Didática: organização do trabalho pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Jean Piaget (1896 – 1980).
Teorias do Desenvolvimento
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET.
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Henri Wallon ( / Médico)
Resultados POC – PRODEL
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Segundo as Teorias de Wallon
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

Didática: organização do trabalho pedagógico CURSO: PEDAGOGIA Didática: organização do trabalho pedagógico Profª Ms.: Solange Brito

Piaget, Vygotsky e Wallon

Tanto Piaget quanto Vygotsky percebiam, claramente, a necessidade de superar certas correntes epistemológicas radicais, que repousavam sobre a concepção mecanicista da aprendizagem. Piaget tinha formação em Biologia e defendia a tese de que a construção da aprendizagem é eminentemente epistemológica, livre das influências filosóficas ou ideológicas, portanto sua teoria não é considerada psicológica. O objetivo central de sua teoria é elucidar a atividade científica a partir da epistemologia, ou seja, sua intenção era de explicar como o conhecimento é produzido a partir do conhecimento científico.

Piaget acredita que os processos de aprendizagem não se dão por mera associação de estímulos e respostas ou de acumulação de conhecimentos, mas por mudanças qualitativas nas estruturas e esquemas existentes dentro da complexidade crescente do ser humano.

Estágios, segundo Piaget são: 􀀗 Sensório- motor (até 2 anos de idade) – anterior à linguagem 􀀗 Pré- operatório (dos 2 aos 6 anos de idade) – pensamento indutivo, racionando a partir da intuição e não de uma lógica semelhante à do adulto. 􀀗 Operatório- concreto (dos 7 aos 12 anos de idade) – criança torna- se capaz de efetuar operações mentalmente, lembrando o todo, enquanto divide partes. 􀀗 Operações formais (a partir de 12 anos de idade) – capacidade de pensar sobre idéias abstratas. 􀀗 Maturidade intelectual (aproximadamente aos 15 anos de idade).

VYGOTSKY Linguagem ZDP ZDR sociointeracionismo

Wallon: a aprendizagem cognitiva Na perspectiva genética de Henri Wallon, inteligência e afetividade estão integradas tanto que a evolução da afetividade depende das construções realizadas no plano da inteligência, assim como a evolução da inteligência depende das construções afetivas. No entanto, o autor admite que, ao longo do desenvolvimento humano, existem fases em que predominam o afetivo e fases em que predominam a inteligência.

A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo- se em um ser sócio- cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. HERANÇA EMOCIONAL