Logística Empresarial GRUPO 19S – J06

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Transcrição da apresentação:

Logística Empresarial GRUPO 19S – J06 Organização: DB Brasil – Distribuidor Food Service Júlio Faccioli (09/11313) Rafael Cardoso (09/0129253) Armando Pedro (09/0072308) Jonathan de Araujo (09/97692)

O que é Food Service? O mercado Food Service é o fornecimento de mercadorias, produtos e serviços aos estabelecimentos públicos ou privados, que preparam e fornecem alimentação (alimentação preparada fora do lar) aos consumidores.

Supply Chain Pode ser definido como todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final (Ching, Hong Yuh, 2010) Principais Elementos da Cadeia: Atacadistas e distribuidores (transporte e distribuição) \/ (abastecem) Lojas de varejo e food service \/ Consumidor (ponto)

Setor Alimentício Indústria alimentícia \/ Canais de distribuição (4 canais) Atacado e distribuição, Varejo, a própria indústria e Food Service Varejo e Food Service (contato com consumidor final) Varejo: aquisição de produtos separados para o próprio preparo e consumo em seus lares. Food Service: Os estabelecimentos preparam os alimentos através dos "operadores" para consumo "fora do lar".

Distribuição – Food Service 2 Seguimentos: Rede de serviços públicos postos de saúde, hospitais, presídios e merenda escolar. Rede de serviços privados, -   comercial: (fast food, delivery, hotéis, quick service lanchonetes, bares, restaurantes comerciais, rotisserias, refeições coletivas, atacadistas, distribuidores, supermercados, padarias, confeitarias, sorveterias, vending, chocolaterias, cafeterias, etc.). -   não comercial,  ( hospitais, clínicas, catering aéreo e de transportes, motéis/pousadas, etc.).

Gastos com Food Service no Brasil Os 31,2% das vendas da indústria para os canais Food Service em 2010 distribui-se como mostra a seguir: -   Estima-se que 23% da distribuição do canal Food Service está voltado para os restaurantes comerciais e mais cerca de 15% para o segmento das padarias. -   Bares, lanchonetes e fast food, juntos, representam outros 18% da distribuição do canal.

Focada exclusivamente no setor foodservice Focada exclusivamente no setor foodservice. 30 anos de tradição em distribuição; reconhecida por visar o comprometimento e o atendimento de qualidade; referência em food service no DF.

Logística e Distribuição – DB Brasil • Otimização do espaço para armazenagem ; • Melhoria da produtividade ; • Vantagem competitiva.

Logística e Distribuição – DB Brasil ERP - Sistema integrado de gestão empresarial: Gestão em cadeia; capacitação de pedidos; roteirizarão de entregas; estoque real. WMS - Sistema de gerenciamento de armazenagem: rotação dirigida de estoques, separação e preparação de pedidos M-LOG - Monitoramento logístico: Código de barras no auxílio da redução de erros no recebimento e carregamento FROTA: 31 Caminhões e 2 motos. Baús bipartidos; renovação a cada 5 anos.

Fornecedores - Análise Destaques para: Nestlé, , Bunge, Seara, Pif Paf, Sakura, União, Unilever e 3M. Aquisição de produtos através do pedido convencional: telefone, fax e email; Negociações constantes de preço; Baixa troca de informações; Razoável parceria para oferecer os clientes foodservice treinamento e capacitação; Entrega no depósito de responsabilidade do fornecedor; Não utiliza o crossdocking, e sim, estoque de segurança; Pouca logística reversa; Modal rodoviário; Relação perde-ganha; Preocupação em reduzir estoques, aumentando a freqüência de pedidos.

Clientes - Análise • Alto poder de barganha dos clientes, visto que estes oferecem serviços bastante diferenciados e possuem pouca concorrência na localidade; • Vendas spot, leilão ou licitações, realizadas semanalmente; • Alto volume demandado a cada venda; • Prazos extensos de pagamento; • Troca de informações praticamente inexistente (barreiras que impossibilitam o fluxo contínuo de informações); • Pouca preocupação em reduzir os estoques (o que não acontece quanto a produtos altamente perecíveis, como peixes crus); • Pouca informatização no controle de estoques; • Processo de transporte pouco otimizado (preocupação em realizar a entrega sempre no prazo e com a quantidade ideal, o que às vezes, prejudica a densidade do carregamento, aumentando os custos de transporte); • Boa prestação de serviços secundários, como palestras, cursos, visitas técnicas e promoções.

Concorrentes e Parceiros - Análise Pouco grau de cooperação entre distribuidores foodservice no DF; Objetivo atual: reter clientes por meio do processo contínuo de fidelização; É necessário o aprimoramento da logística interna para ganhos de competitividade; Parceiros reais: Nestlé, 3M, Gradina, Ati-Gel Vegetais Congelados e Setrion Sistemas de Informação

Conclusões Empresas têm buscado expandir seu ramo de atuação ao incluir a linha foodservice; O segmento conta com cadeias de distribuição com um nível de integração baixíssimo ou inexistente; Em casos no qual o cliente tem grande poder de barganha, a relação ganha-perde é difícil de ser eliminada, impossibilitando a implantação do supply chain;