ANÁLISE DE ASPECTOS LOGÍSTICOS DE UMA REVENDEDORA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS INSERIDA EM UMA CADEIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL Grupo 19 R Ana Luisa Tobias Carla Borges Reis Pedro Henrique Pires Raissa Macedo L. Osório
Introdução A logística empresarial é um campo relativamente novo do estudo da gestão integrada das áreas tradicionais das finanças, marketing e produção, sendo vista como a competência que vincula a empresa a seus cientes e fornecedores. A Di Pedro Agropecuária, empresa objeto deste estudo, revende produtos agropecuários. Está localizada em Brazlândia – DF.
Di Pedro Agropecuária A empresa é caracterizada como sendo de pequeno porte; Está localizada em uma área estratégica; Possui alto giro de estoque e capital; Mão-de-obra principalmente familiar;
O serviço ao cliente é prioritário para seu Pedro, o proprietário da agropecuária; A empresa tem um programa de fidelização, onde fazem cadastros dos clientes, possibilitando contato posterior à compra para pesquisas de satisfação.
Carro chefe O produto responsável pelo maior faturamento da empresa é a ração para cachorros, tendo como principal fornecedor a. A relação entre a BOMGUY ® e a Agropecuária Di Pedro traz alguns benefícios, bem como: ganho expressivo de descontos e exclusividade do fornecimento na região.
Estoque O estoque pode ser classificado em dois grupos: estoque básico (determinado pelas previsões das necessidades futuras cujo objetivo é dar suporte à disponibilidade básica); estoque de segurança (para cobrir a demanda acima dos volumes previstos e ajustar variações operacionais inesperadas).
A empresa utiliza como método de avaliação de estoques, o FIFO (First In, First Out), o primeiro que entra é o primeiro que sai. O gerente da loja e o senhor Pedro Elias são os responsáveis diretos pela contabilização do estoque;
Não há um software específico para controle do estoque, sendo este realizado por planilhas tipo Excel; A contabilização do estoque é feita como forma de analisar o ponto de pedido e o andamento do estoque de segurança.
Entrega de mercadorias São realizadas entregas a domicílio para aqueles clientes que constam do cadastro; A empresa possui uma motocicleta, para entregas rápidas e pontuais, e uma caminhonete para entregas em maior volume; As entregas em maior volume para um mesmo cliente, com uma quantidade mínima de entrega, não são cobradas.
Conclusão A logística é uma área da empresa capaz de trazer diferenciação frente à concorrência; A Di Pedro Agropecuária, apesar de ser uma empresa de pequeno porte, é bastante organizada, o que a permite conquistar parcerias com seus clientes e fornecedores.