A MORAL DA PARCIALIDADE Ética Profissional em Administração Aulas - 04/10/2012 A MORAL DA PARCIALIDADE E A MORAL DA PARCERIA Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Objetivos Apresentar o conceito da moral da parcialidade. Apresentar o conceito da moral da parceria.
Desenvolvimento Sustentável Origem: Estocolmo 1972 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Proposta: Conciliar desenvolvimento e conservação dos recursos naturais e meio ambiente.
Desenvolvimento Sustentável “... é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades” (CMMAD)
Desenvolvimento Sustentável 2 conceitos–chave interligados: prioridade absoluta ao atendimento das necessidades básicas da população mundial; compreensão da limitação da capacidade do meio ambiente de assegurar que sejam atendidas estas necessidades no médio e longo prazo.
Triple Bottom Line / 3 Dimensões Maximização do retorno Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Desenvol- vimento Econômico Gestão Ambiental Responsa- bilidade Social Sustenta-
QUESTÕES Que ações dentro de uma empresa podem garantir as atitudes éticas? Quais são e como os compromissos podem ser assumidos? Tecnicamente sabemos o como definir missão, objetivos, princípios, valores. Mas como colocá-los em prática?
A MORAL DA PARCIALIDADE Conjunto de atitudes que visam um discurso seletivo que justifica as suas ações antagônicas nas oportunidades díspares as quais as empresas enfrentam.
A MORAL DA PARCIALIDADE O objetivo maior é o lucro a despeito de obrigações sociais, mas para a comunidade o discurso versa que o objetivo é proporcionar o bem estar de todos (clientes e sociedade), ainda que isso custe o lucro da empresa.
Todos os interessados têm interesses e benefícios compartilhados MORAL DA PARCERIA Conjunto de atitudes que visam padrões de conduta voltados para interesses compartilhados de todos os stakeholders no médio e no longo prazo. Todos os interessados têm interesses e benefícios compartilhados
MORAL DA PARCERIA A empresa se preocupa com suas decisões e o como e a quem irá afetar (ética da responsabilidade). Neste movimento, os negócios devem contemplar acordos que beneficiam todas as partes, geram compromisso e fidelidade das pessoas envolvidas e demonstram o alto grau de integridade da empresa.
Atividade Complementar Escolha uma empresa ou um ramo de negócios no qual, em sua opinião, prevaleça a moral da parcialidade. Faça uma análise da transição desta para a moral da parceria apresentando as seguintes informações: 1. O que é necessário para que essa empresa/ramo de negócio faça essa transição? 2. Quais serão as possíveis consequências desta empresa/ramo de negócio caso a transição não ocorra?