Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1 1.

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1 1

Gerenciamento da qualidade do projeto O que custa não é a qualidade mas sim a falta dela 2

Gerenciamento da qualidade do projeto Implementar o sistema de gerenciamento da qualidade através da política da entidade ou empresa, dos procedimentos e processos de planejamento, garantia e controle da qualidade, com atividades de melhoria contínua dos processos, conduzidos do início ao fim do projeto. 3

Gerenciamento da qualidade do projeto .1 Planejar a qualidade .2 Realizar a garantia da qualidade .3 Realizar o controle da qualidade 4

Gerenciamento da qualidade do projeto .1 Planejar a qualidade Identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como os satisfazer. .2 Realizar a garantia da qualidade Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos. 5

Gerenciamento da qualidade do projeto .3 Realizar o controle da qualidade Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um mau desempenho. 6

Planejar a qualidade Entradas .1 Fatores ambientais da empresa .2 Ativos de processos organizacionais .3 Declaração do escopo do projeto .4 Plano de gerenciamento do projeto 7

Planejar a qualidade Uma baixa qualidade é sempre um problema; uma baixa funcionalidade pode não ser. Por exemplo, um software pode ser de alta qualidade (sem defeitos aparentes, manual legível) e baixa funcionalidade (uma quantidade limitada de características), ou de baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário desorganizada) e alta funcionalidade (muitas características). Determinar e entregar os níveis requeridos de ambas, qualidade e funcionalidade, são responsabilidades do gerente e da equipe de gerenciamento do projeto. 8

Planejar a qualidade Ferramentas e técnicas .1 Análise de custo-benefício .2 Benchmarking. Processo em virtude do qual se identificam as melhores práticas num determinado processo ou atividade, se analisam e se incorporam na operacionalidade interna da empresa. .3 Projeto de experimentos .4 Custo da qualidade (CDQ) Os custos da qualidade são os custos totais incorridos pelo investimento em prevenção de não conformidade com os requisitos. .5 Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade 9

Planejar a qualidade Saídas .1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Métricas de qualidade .3 Listas de verificação da qualidade .4 Plano de melhorias no processo .5 Linha de base da qualidade .6 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) 10

Realizar a garantia da qualidade A Garantia da Qualidade também fornece uma base para outra importante atividade de qualidade, a melhoria contínua dos processos, um meio iterativo para melhorar a qualidade de todos os processos. A melhoria contínua dos processos reduz os desperdícios e as atividades sem nenhum valor agregado, o que permite que os processos operem em níveis maiores de eficiência e eficácia. 11

Realizar a garantia da qualidade Entradas .1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Métricas de qualidade .3 Plano de melhorias no processo .4 Informações sobre o desempenho do trabalho .5 Solicitações de mudança aprovadas .6 Medições de controle da qualidade .7 Solicitações de mudança implementadas .8 Ações corretivas implementadas .9 Reparo de defeito implementado .10 Ações preventivas implementadas 12

Realizar a garantia da qualidade Ferramentas e técnicas .1 Ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade .2 Auditorias de qualidade .3 Análise do processo .4 Ferramentas e técnicas de controle da qualidade 13

Realizar a garantia da qualidade Saídas .1 Mudanças solicitadas .2 Ações corretivas recomendadas .3 Ativos de processos organizacionais (atualizações) .4 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) 14

Realizar o controle da qualidade Monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios. Ele deve ser realizado durante todo o projeto. Os padrões de qualidade incluem metas de produtos e processos do projeto. Os resultados do projeto incluem entregas e resultados de gerenciamento de projetos, como desempenho de custos e de prazos. 15

Realizar o controle da qualidade Prevenção (manter os erros fora do processo) e inspeção (manter os erros afastados das mãos do cliente). Amostragem de atributos (o resultado está de acordo ou não) e amostragem de variáveis (o resultado é classificado em uma escala contínua que mede o grau de conformidade). Causas especiais (eventos incomuns) e causas comuns (variação normal do processo). As causas comuns também são chamadas de causas aleatórias. Tolerâncias (o resultado será aceitável se ficar dentro do intervalo especificado pela tolerância) e limites de controle (o processo estará sob controle se o resultado ficar dentro dos limites de controle). 16

Realizar o controle da qualidade Entradas .1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Métricas de qualidade .3 Listas de verificação da qualidade .4 Ativos de processos organizacionais .5 Informações sobre o desempenho do trabalho .6 Solicitações de mudança aprovadas .7 Entregas 17

Realizar o controle da qualidade Ferramentas e técnicas .1 Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe) Procura relacionar as possíveis causas de um efeito, agrupadas em famílias ou categorias. 18

19/33 19

Realizar o controle da qualidade .2 Gráficos de controle O objetivo de um gráfico de controle é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível. Serve como uma ferramenta de coleta de dados para mostrar quando um processo está sujeito a uma variação de causa especial, que cria uma condição fora de controle. Os gráficos de controle também ilustram como um processo se comporta ao longo do tempo para manter as variáveis do processo dentro dos limites aceitáveis. 20

21/33 21

Realizar o controle da qualidade .3 Elaboração de fluxogramas 22/33 22

Realizar o controle da qualidade 4.Diagrama de Pareto Um diagrama de Pareto é um tipo específico de histograma, ordenado por frequência de ocorrência, que mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada. Lei de Pareto - um número relativamente pequeno de causas produzirá a grande maioria dos problemas ou defeitos. Chamado de princípio 80/20, em que 80% dos problemas se devem a 20% das causas. 23

Realizar o controle da qualidade 4.Diagrama de Pareto Vilfredo Pareto era um economista italiano o qual, em 1897, publicou um estudo sobre a distribuição de renda onde mostro que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).  Esta suposição prega que a maioria dos resultados em qualquer situação é determinada por um pequeno número de causas e este princípio é aplicado em estudos relativos à Economia, Política, Desenvolvimento, Produtividade e onde mais este “padrão” for observado. 24

25/33 25

Realizar o controle da qualidade 5.Amostragem estatística Escolha de uma parte de uma população de interesse para inspeção (por exemplo, selecionar 10 desenhos de engenharia aleatoriamente de uma lista de 75). Existe um conjunto de conhecimentos substancial na amostragem estatística; em algumas áreas de aplicação, é necessário que a equipe de gerenciamento de projetos esteja familiarizada com diversas técnicas de amostragem. 26

Realizar o controle da qualidade 6.Inspeção Uma inspeção é o exame de um produto do trabalho para determinar se ele está de acordo com as normas (conforme). Em geral, os resultados de uma inspeção incluem medições. As inspeções também são chamadas de revisões, avaliações por pares, auditorias e homologações. Em algumas áreas de aplicação, esses termos possuem significados específicos e restritos. As inspeções também são usadas para validar reparos de defeitos. 27

Realizar o controle da qualidade 7.Revisão de reparo de defeito Uma revisão de reparo de defeito é uma ação tomada pelo departamento de controle da qualidade ou por uma organização com nome semelhante para garantir que os defeitos do produto foram reparados e estão em conformidade com os requisitos ou especificações. 28

Realizar o controle da qualidade Saídas .1 Medições de controle da qualidade .2 Reparo de defeito validado .3 Linha de base da qualidade (atualizações) .4 Ações corretivas recomendadas .5 Ações preventivas recomendadas .6 Mudanças solicitadas .7 Reparo de defeito recomendado 29

Realizar o controle da qualidade Saídas .8 Ativos de processos organizacionais (atualizações) Listas de verificação terminadas. Documentação das lições aprendidas. .9 Entregas validadas .10 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) 30