Grupo 08D Atividade J04 Elene Maciel Gabriel Lira Gustavo Magalhães Márcia Ferreira
Histórico Os Correios têm sua origem em 1663 e constituem uma empresa pública que promove serviços postais e financeiros, de modo a contribuir para um fluxo de comunicação cada vez mais complexo e dinâmico entre as diferentes organizações. Período Colonial O início dos serviços postais no Brasil Colônia vinculam-se ao correio de Portugal e à sua atuação no território brasileiro. 1663 - Data inicial da instituição da atividade postal regular no País. 1798 – Estabelecimento dos Correios Marítimos. 1801 – Criação do serviço de Caixas Postais e do serviço de Registrados para o interior.
Histórico Período da Regência Joanina e Reino Unido Período Imperial Elaboração, em 1808, do primeiro Regulamento Postal do Brasil e a emissão de novos decretos criando os Correios Interiores. 1812 – Transmissão do Aviso que fixava portes e determinava a nomeação de agentes de Correios no País. Período Imperial Reformas postais: Unificação de todas as linhas postais então existentes numa administração geral; lançamento dos primeiros selos postais; criação do quadro de carteiros, de caixas de coleta e de postais, e a distribuição domiciliária de correspondência na Corte e nas províncias; Serviço telegráfico e adesão aos organismos internacionais de telecomunicações recém-criados.
Histórico Período Republicano Conforme os Correios (2011) descrevem, essa época se caracterizou por: “A aquisição de novas máquinas, ampliação da área de ação interna e externa, a evolução dos transportes e a implantação do Correio Aéreo marcaram esse período de notório desenvolvimento dos Correios, que puderam expandir seus serviços às populações de todas as regiões do País, contribuindo enormemente para a integração nacional.” 1889 Surgimento do primeiro Museu Postal Brasileiro 1929 Utilização de um dirigível que sobrevoava regularmente os céus do Brasil transportando, entregando e recebendo correspondências. 1900 Início do serviço de Encomendas Internacionais (Colis Postaux)
Histórico Períodos do DCT e ECT Em 1931, foi formado o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), que, em conjunto com o Correio Aéreo Nacional, tornou-se responsável pelo serviço postal brasileiro. Em 1969, sob a necessidade de se modernizar os processos postais, foi concebida a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Já na década de 80, a empresa se destacava entre as mais produtivas do setor público brasileiro, por meio de mecanismos como SEDEX, serviço de atendimento ao usuário e programas de Qualidade Total. Atualmente: Entre processos tradicionais e inovadores, os Correios fornecem serviços eletrônicos, possuem parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dirigem o Banco Postal.
Institucional O serviço postal disponibilizado pela ECT hoje é dividido em dois segmentos: Segmento de Cartas, caracterizado como um serviço de monopólio, onde a ECT evidencia-se como a única empresa que realiza entregas de cartas e telegramas no Brasil; Segmento de SEDEX, no qual existe a concorrência com outras empresas particulares do setor de entregas expressas.
Para atender ao Segmento de Cartas, em nível nacional, os Correios dispõem de12.424 agências espalhadas por 5.561 municípios em todo o país. Através de sua rede de agências, os Correios prestam serviços aos seus clientes, proporcionando-lhes o acesso ao atendimento postal e a outros serviços que lhes tragam benefícios e conveniência. Oferecem também a prestação de serviços, a comercialização de selos e produtos do portfólio completo das Agências de Correios.
Compondo a rede logística de distribuição, conta também com 54 Compondo a rede logística de distribuição, conta também com 54.113 carteiros, 4.087 veículos leves, 396 veículos pesados, 13.506 motocicletas e 22.424 bicicletas.
Fluxo de Objetos Prazo: D +3 dias úteis Postagem Movimentação Entrega Prazo: D +3 dias úteis Auxiliam na execução dessas tarefas: modais rodoviário e aeroviário, carteiros Armazenagem dos objetos: Feita em caixas de destino, em caixetas de plástico, em containers e em pallets aeronáuticos
Feita em agências dos correios e em caixas de coleta; Postagem Feita em agências dos correios e em caixas de coleta; Primeira triagem dos objetos manualmente ou com máquinas manipuladoras, dividindo as cartas, em quatro blocos: Própria cidade; Próprio estado; Outros estados (tipo A); Outros estados (tipo B).
Cartas são direcionadas ao CTC Regional; Movimentação Cartas são direcionadas ao CTC Regional; Nova triagem feita por máquinas com o uso de OCR ou código de barras, separando as correspondências que serão destinadas a CTC’s Nacionais ou a CDD’s.
Movimentação entre os Centros: CTC’s Nacionais: consolidação dos objetos de agências, CTC’s Regionais e outros CTC’s Nacionais; Nova triagem feita por máquinas: desconsolidação, feita em duas fases: Exportação e Importação; Movimentação entre os Centros: Via modal rodoviário (distância até 1000 km); Via modal aeroviário (distância superior a 1000 km); Veículos leves. CTC’s responsáveis pela logística reversa dos utilizadores de transporte (caixetas e containers).
Movimentação
Carteiros realizam triagem manual, que ocorre em duas etapas: Entrega CDD’s: chegada de cartas no início da manhã (toda carga deve ser entregue no mesmo dia); Carteiros realizam triagem manual, que ocorre em duas etapas: Divisão por distritos ou grandes clientes; Divisão por logradouro; Processo realizado em tempo máximo de 480 min.
de coleta nas ruas, carimbadas e encaminhadas ao CTC. Entrega Caixeta de cada distrito: separadas por logradouro, ordenadas por número e por tipo de percorrida para entrega. Finalmente deve ser feito registro das correspondências entregues; Cartas que não pertencem a nenhum dos distritos locais são separadas e enviadas ao CTC Regional para nova triagem. Recolhimento de cartas nas caixas de coleta nas ruas, carimbadas e encaminhadas ao CTC.
Telegrama Cada centro de distribuição domiciliária conta com um departamento de telegramas,que dispõe de dois carteiros que realizam as entregas de moto. Caso não se consiga realizar a entrega, por motivos diversos como ausência do destinatário, o telegrama fica disponibilizado para retirada no CDD por um prazo determinado. Os remetentes podem solicitar um telegrama de aviso, que atesta se o seu envio chegou ao destinatário ou não. Há ainda a possibilidade de se verificar o status do telegrama através da Internet, bem como consultar os históricos das operações, que ficam arquivados no CDD por até quatro meses. 17
Considerações Finais A ECT introduziu recentemente um sistema de envio de cartas pela internet, pelo qual o remetente envia a mensagem por via eletrônica e a ECT a imprime e encaminha para o destinatário em forma de papel. Esse novo sistema permite o corte de custos com alguns processos logísticos. Apesar de resolver alguns problemas gerados pela grande quantidade de fluxo na etapa de movimentação, esse sistema não resolve a questão da sobrecarga do corpo de trabalho dos Correios, que continua a sofrer com problemas de atraso e erros diversos. Um problema marcante é o absenteísmo, que desencadeia uma série de falhas por sobrecarga, e acontece principalmente por conta do grande volume de serviços a serem prestados em um curto espaço de tempo. A solução encontrada foi acrescentar um dia a mais no prazo de entrega das cartas, após pesquisa demonstrando que o cliente somente se importava com a exatidão da hora que a correspondência chegava, e não tanto com o dia.