FROEBEL (1782-1852) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Casa Espírita.
Advertisements

Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Cursos Bíblicos para as Crianças do Mundo
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Que valores você atribuiria a estes objetos?
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
PSICOPEDAGOGIA LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Fundamentos Filosóficos da Educação
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
Organização do Trabalho Pedagógico
Jogo do Boliche.
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A Casa Espírita.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Programa IV Roteiro 28. PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS.
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização
CAMBI, FRANCO. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA. (TRAD. ÁLVARO LORENCINI
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
Pr. Kenneth Eagleton 2a parte
O sentimento da infância
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Desvendando os Mistérios da Natureza Humana
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de 2013.
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
O BRINCAR.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
A obra de arte. Ensaio sobre a ontologia das obras
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
VALE SONHAR.
ORGULHO ESPIRITUAL outubro de 2015 Saint Germain EU SOU 135 e 145
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.ESP.SAMANDA NOBRE.
Marx e a educação.
A PESSOA: As ideias sobre os valores e sua hierarquia permitem: Refinadas análises críticas do subjetivismo ético no mundo moderno Delineamento agudo da.
Filosofia Moderna.
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - I
TEXTO BÍBLICO: “ Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

FROEBEL (1782-1852) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem” Ideias pedagógicas: visão mística e humanitária da Educação- esta é um desenvolvimento completo das energias latentes para se conseguir uma vida fiel a uma vocação sã, pura e santa educação adaptada às fases de desenvolvimento do Homem com destaque para a infância pedagogia da actividade e da liberdade

FROEBEL (1782-1852) Método: educação através do JOGO “o jogo é o mais puro e espiritual produto dessa fase de crescimento.É a um tempo, modelo e reprodução da vida total...” o jogo com os elementos naturais e essenciais- os DONS: a bola, como o corpo mais simples que existe são dádivas da natureza, são os meios para o desenvolvimento da ginástica da mão o CUBO: que resulta isolando as duplas direcções fundamentais que se podem considerar numa esfera

Através das vivências, não do estudo FROEBEL Funções da Escola: social- desenvolvimento das energias da criança, da consciência de grupo e da colectividade; individual- preparar a criança para a vida; a escola não deve contrariar a espontânea actividade do jovem, mas fortalecer as energias íntimas e espirituais, de modo a desenvolverem-se com maior desembaraço na vida Verdade Justiça Personalidade livre Responsabilidade Iniciativa Através das vivências, não do estudo A criança deve aprender as coisas importantes da vida

FROEBEL Principais concepções educacionais: a educação deve basear-se na evolução natural das actividades da criança o objectivo do ensino é extrair mais do Homem do que colocar mais e mais dentro dele o verdadeiro desenvolvimento advém de actividades espontâneas na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial os currículos das escolas devem basear-se nas actividades e interesses, de cada fase da vida da criança

FROEBEL Actividade espontânea mais característica da criança BRINCAR Brinquedo torna-se a base de todo o processo Motivação para a criança exprimir sentimentos e ideias BRINCAR