Psicologia e Teorias da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relações de Convívio Solidário
Advertisements

A avaliação da aprendizagem na escola
Organização Curricular da Escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Currículo e Formação Docente
Teorias de Aprendizagem
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Música & Surdez: Mito ou Realidade?
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pesquisa e Prática em Educação
CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
Psicologia Educacional.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Psicologia do Desenvolvimento
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Um Panorama da Formação do Professor de Línguas
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
TEORIAS EMERGENTES Teoria Bioecológica Teorias Múltiplas
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A escola como espaço de desenvolvimento humano
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
Deficiência Mental Leve
Questões GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Administração
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Transcrição da apresentação:

Psicologia e Teorias da Aprendizagem OBJETIVOS 1- Caracterizar e discutir acerca dos modelos e teorias da aprendizagem humana 2- Analisar as concepções da aprendizagem identificando quais fatores são determinantes para a mesma

Psicologia e Teorias da Aprendizagem OBJETIVOS 3- Verificar como as principais teorias em Psicologia da Aprendizagem influenciam e/ou influenciaram o processo educacional brasileiro: aspectos epistemológicos, sociais e políticos da interrelação psicologia e educação 4- Discutir questões que envolvam dificuldades de aprendizagem e técnicas de intervenção e prevenção.

Psicologia e Teorias da Aprendizagem OBJETIVOS 5- Justificar a importância da psicologia da aprendizagem na formação do educador

Psicologia e Teorias da Aprendizagem EMENTA A educação, a aprendizagem e a psicologia.. Objeto e método de estudo da Psicologia da Aprendizagem. Principais condicionantes psicológicos do ato de conhecer. Teorias da Aprendizagem. Principais teorias que influenciam e/ou influenciaram o processo educacional brasileiro: estudo crítico de propostas curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O processo de ensino e aprendizagem: dificuldades de aprendizagem, intervenção e prevenção.

Psicologia e Teorias da Aprendizagem PROGRAMA 1. Concepções de aprendizagem, tipos e fatores determinantes. 1.1. Aprendizagem: conceitos de comportamento e de aprendizagem 1.2. Fatores intrapessoais do processo de ensino e aprendizagem: inteligência, personalidade, motivação;

Psicologia e Teorias da Aprendizagem PROGRAMA 2.O Processo de Ensino-Aprendizagem de acordo com as teorias. 2.1. A Teoria Comportamental; 2.2. A Teoria da Assimilação Significativa de Ausubel; 2.3. A Teoria Psicogenética de Piaget; 2.4. A Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky e o conceito de ZPD 2.5. Teoria Psicanalítica de Freud; 2.6. A Teoria das Inteligências Múltiplas; 2.7. A Teoria da Inteligência Emocional. 2.8. As Teorias e sua influência no processo educacional brasileiro

Psicologia e Teorias da Aprendizagem PROGRAMA 3. Fatores que dificultam a aprendizagem: práticas de prevenção e intervenção. 3.1. Áreas que intervém no processo de aprendizagem: pedagógicas, psicológicas, sociais e afetivas. 3.2. Utilização de Métodos e técnicas específicas para o diagnóstico 3.3. Níveis de desenvolvimento: psicomotor, perceptivo, cognitivo.

Psicologia e Teorias da Aprendizagem PROGRAMA 4. O educador como profissional da aprendizagem 4.1. Importância do conhecimento psicológico na prática pedagógica 4.2. O assessoramento psicopedagógico no marco da reforma do sistema educativo.

Psicologia e Teorias da Aprendizagem BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 30. ed. Petropolis: Vozes,2000. MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EDU, 1999. 

Psicologia e Teorias da Aprendizagem BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FONSECA, Vitor da. Introducao as dificuldades de aprendizagem. 2. ed. rev. e aumentada. Porto Alegre: ARTMED, 1995. GARDNER, H. Estruturas mentais da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. OLIVEIRA, M. Kohl de. Piaget e Vygotsky. São Paulo: Ática, 1996.

Psicologia e Teorias da Aprendizagem 1- Quais as suas expectativas em relação a disciplina? 2- Em que aspecto a disciplina Psicologia e Teorias da Aprendizagem pode favorecer a sua formação? 3- Quais as Teorias da Aprendizagem que você conhece? 4- Qual a aplicabilidade prática dessas teorias?

Psicologia e Teorias da Aprendizagem AVALIAÇÕES: A1: 30/04/2012 A2: 02/07/2012 A3: 16/07/2012