Avaliação Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Pedagogia da pesquisa-ação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Programa aluno pesquisador
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Marcos Alexandre Barros
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Avaliação Educacional
Avaliação Educacional
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Construindo o futuro do seu filho!
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
A Gestão participativa
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Solução de problemas na oficina de jogos
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Avaliação Educacional CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito

Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Eixo Temático: Ação Docente e Sala de Aula; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Tendências atuais da Avaliação Educacional Conteúdo : - avaliação formativa ou formadora - avaliação mediadora - avaliação dinâmica - avaliação apreciativa - a meta-avaliação

Avaliação Educacional Tendências atuais da Avaliação Educacional viabilizam o desenvolvimento humano convergem à descrição, crítica e análise respeitam a diversidade cultural rompem com o tradicionalismo e com o processo classificatório criam novos parâmetros avaliativos

PARÂMETROS ESTABELECIDOS PELAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA AVALIAÇÃO avaliação formativa ou formadora avaliação mediadora avaliação dinâmica avaliação apreciativa meta-avaliação

AVALIAÇÃO FORMATIVA OU FORMADORA: “Uma avaliação formativa ajuda o aluno a compreender e se desenvolver. Colabora para a regulação de suas aprendizagens, para o desenvolvimento de suas competências e o aprimoramento de suas habilidades em favor de um projeto. Um professor comprometido com a aprendizagem de seus alunos utiliza os erros,inevitáveis sobretudo no começo, como uma oportunidade de observação e intervenção. Com base neles, propõe situações-problema cujo enfrentamento requer uma nova e melhor aprendizagem, possível e querida para quem a realiza.” (MACEDO, 2007).

AVALIAÇÃO FORMATIVA OU FORMADORA

AVALIAÇÃO MEDIADORA: ação docente no processo avaliativo.

AVALIAÇÃO DINÂMICA: o foco da atuação está no estudante é quantitativa num primeiro momento e, depois, qualitativa, permitindo ao professor e aos alunos conhecerem seus potenciais. “Mais do que uma nota pelo conjunto de tarefas resolvidas, a avaliação dinâmica quer saber porque razão uma ou outra tarefa não foi possível de ser resolvida e, principalmente, como ajudar esse aluno a resolver tais tarefas,consideradas a princípio difíceis.” (MÉIER, 2007).

AVALIAÇÃO DINÂMICA

AVALIAÇÃO APRECIATIVA: valoriza o trabalho do autor a ênfase na direção positiva não elimina a percepção dos aspectos negativos

avaliação da avaliação META-AVALIAÇÃO: avaliação da avaliação “Avaliadores profissionais precisam de um retorno sobre a qualidade de seu trabalho para assegurar um constante aperfeiçoamento da sua prática profissional. Os diferentes usuários dos resultados da avaliação precisam saber a qualidade das informações que recebem.” (LETICHEVSKY, 2007).