Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora UNIDADE 3 Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
Estrutura da cadeia de logística Com o aumento da competição pelo mesmo mercado, a concorrência faz com que pessoas e empresas mantenham um esforço crescente para se tornarem competitivas. É preciso desenvolver novos produtos, ser inovador nas relações comerciais e eficiente na produção e distribuição de bens de consumo. Este é o novo desafio a ser vencido.
Garantir valor para o cliente e rentabilidade em longo prazo para a empresa, ou em outras palavras, garantir sustentabilidade nos negócios. Assim se faz necessário desenvolver uma nova visão da logística onde a palavra de ordem passa a ser integração e colaboração entre os participantes do processo e que efetivamente deixam de ser coadjuvantes e precisam compartilhar suas funções e processos em um grande sistema que leva o nome de Cadeia de abastecimento integrada ou Supply Chain management.
Supply chain Management Supply chain Management (SCM) ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma evolução na operação logística, pois a otimização na produção para a redução de custos, em uma cadeia de suprimentos bem estruturada pode reduzir em até 25% os custos de uma organização.
A logística pode ser dividida em 3 partes: Logística de suprimento: É o processo de planejar, executar e controlar, eficientemente, a movimentação e armazenagem dos materiais, garantindo,integridade e prazos de entrega aos usuários Logística de produção: A logística de produção é a parte da logística que abrange todas as esferas internas da organização na conversão de matérias em produtos acabados, com a finalidade de otimizar ao máximo os recursos envolvidos bem como reduzir os custos o máximo possível Logística de distribuição: A distribuição pode ser tratada como sendo os sistemas de relações existentes entre empresas que participam dos processos de compra, venda e distribuição de produtos e serviços.
Três níveis da cadeia de logística integrada Estratégia Processos Transações