Introdução à Logística

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Logística Histórico Principais missões Fornecer quantidade desejada de serviços aos clientes, objetivando alcançar níveis de custos aceitáveis e competitivos. Proporcionar subsídios e condições para que se movimentem de maneira mais rápida e eficaz possível. Contribuir para a gestão comercial da companhia, por meio da confiabilidade e eficácia da movimentação dos materiais, bem como nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes.

Questões básicas da Logística Quais são os mercados servidos: direto ao consumidor, doméstico ou internacional? Quais as reais necessidades dos clientes: tempo de entrega, confiabilidade, lead time etc.? Que variedades de produtos são necessárias: por encomenda, catálogos, listas? Como, quando e onde faturar os produtos: escolha do processo, localização das unidades fabris etc.? Onde posicionar os estoques: localização dos armazéns, rede de distribuição etc. Como promover a movimentação do estoque: métodos de transporte a serem adotados (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo)? Quais as quantidades de estoque a serem solicitadas e quando fazer: políticas e diretrizes para pedidos.

Papel da logística na empresa Atividades primárias Transportes Gestão de estoques Processamento de pedidos Atividades secundárias Armazenagem Manuseio de materiais Embalagem de proteção Programação de produtos Manutenção de informação Jairo Junior - 09/97048

Visão de processos aplicada à logística Perspectiva da verticalização: Produção em larga escala; Cliente não opina; Ex: Ford Perspectiva do cliente: Linha de produção orientada ao cliente, e não à fábrica; Expressa o desejo individual de cada cliente; Necessidade de personalizar ou customizar a produção; Ex: Linha de montagem da Dell

Davenport (1994) define processo de negócio como atividades que obtêm um produto ou serviço específico para o CLIENTE. As tecnologias de sistema de informação quando reconhecidas como suporte à visão de processos são instrumentos de suma importância, pois agiliza a troca de informação e comunicação tornando plausível a customização.

Serviço como forma de adição de valor Serviço  bem de valor econômico que difere dos objetos materiais pela sua perecibilidade. Quanto mais customizado for o serviço, menos será empurrado pelo fornecedor ou produzido em massa. Serviço de forma customizada vai ao encontro dos gostos e preferências do cliente. Nível de serviço: qualidade que o fluxo de bens e serviços são geridos. Ex: nível de estoques e reposição; produto disponível sempre que procurado. Camila Chrispim - 09/0066715