ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I

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Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO NA ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

Objetivo geral Esta disciplina tem por finalidade proporcionar conhecimentos sobre a organização e gestão de instituições, com ênfase nas educacionais, em seus aspectos conceituais, históricos e pedagógicos, visando discutir as condições da gestão educacional á luz das funções e tensões que envolvem a atividade do gestor nos dias atuais. REDEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE Contexto social a partir dos anos 80; Superação de modelos de gestão tradicionalmente convencionados, sejam eles de ordem cultural, política ou social. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO  ADMINISTRAÇÃO  A ESCOLA ATUAL DENOMINADA DE INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL Não importando a modalidade de atuação, vem sendo desafiada a assumir novas funções e papéis na sociedade. Complexidade das relações políticas e sociais, requer a superação dos referenciais tradicionais.

Objetivos específicos Utilizar modelos de análise de gestão organizacional contextualizados nas organizações educativas; Conceituar e identificar os elementos fundamentais das organizações contemporâneas; Caracterizar a escola a partir das suas imagens organizacionais; reconhecer os diferentes elementos do ciclo de gestão nas atividades administrativas da escola; Analisar os impactos da reforma educacional suscitada pela Lei nº 9.394 de dezembro de 1996 na organização e gestão dos sistemas educacionais; Aplicar modelos de análise de gestão a diferentes escolas. GESTÃO DA ESCOLA ANTIGA Modelos gerenciais técnicos e burocráticos, de comando centralizado.

Conteúdos estruturados em 3 unidades e divididos em 20 semanas Unidade: 1 - A sociedade das organizações. Unidade: 2 - As teorias da administração e as abordagens organizacionais da escola. Unidade: 3 - Organização e gestão das escolas públicas brasileiras: da LDBEN (Lei nº 9.394/96) aos nossos dias.

SEMANA 1 - Conceito e elementos da organização. SEMANA 2 - O trabalho na sociedade capitalista. SEMANA 3 - Organizações contemporâneas: das organizações burocráticas às organizações de aprendizagem. SEMANA 4 - A escola como organização: origem e evolução. SEMANA 5 - Imagens organizacionais da escola: a escola como empresa e burocracia. SEMANA 6 - Imagens organizacionais da escola: a escola como democracia e arena política. SEMANA 7 - Imagens organizacionais da escola: a escola como anarquia e como cultura. SEMANA 8 - Visão geral da administração, através das contribuições de Taylor e Fayol. SEMANA 9 - Visão geral da administração, através das contribuições de Weber e Mayo. SEMANA 10 - Visão geral dos enfoques mais recentes sobre as organizações modernas: behaviorismo e estruturalismo.

SEMANA 11 - Visão geral dos enfoques mais recentes sobre as organizações modernas: sistêmico. SEMANA 12 - O ciclo de gestão: planejamento e organização. SEMANA 13 - O ciclo de gestão: coordenação e supervisão. SEMANA 14 - O ciclo de gestão: controle e avaliação. SEMANA 15 - O estudo da Administração da Educação na virada do século. SEMANA 16 - A gestão escolar e a LDB 9.394/96: avanços e retrocessos. SEMANA 17 - As reformas da organização escolar: princípios orientadores. SEMANA 18 - Tipos de Organização pedagógica: educação infantil. Quais as atribuições do gestor na instituição? SEMANA 19 - Tipos de Organização pedagógica: A educação básica em sua modalidade Ensino Fundamental e médio. SEMANA 20 - Modelos de análise da organização escolar. SEMANA 21 - Modelos de análise da organização escolar (trabalho prático). SEMANA 22 - Esclarecimento de dúvidas. SEMANA 23 - Esclarecimento de dúvidas.

Bibliografia Básica BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 05 de outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso 22 jun 2010. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário ofi cial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 23 dez. 1996. Disponível em: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/19394.htm> Acesso 15 mai 2010. CANEN, Ana; SANTOS, Angela Rocha dos . Educação multicultural: teoria e prática para professores e gestores em educação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009. CANEN, Alberto G e CANEN, Ana. Organizações multiculturais – a logística na corporação globalizada. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, (2005).

Bibliografia Básica CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico compreensiva, artigo a artigo. 17. ed. Atualizada e ampliada – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. CHIAVENATO, Idalberto, 1936. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 7 ed. rev. e atual. - Barueri, SP: Manole, 2009. GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: política, estrutura e organização. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. São Paulo: Pioneiras, 2005.

Bibliografia Complementar CASTORINA, José Antônio. Piaget-Vygotsky. São Paulo: Ática, 2006. FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. _______,Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _______;Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. GENTILI, Pablo. Desencanto e utopia: a educação no labirinto dos novos tempos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MOURA, Francisco Marto de. Trabalhando com Projetos. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 4 ed. - São Paulo: Cortez, 2008. OLIVEIRA, Zilma de Moraes … [et.al]... Creches: crianças faz de conta & Cia. 9 ed. - Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001. SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. TEIXEIRA, Josele e NUNES, Liliane. Avaliação inclusiva: a diversidade reconhecida e valorizada - Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.