Teorias de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Advertisements

PSICOLOGIA Psyche – alma (abarca o pensamento, o desejo, o sentimento, a sensação, a percepção) Logos – razão (abarca o estudo, a compreensão) “Estudo.
Psicologia e práticas educativas.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de º Semestre.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Escola do Comportamento Humano
Epistemologia genética – Jean Piaget
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
1.Consciência (Chalmers,1997)
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
A teoria Behaviorista sobre as ações
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Psicologia da interface
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O que é Aprendizagem?.
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
Teorias da Aprendizagem
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Cognitivo-Comportamental
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Psicologia Comportamental
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Fisiologia e Comportamento
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Teoria de IDA Jean Orlando
Cognição nas organizações
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Desenvolvimento da Psicologia Científica
Psicologia Cognitiva II
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Teorias de aquisição da linguagem
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Capítulo 7 Direção.
Introdução ao processo de aprendizagem
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
OS BEHAVIORISMOS.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Aprendizagem da matemática
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Transcrição da apresentação:

Teorias de Aprendizagem

Teorias de Aprendizagem  tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento  maneira particular de ver as coisas, de explicar e prever observações, de resolver problemas TEORIA DE APRENDIZAGEM: (1) construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que denominamos aprendizagem

Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM: (2) representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes (3) tenta explicar o que é aprendizagem, porque e como funciona

Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM: Na prática: termo é usado sem muito rigor. Exemplo: A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual aprendizagem não é um conceito central. Essa teoria traz tantas implicações para a aprendizagem que é muitas vezes rotulada, sem maiores objeções, como teoria da aprendizagem.

Teorias de Aprendizagem Conceitos de APRENDIZAGEM: ● Condicionamento ● Aquisição de informação  aumento de conhecimento ● Mudança comportamental estável ● Uso de conhecimento na resolução de problemas ● Construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, revisão de modelos mentais

Teorias de Aprendizagem F I L O S O F I A S O U V I S Õ E S D E M U N D O: Subjacentes às teorias estão sistemas de valores aos quais se pode chamar de filosofias ou visões de mundo. “TEORIAS” DE APRENDIZAGEM FILOSOFIAS SUBJACENTES 1. Behaviorismo (Skinner) Comportamentalista 2. Humanista Humanista 3. Construtivismo Cognitivista No entanto, nem sempre se pode enquadrar claramente determinada teoria de aprendizagem em apenas uma corrente filosófica.

Teorias de Aprendizagem “TEORIA” DE APRENDIZAGEM FILOSOFIA SUBJACENTE Tônica da visão de mundo 1. Behaviorismo (Skinner) Comportamentalista ● Ênfase nos comportamentos observáveis e mensuráveis do sujeito, ou seja, nas respostas que ele dá aos estímulos externos. ● “O comportamento é controlado pelas consequências.” ● Surgiu no início do século, principalmente nos Estados Unidos, como uma reação ao mentalismo* que dominava a psicologia na Europa. * Mentalismo: basicamente se ocupava de estudar o que as pessoas pensavam e sentiam.

Teorias de Aprendizagem “TEORIA” DE APRENDIZAGEM FILOSOFIA SUBJACENTE Tônica da visão de mundo 2. Humanista Humanista ● Vê o ser que aprende, primordialmente, como pessoa. ● O importante é a autorrealização da pessoa, seu crescimento pessoal. ● O aprendiz é visto como um todo – sentimentos, pensamentos e ações – não só intelecto. ● Dessa perspectiva, a aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos. ● O aprendiz é pessoa e as pessoas pensam, sentem e fazem coisas integradamente. ● Aplicação da Psicologia de Carl Rogers.

Teorias de Aprendizagem “TEORIA” DE APRENDIZAGEM FILOSOFIA SUBJACENTE Tônica da visão de mundo 3. Construtivismo Posição Filosófica Cognitivista Interpretacionista ● Enfatiza: a cognição, o ato de conhecer;  como o ser humano conhece o mundo. ● O foco deve estar nas chamadas variáveis intervenientes entre estímulos e respostas, nas cognições, nos processos mentais superiores (percepção, resolução de problemas, tomada de decisões, processamento de informação, compreensão). Em outras palavras, a ênfase está na mente, mas de maneira objetiva, científica, não especulativa. ● Surgiu praticamente na mesma época do nascimento do behaviorismo, em contraposição a ele, mas também como uma reação ao mentalismo da época.

Teorias de Aprendizagem

Teorias de Aprendizagem

Teorias de Aprendizagem BIBLIOGRAFIA: MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 4a. reimpressão. São Paulo: EPU, 2009.