Semana do Comércio Electrónico de Maio de 2006 Impacto e Oportunidades para a Economia Portuguesa
Fonte: OSIC/UMIC, EUROSTAT Indivíduos Que Encomendaram Bens/Serviços pela Internet nos Últimos 3 Meses (%) 33%
2005 Fonte: EUROSTAT Meta para 2010 Indivíduos Que Encomendaram Bens/Serviços pela Internet nos Últimos 3 Meses, UE (%)
Fonte: INE, OSIC/UMIC Produtos Encomendados pela Internet 2005 (% de utilizadores de eComércio)
Fonte: INE, OSIC/UMIC Empresas Que Usam Comércio Electrónico para Aquisição e para Venda de Bens/Serviços (%) (excluídas as empresas do sector financeiro) 22% 42%
Fonte: INE, OSIC/UMIC Empresas Que Usam Comércio Electrónico para Efectuar ou Receber Encomendas, Segundo Nº de Trabalhadores, 2005 (%) (excluídas as empresas do sector financeiro)
Em Portugal Há uma Elevada Componente de Comércio Electrónico Não Considerada nas Estatísticas – Multibanco Pagamento de contas de utilities Carregamento de telemóveis Transportes públicos Bilhetes de espectáculos Serviços de telecomunicações Apostas de massa (totobola, totoloto, lotaria,...) Via Verde MBNet
Repartição das transacções realizadas sem dinheiro (2002) Cheques Transferências Electrónicas Débito Directo Portugal Alemanha Cartões Média UE15 Fonte: SIBS
Fonte: ANACOM, Mar 2006 Penetração de Banda Larga na População (%) Crescimento de 2004 para 2005 (4º Trimestre): 42%
Dez 2002 Dez 2003 Dez 2004 Out 2005 Penetração de Banda Larga na População, UE (%) Fonte: OCDE, CE 20 Fev 2006
Fonte: ANACOM Posse de Ligação em Banda Larga nos Agregados Familiares (%) 53% Meta estabelecida no para 2010: 50% 17% 26%
Fonte: EUROSTAT Posse de Computador nos Agregados Familiares UE, 2005
Facilitação da Compra de Computadores pelas Famílias De acordo com dados de uma grande distribuidora de computadores, o crescimento do nº de computadores vendidos nas suas lojas, em relação a um ano antes, foi: +65% em Dez % em Jan % em Fev 2006
Fonte: INE, OSIC/UMIC, Dez 2005 Utilizadores de Internet por Regiões (NUTII) 2005 (% indivíduos)
Utilizadores da Internet em Portugal, in 2004
Benefícios do Comércio Electrónico para as Empresas Acesso ao mercado global Acesso a clientes distantes Oportunidades para SME aparecerem em pé de igualdade com empresas maiores no mercado electrónico Negócio 24/7 Oportunidades acrescidas de relação com os clientes Redução de custos de marketing Mais e melhor conhecimento sobre os clientes Baixos overheads Maior flexibilidade de gestão de stocks
Dificuldades do Comércio Electrónico para as Empresas Custos associados a pagamentos em tempo real Necessidade de RH adequados Conhecimento do enquadramento legal Necessidade de novas técnicas de marketing Capacidade de responder a encomendas com entregas em tempo Capacidade de gestão de relações com clientes Manutenção de serviços computacionais fiáveis, seguros e que inspirem confiança