CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensino a Distância Ibmec São Paulo.
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Avaliação Institucional
PDE -CURSO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Apropriação de Resultados
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Aplicando novas ferramentas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Superficialidade dos relacionamentos nas redes sociais
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Actividade 3 – trabalho de grupo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
Sugestão de Atividade:
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Análise Descritiva de Dados
DISCUSSÃO E RESULTADOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Educação a Distância – Soluções Educacionais
Alimentação Saudável Corpo São
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
1 Curso de Filosofia Filosofia Geral Prof. Luís Fernando Crespo 29/07/2009.
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Leitura Complementar Unidade 2 Aula 7

Considerações Metodológicas Na apresentação de slides sobre a Indústria Nacional, você pôde observar o uso de diferentes recursos, como tabelas, quadros e gráficos. Esses diferentes instrumentos estão à disposição dos profissionais da educação para realizar o seu trabalho pedagógico.

Tabelas e quadros Tabelas e quadros são muito parecidos, mas se diferenciam por um detalhe na forma: nos quadros, colocam-se linhas de contorno lateral, que não aparecem nas tabelas. Tabelas geralmente possuem linhas e colunas; nos quadros, por sua vez, o conteúdo é mais livre. Em princípio, as tabelas devem trazer dados quantitativos, enquanto que os quadros apresentam dados qualitativos – mas isso não é uma regra inflexível.

Exemplo de tabela Tabela 1 - Distribuição dos alunos matriculados em EAD no Brasil, por localização da instituição de ensino e por número de matrículas, em 2004 e 2005 (disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos909/educacao-distancia-ensino/educacao-distancia-ensino.shtml

Exemplo de quadro Quadro 1– Competências e habilidades requeridas do engenheiro de produção (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000200002&script=sci_arttext ).

Gráficos Gráficos, por sua vez, são uma forma de apresentação dos dados estatísticos ou de resultados experimentais que permitem uma compreensão clara e rápida do fenômeno em estudo. Existem diversos tipos de gráficos: de pontos, de curvas (ou linhas), de colunas, de barras, de “pizza”, entre outros.

Modelos de gráficos Gráficos de “pizza” e de barras (ambos disponíveis em: http://www.abmes.org.br/publicacoes/revista_estudos/estud28/geraldo/geraldo.htm)

Modelos de gráficos Gráficos de coluna e de linha (ambos disponíveis em: http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php? option=com_content&task=view&id=5331&Itemid=41)

Esses instrumentos na sala de aula Você, educador, poderá lançar mão desses recursos para inovar a sua prática pedagógica, sem perder de vista o fato de que eles são apenas meios para se atingir os objetivos de conduzir o seu trabalhador- aluno à construção do conhecimento e à aquisição das competências de que ele necessita para a sua vida profissional e pessoal.

Esses instrumentos na sala de aula Quadros, tabelas e gráficos são gêneros textuais que podem ser explorados de forma interdisciplinar. Nas aulas de língua portuguesa, por exemplo, um gráfico pode ser lido e interpretado. Em matemática existem inúmeras possibilidades de explorar o conteúdo e a forma desses recursos. Para utilizar em ciências, basta definir seu tema dentro da área.

Na Biblioteca, você encontra oito relatórios baseados em pesquisa sobre a Indústria Nacional. Desses relatórios você pode retirar quadros, gráficos e tabelas para usar em suas aulas. Boas leituras!

© SESI. Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado. É permitida a reprodução parcial ou total desta apresentação, desde que citada a fonte. CAVALCANTE, Ilane Ferreira; MEDEIROS, Gilson Gomes de. Competências (Apresentação). Natal: SESI, 2010. Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado. Disponível em: <http:// www.sesi.webensino.com.br>.