Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.
A psicologia social latino-americana
Organização Curricular da Escola
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Aula de revisão – Parte II
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Introdução ao Estudo da História
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Nilva de oliveira brito dos santos
Conceituação de História
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Introdução ao Estudo da História
A construção da história
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
Faculdade de Educação de Costa Rica
O materialismo histórico
Metodologia Científica Caroline Petian Aula 7. Referências As referências bibliográficas ao final do trabalho devem ser completas e em ordem alfabética.
História e história da educação
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
KARL MARX ( ) 1861.
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
II ENCONTRO DO PIBID UFMS 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Introdução ao Estudo da História
Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
História As escritas da História O trabalho do historiador
Movimentos sociais Conceitos.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Concepções em Educação Matemática
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ABERTURA: A NOVA HISTÓRIA, SEU PASSADO E SEU FUTURO
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Complexo e multideterminado
A ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS EM SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO MÚTUO (Ciências Humanas) Patrícia Binhote. Programa.
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I. Professora: Maísa dos Reis Quaresma 1.4 - A Diversidade das abordagens historiográficas: A História tradicional positivista, o materialismo histórico, a História Nova. Guia de estudo nº 5

Guia de estudo nº 5 Abordagem da concepção do materialismo histórico: Influência dos estudos de Marx e Engel (século XIX). Cada época histórica corresponde a um conjunto de forças produtivas, dos meios de trabalho ou meios de produção. A produção da vida material condiciona a vida social, política e intelectual dos homens. A importância dos aspectos sócio econômicos na análise e interpretação dos fatos históricos.

O materialismo histórico tem fundamentos originados no marxismo gerado por Carlos Henrique Marx (1818 – 1883) e Frederico Engel. Os dois teóricos escreveram o livro “O Capital” que foi publicado em 3 volumes (1867,1885 e 1894), continua com atualidade de interpretações no século XXI.

Abordagem Historiográfica da História Nova: A Escola dos Annales - origem e contribuições das pesquisas dos historiadores L. Febvre, F. Braudel e M. Bloch, na França, a partir da década de 20, século XX. A importância da pesquisa de variadas fontes históricas encontradas nos estudos das ciências sociais. A criação da “história problema” para metodologia da pesquisa histórica.

Abordagem Historiográfica da História Nova: Mudanças dos conceitos de tempo histórico, homem, humanidade: enfoque de longa duração. A origem dos estudos da “ História Nova”, pluralidade de interpretações, das fontes. A História Nova, interessa-se praticamente por toda a atividade humana, preocupa-se com as pessoas comuns e com as mentalidades coletivas, complementa ou substitui a narrativa com a análise de estruturas, considera como fontes todo o tipo de vestígio deixado pelo homem, crítica as fontes oficiais. A História Nova tem influenciado as mudanças nos currículos da Educação Básica e da Educação Infantil quanto ao processo ensino aprendizagem da História.

Bibliografia CARRION, R., A escola do Annales e a Nova história. In Luiz a Sombras (Ensaios de interpretação marxista). Porto Alegre. RS, Editora da Universidade, 1997. LEGOFF, A História Nova. In Le Goff (org.). A História Nova São Paulo, Martins Fontes, 1990. NIKITIUK, Sonia L (org.) Repensando o ensino de História. São Paulo, Cortez Editora, 1996. (Questões da nossa época; v. 53). SAVIANI, Demerval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luiz (org.) História e História da Educação, o debate teórico método , lógico atual. Campinas, SP – Autores Associados: HISTEDBR, 1998 (Coleção Educação Contemporânea). SILVIA, Marcos A (org.) Repensando a História, Rio de Janeiro. Marco Zero/ANPUH, 1984.