Coordenação Geral de Ensino da Faculdade

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Transcrição da apresentação:

Coordenação Geral de Ensino da Faculdade Profa. Esp. Sheila Melo Coordenação Geral de Ensino da Faculdade Estatística Aplicada à Educação

OBJETIVOS • aplicar corretamente as técnicas estatísticas e analisar com segurança pesquisas e estudos no campo educacional; • exercitar técnicas de coleta, organização, análise e interpretação de dados que permitam a aplicação do método estatístico na gestão escolar e na realização de pesquisas científicas • realizar análise de dados, refletir sobre eles e tomar decisões na gestão educacional

• construir e interpretar gráficos e tabelas estatísticos • elaborar relatórios a respeito dos dados coletados, transformando-os em informações fidedignas a serem apresentadas em trabalhos acadêmico- científicos

EMENTA Conceitos básicos em estatística para mensurar variáveis de interesse, usando as medidas e modelos, com objetivo de interagir com a realidade educacional. Análise e interpretação de dados da escola e da pesquisa em educação. Introdução à Estatística Inferencial. Construção e interpretação de gráficos e tabelas. Elaboração de relatórios circunstanciados a respeito das coletas de dados obtidos, obedecendo as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos.

Conteúdos Programáticos 1. A Estatística e o trabalho científico. 1.1 Etapas e elementos principais da pesquisa. 1.2. Coleta e apresentação de dados • tipos de dados e sua obtenção. • processos de coleta. • elaboração de questionários. • apuração de dados: manual, mecânica e eletrônica. 1.3 Levantamento Estatístico. 1.4 Escalas de mensuração. 1.5 Definição Operacional e construção de Índices.

2. Amostragem 2.1 População e amostra. 2.2 Processos de amostragem: Probabilísticos e não probabilísticos. 2.3 Usos de amostragem em estudos de avaliação e controle 3. Organização e apresentação de dados estatísticos. 3.1 Codificação, consciência e tabulação. 3.2 Séries estatísticas. 3.3 Normas de apresentação tabular. 3.4 Distribuição de freqüência. 3.5 Representação gráfica.

4. Descrição estatística. 4.1 Medidas de tendência central, de posição e de variabilidade. 4.2 Noções de análise exploratória de dados. 4.3 Noções de correlação. 5. Noções de probabilidade. 5.1 Distribuição Binomial e normal. 5.2 aplicações na área educacional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA CRESPO, A.A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva, 2001. DOWNING, D. Estatística aplicada. São Paulo: Saraiva, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FONSECA, J.S.; ANDRADE, G. Curso de estatística. São Paulo: Atlas, 1996. MORETTIN, L.G. Estatística básica: inferência. São Paulo: Makron Books, 2000. MORETTIN, L.G. Estatística básica: probabilidade. São Paulo: Makron Books, 1999.

AVALIAÇÕES (Datas) A1 08/05/2013 A2 03/07/2013 A3 17/07/2013