Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada – Supply Chain

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada – Supply Chain UNIDADE 003 – GRUPO 08I Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada – Supply Chain SUB-GRUPO 01 – CONTEÚDO Sandra Diniz e Jeferson Coelho

Supply Chain Tem por uma de suas finalidades agregar valor ao cliente. Proporciona maior confiabilidade ao processo de fabricação com melhoria da qualidade e diminuição dos níveis de retrabalho e perdas.

Estrutura da cadeia de logística integrada Logística de suprimentos Logística de produção Logística de distribuição Relação fornecedor – empresa estreita e duradoura Relações exclusivamente interna Relações empresa-cliente-consumidor Pesquisa e desenvolvimento conjunto de produtos e insumos Sincronismo entre produção e demandas dos clientes São formadas alianças para garantir a distribuição física do produto acabado Planos estratégicos alinhados Estratégia de produção é baseada nas necessidades dos clientes Sincronismo entre demanda, fabricação, distribuição e transporte Processo de compras mais simplificado e integrado com o processo de abastecimento Exige processos de produção flexíveis e confiáveis Gestão de estoques globalizada e on-line Redução de custos e melhoria na produtividade

Integração da cadeia de logística Ocorre em três níveis: Nível três: estratégias Busca por elos estratégicos. Visão comum entre fornecedor e empresa… Nível dois: processos Integração das áreas afins por meio dos processos… Nível um: transações Busca pela eficiência nas transações...

Logística de suprimentos É importante frizar: A habilidade de realizar melhorias na base de fornecimento está entre as maiores oportunidades para aumentar a lucratividade e a competitividade das empresas. Para a empresa perserguir o potencial de oportunidades e economias em suprimentos, deve mover-se de um enfoque tradicional para um estado de excelência.

Características do estado de excelência versus enfoque tradicional Atividade Estágio de excelência Fornecedores locais Tipo de fornecedor Fornecedores globais Negociação conflituosa e continua Negociação com fornecedores Dependência mútua e alinhamento dos objetivos Vários fornecedores. Competição pelo preço Seleção de fornecedores Baseada em desempenho. Melhores do mercado Falta de integração multifuncional Participação das áreas Participação de todas as áreas envolvidas Divulgação mínima de informações Exposições das informações Troca intensa de informações Contatos frequentes e dependência Forma de contato Uso de sistemas interligados Inspeção do cliente Inspeção de entrada Qualidade assegurada pelo fornecedor