A MORAL DA PARCIALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Engenharia de produção
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento
O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
Conservação e desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Consciência Ambiental.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Responsabilidade Social nas Empresas
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes Grupo de trabalho: Educação e Sustentabilidade.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Responsabilidade Social Empresarial
Avançar para viver a cultura da sustentabilidade!
Área de Negócios de Exploração e Produção
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
Faça uma analogia com o corpo Humano.
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Modelo de Excelência em Gestão
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Ética Profissional em Administração
Ética Profissional em Administração
Ética Profissional em Administração
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Observatórios Sociais
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Teorias Modernas de Gestão
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Gestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
Gestão por Competências
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
4º Período Ciências Contábeis
Desenvolvimento Sustentável O papel da Empresa e da Sociedade Civil
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Planejamento e Responsabilidade Social
Desenvolvimento sustentável
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Sustentabilidade: a natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais
O desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e o envolvimento da economia, sociedade e Estado na questão socioambiental.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
EMERSON LOUREÇON GISLAINE F. N. POLIDO LIDIANE COSTA LOUREÇON ORIENTADOR: RENATO 6° ADM.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
MÓDULO – Visão de futuro – Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecosistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando.
Transcrição da apresentação:

A MORAL DA PARCIALIDADE Ética Profissional em Administração Aulas - 04/10/2012 A MORAL DA PARCIALIDADE E A MORAL DA PARCERIA Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira

Objetivos Apresentar o conceito da moral da parcialidade. Apresentar o conceito da moral da parceria.

Desenvolvimento Sustentável Origem: Estocolmo 1972 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Proposta: Conciliar desenvolvimento e conservação dos recursos naturais e meio ambiente.

Desenvolvimento Sustentável “... é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades” (CMMAD)

Desenvolvimento Sustentável 2 conceitos–chave interligados: prioridade absoluta ao atendimento das necessidades básicas da população mundial; compreensão da limitação da capacidade do meio ambiente de assegurar que sejam atendidas estas necessidades no médio e longo prazo.

Triple Bottom Line / 3 Dimensões Maximização do retorno Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Desenvol- vimento Econômico Gestão Ambiental Responsa- bilidade Social Sustenta-

QUESTÕES Que ações dentro de uma empresa podem garantir as atitudes éticas? Quais são e como os compromissos podem ser assumidos? Tecnicamente sabemos o como definir missão, objetivos, princípios, valores. Mas como colocá-los em prática?

A MORAL DA PARCIALIDADE Conjunto de atitudes que visam um discurso seletivo que justifica as suas ações antagônicas nas oportunidades díspares as quais as empresas enfrentam.

A MORAL DA PARCIALIDADE O objetivo maior é o lucro a despeito de obrigações sociais, mas para a comunidade o discurso versa que o objetivo é proporcionar o bem estar de todos (clientes e sociedade), ainda que isso custe o lucro da empresa.

Todos os interessados têm interesses e benefícios compartilhados MORAL DA PARCERIA Conjunto de atitudes que visam padrões de conduta voltados para interesses compartilhados de todos os stakeholders no médio e no longo prazo. Todos os interessados têm interesses e benefícios compartilhados

MORAL DA PARCERIA A empresa se preocupa com suas decisões e o como e a quem irá afetar (ética da responsabilidade). Neste movimento, os negócios devem contemplar acordos que beneficiam todas as partes, geram compromisso e fidelidade das pessoas envolvidas e demonstram o alto grau de integridade da empresa.

Atividade Complementar Escolha uma empresa ou um ramo de negócios no qual, em sua opinião, prevaleça a moral da parcialidade. Faça uma análise da transição desta para a moral da parceria apresentando as seguintes informações: 1. O que é necessário para que essa empresa/ramo de negócio faça essa transição? 2. Quais serão as possíveis consequências desta empresa/ramo de negócio caso a transição não ocorra?