Educação a Distância e a Extensão Universitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Instrumentos de Avaliação - MEC
Universidade – Tecnologias – Articulação
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Avaliação Institucional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Tecnologia e Educação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Introdução à Educação à distância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância e a Extensão Universitária I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Educação a Distância e a Extensão Universitária Carmen Moreira de Castro Neves João Pessoa, novembro, 2002

“O sistema educacional (Tiffin, J. & Rajasingham, L.) Uma tendência importante: “O sistema educacional do século XXI será independente no que diz respeito a distância.” (Tiffin, J. & Rajasingham, L.)

SOCIEDADE DA CIBERCULTURA TECNOLOGIA = derruba muros e transforma as aulas em comunidades de trabalho e de construção coletiva do conhecimento interdisciplinar e do respeito mútuo.

SOCIEDADE DA CIBEREDUCAÇÃO EDUCAÇÃO = integração entre humano e tecnológico; espaço de produção, criação e expressão críticas; espaço de diálogo, redes, polifonia (todas as vozes, falas, textos e culturas).

SOCIEDADE DA CIBEREDUCAÇÃO PROFESSOR: orientador, instigador, parceiro e também aprendiz. ALUNO = ator, autor, parceiro, sempre aprendiz. Tecnologias auxiliam a promover a consciência crítica, a liberdade e autonomia para aprender ao longo da vida.

A educação do século XXI deve ser feita em uma teia de interconexões com o propósito de constituir uma única humanidade, que, embora repleta de conflitos e tensões, ressurge a cada vez que um novo diálogo é estabelecido.

Que diálogo? Que teia?

Diálogo entre ... Múltiplas Atores Inteligências (Gardner) Currículo escolar e oculto Tecnologias Saberes necessários ao século XXI (Morin) Presencial e distância Competências para o professor (Perrenoud) etc...

EAD Diálogo entre ... Desenho do curso Política institucional Recursos educacionais Equipe multidisciplinar Projeto de EAD Tutoria/ comunicação Infra-estrutura de apoio Convênios e parcerias Avaliação (ampla) Viabilidade financeira Edital/ informações

Uma rede é tão forte quanto seu elo mais fraco.

Parcerias já implementadas: Secretaria de Educação a Distância – SEED/ Universidades Públicas da Unirede Curso de extensão: TV na escola e os desafios de hoje Curso de Especialização em EAD Cursos do Proinfo

Na educação (a distância ou presencial): Superação da racionalidade instrumental como preocupação ética principal educação como projeto humanizador, mediada por pessoas e tecnologias, desenvolvida por e para pessoas.

A A extensão universitária é estratégica para mudar paradigmas culturais, pedagógicos, operacionais, financeiros, jurídicos e de gestão nas universidades, levando-as à inserção das novas linguagens e tecnologias e à educação a distância.

Desafios mais imediatos da EAD: Deixar de ser uma ilha nas universidades; Receber financiamento adequado; Comprometer-se com a qualidade dos projetos; Ser objeto de uma política nacional de EAD.

As TICs e a EAD na educação significam: amadurecimento da instituição; possibilidade de democratizar o acesso; formação contextualizada; expansão da eqüidade e qualidade.

Carmen Moreira de Castro Neves Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 1º andar 70047-900 - BRASÍLIA - DF Brasil Tel: (0XX61) 410-8092 Fax: (0XX61) 410-9188 Página na Internet: http://www.mec.gov.br e-mail: carmenneves@mec.gov.br