TANTO MAIS EFETIVAS SE FOREM MOVIDAS POR PONTOS PRIORITÁRIOS DA AGENDA. PONTOS PRIORITÁRIOS DA AGENDA: EFEITOS DIAGONAIS E GANHOS PARA OS ATORES.

CONVENCIMENTO DOS ATORES SOCIAIS: EFEITOS DA MÁ GESTÃO PÚBLICA E OS POSSÍVEIS GANHOS COM AS MUDANÇAS; POLÍTICOS: DESEMPENHO POLÍTICO PASSA DEPENDER CADA VEZ MAIS DA MAIOR CAPACIDADE ADMINISTRATIVA. ARTICULAR MEIOS COM FINS.

ATUAR JUNTO AOS ATORES POLÍTICOS E SOCIAIS PARA TRANFORMAR A REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO TEMA DA CAMPANHA DE 2006. ESTRATÉGIA DE REFORMAS NO MOMENTO GOVERNATIVO.

PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL IDÉIAS MOBILIZADORAS DIAGNÓSTICO PRINCIPAIS PROBLEMAS PROPOSTA DE REFORMA CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DA AGENDA SOCIEDADE POLÍTICOS (Universidade, mídia e PARTIDOS e Entidades da sociedade CANDIDATOS Civil)

PONTOS PRIORITÁRIOS DA AGENDA COALIZAÕES SOCIAIS POLÍTICAS CONVENCIMENTO DESEMPENHO EFEITOS DA MÁ GESTÃO POLÍTICO PASSA PÚBLICA E OS GANHOS COM A DEPENDER CADA AS MUDANÇAS VEZ MAIS DA MAIOR CAPACIDADE ADMINISTRATIVA ARTICULAR MEIOS E FINS TEMA DA CAMPANHA ELEITORAL DE 2006 ESTRATÉGIAS DE REFORMA NO MOMENTO GOVERNATIVO ADMINISTRTATIVA LEGISLATIVA COMUNICAÇÃO

BASE DO DIAGNÓSTICO EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL E NACIONAL GESTÃO PÚBLICA/POLÍTICAS PÚBLICAS PLANO IMEDIATO E DE LONGO PRAZO CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS REFORMAS: PONTO ESTRATÉGICO SÃO AS TRAJETÓRIAS DE REFORMA

TRAJETÓRIA RECENTE DAS REFORMAS NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE 1988 O DESASTRE COLLOR REFORMA BRESSER: SUCESSOS, FRACASSOS E CONTEXTO EXPLICATIVO

REFORMA BRESSER SUCESSOS: FORTALECIMENTO DO CIVIL SERVICE, REFORMAS CONSTITUCIONAIS, DISSEMINAÇÃO DO DEBATE PELO PAÍS E PROPOSTA DE UMA AGENDA INTEGRADORA

REFORMA BRESSER CONTEXTO: LEGADO HISTÓRICO, OPOSICIONISTAS (INTERNOS E EXTERNOS), CENTRALIDADE DE OUTROS TEMAS E CÁLCULO DE CARREIRA DO SISTEMA POLÍTICO

REFORMA BRESSER FRACASSOS: EMBATE E DERROTA PARA O ECONOMICISMO, COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE REFORMAS E ERROS DE DIAGNÓSTICO

OUTROS MOVIMENTOS DE REFORMA DA DÉCADA DE 1990 Lei de Responsabilidade Fiscal Inovações nos governos subnacionais Modernização de algumas políticas sociais Coalizão pró-PPA Governo Eletrônico

AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA CONTINUIDADES POSITIVAS AVANÇOS FRACASSOS ESVAZIAMENTO DA AGENDA DE GESTÃO PÚBLICA: FALTA DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA

PONTOS ESTRATÉGICOS DE REFORMA PARA O PRÓXIMO GOVERNO A) PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA B) EFICIÊNCIA C) EFETIVIDADE D) TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY

PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA A) REDUÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO B) ENTRADA LATERAL MERITOCRÁTICA C) REDEFINIÇÃO E FORTALECIMENTO DAS CARREIRAS ESTRATÉGICAS D) TREINAMENTO PARA NOVAS COMPETÊNCIAS E) NOVA RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SINDICATOS

EFICIÊNCIA A) REDUÇÃO DE MINISTÉRIOS B) DESBUROCRATIZAÇÃO C) GOVERNO ELETRÔNICO D) PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO E) ORÇAMENTO

EFETIVIDADE A) AÇÃO INTERSETORIAL (MACRO-ÁREAS E PRIORIDADES CLARAS) B) GESTÃO POR RESULTADOS: METAS E INDICADORES C) FORTALECIMENTO DA REGULAÇÃO D) MUDANÇA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO E) COORDENAÇÃO FEDERATIVA

TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY A) MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO B) MAIOR RESPONSABILIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CONTROLE POLÍTICO E SOCIAL DA BUROCRACIA C) FÓRUNS SOCIAIS E AGENDA REFORMISTA D) DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO E OMBUDSMAN E) ENTIDADES SOCIAIS INDEPENDENTES E A FISCALIZAÇÃO DO QUALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA