Tipos de Tutoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
A importância da formação docente na mediação em EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Universidade de Aveiro
EAD em alimentos – curso teórico prático
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
A Função da Tutoria em EaD.
Apresentação.
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Planejamento PNAIC 2014.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Histórico do Monitor.
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O papel do conteudista.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Introdução à Educação à distância
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Tutoria

Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.

Você sabia que existem dois? Quer conhecer? Então venha comigo.

Tipos de Tutoria

Tipos de Tutoria Como professor Sampaio falou, na EaD existem, basicamente, dois tipos de tutoria: a presencial e a virtual. Tutoria presencial: essa função pode acontecer em cursos semipresenciais, nos quais o tutor é o responsável por realizar encontros com sua turma de alunos, desenvolver estratégias para o estudo do conteúdo, além de aplicar provas e realizar todo o acompanhamento pedagógico. Ela ocorrem em locais chamados pólos ou núcleos, localizados em diferentes cidades. É importante lembrar que, neste caso, o mesmo tutor acompanha a turma do início ao final do curso.

Tipos de Tutoria A tutoria presencial é encontrada, com maior freqüência, nos cursos de graduação a distância. Para conhecer um pouco mais sobre esse tipo de tutoria, você pode visitar a página da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que oferece o curso de graduação em Pedagogia a distância: http://www.virtual.udesc.br, e a página da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece os cursos de Licenciatura em Física e Matemática a distância: http://www.ead.ufsc.br.

Interação TROCAR O FUNDO!!!

O tutor virtual realiza a mediação pedagógica junto aos alunos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e outros meios de comunicação, como: telefone e e-mail. Esse tipo de tutoria é encontrado em praticamente todos os cursos a distância, muitas vezes, mesmo naqueles que oferecem encontros presenciais. Isso depende da estrutura do curso, como você viu anteriormente. Em instituições que oferecem 20% de seus cursos de graduação, na modalidade a distância, a interação entre alunos e tutores ocorre tanto virtualmente como presencialmente. Em geral, esse tutor é o professor da disciplina que utiliza os encontros presenciais para realizar avaliações e outras atividades em grupo, e os momentos a distância para orientações e encaminhamentos de estudo dos conteúdos. Embora apresentem uma estrutura diferenciada, os dois tipos de tutoria requerem do profissional escolhido, o comprometimento de contribuir, facilitar e mediar todo o processo de aprendizagem dos alunos. É a você, tutor, que o aluno recorre em seus momentos de dúvidas, inquietações, ansiedades. Mesmo dispondo de monitoria e toda a equipe envolvida num curso a distância, você, é sem dúvida, o mais procurado pelos alunos.

É importante chamar a atenção para um aspecto fundamental: em alguns cursos a distância existe a presença do tutor, do monitor e do professor da disciplina. Neste caso, o aluno pode procurar tanto o tutor quanto o professor da disciplina, para orientação de seus estudos. Este professor pode ser o mesmo que desenvolveu o conteúdo do material didático da disciplina, ou outro professor contratado somente para o acompanhamento pedagógico no decorrer da disciplina, independente de quem elaborou o material didático. É imprescindível que o tutor tenha uma formação especial em relação a modalidade a distância, nos seus aspectos didático-pedagógicos, e conheça bem a proposta pedagógica do curso, tenha familiaridade com os recursos tecnológicos que serão utilizados na mediação com os alunos, e que tenha conhecimento dos conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso. Não importa o quanto de experiência e de conhecimento teórico os profissionais envolvidos com a EaD tenham. Isso não basta se não houver uma articulação deste saber com a linguagem de EaD, de forma que toda a equipe possa desenvolver uma prática em sintonia com a proposta pedagógica do curso e o uso das tecnologias como meios para a aprendizagem dos alunos.