Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

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Transcrição da apresentação:

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aulas 32 e 33 (30/11 e 03/12/2009) Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Questões socioantropológicas atuais e suas repercussões na prática educativa Conteúdo: - A cultura da escola: ritos, rituais e práticas escolares

Referência Bibliográfica: SILVA, Luiz Heron da. A Escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 308-319 / 369-380. ANDRÉ, Marli. Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas, São Paulo: Papirus, p.107-132. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos - uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. São Paulo: Editora Érica Ltda, 2007. p.119-145. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira & SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O Jogo das Diferenças - O Multiculturalismo e seus contextos.

A cultura escolar é construída através de valores, de concepções de mundo, costumes carregados de uma simbologia, de significado e importância para aqueles que os praticam; Ao se atribuir maior ou menor importância aos ritos e rituais, as pessoas afirmam e reafirmam seus valores, suas crenças e a ideologia dominante no seu grupo social;

Podem servir para fortalecer a identidade grupal ou mascarar as relações sociais, reafirmando dominação e autoritarismo;   “É o conjunto dos aspectos institucionalizados que caracterizam a escola como organização, o que inclui práticas e condutas, modos de vida, hábitos e ritos – a história cotidiana do fazer escolar – objetos materiais- função, uso, distribuição no espaço, materialidade física, simbologia, introdução, transformação, desaparecimento – e modos de pensar, bem como significados e idéias compartilhadas”. Antônio Frago

A cultura escolar, equivocadamente, apresenta um caráter monocultural; Em nossas escolas ainda há uma cultura escolar bancária que se contrapõe a Libertadora; A cultura escolar, equivocadamente, apresenta um caráter monocultural; A sociedade e a escola devem apresentar uma pedagogia intercultural, articulando as políticas educativas às práticas pedagógicas;

A Educação Intercultural favorecerá aos currículos explícito e oculto; Não devemos dissociar a perspectiva intercultural da educação, pois se assim fosse, estaríamos dissociando o social e o político do contexto educacional; A perspectiva da educação intercultural é complexa e leva ao repensar a educação globalizada e contextualizada.