AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Etapas da construção do PDI IFTO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO
AULA: 30/10/2013 TEMA: O CICLO DA GESTÃO: COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Planejamento e 7 de março de 2014.
Metodologia de Ensino e Extensão
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
A Função do Professor Articulador
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Roteiro de observação de estágio
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
O papel pedagógico do órgão gestor
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM

Na aula passada estudamos as orientações legais que condicionam a organização do trabalho na escola, tendo como referência a atual LDB. Nesta aula, refletiremos acerca da divisão, orientação e organização do trabalho no interior da escola. A segunda função do processo organizacional é a organização propriamente dita. Refere-se à racionalização do uso dos recursos humanos, materiais, físicos, financeiros e informacionais e à eficácia na utilização destes recursos e dos meios de trabalho... (LIBANEO, 2007, p.346). De acordo com Libâneo (2007), a organização escolar deve atentar para: DIREÇÃO - Cabe ao Gestor, organizar e orientar todo o trabalho da escola com o auxílio de toda a equipe, principalmente dos funcionários técnicos/administrativos. Suas ações defendem atender as determinações legais, os estatutos e outros. DIREÇÃO – SETOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO – SETOR PEDAGÓGICO – AUXILIARES – CORPO DOCENTE – ALUNOS – PLANEJAMENTO ESCOLAR – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – E RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE

SETOR TÉCNICO/ADMINISTRATIVO – Se responsabiliza pelas ações que garantem que as metas e as funções da escola sejam alcançadas. SECRETARIA – Lançamentos de notas, elaboração de documentos, informações a comunidade, atendimento telefônico e correspondência da unidade educacional. AUXILIARES/ZELADORES – Manutenção, limpeza, conservação, vigilância do espaço físico e do patrimônio da Instituição. INSPETORES – Além de também zelar pelo espaço físico e pelo patrimônio da Instituição, é responsável em acompanhar os alunos durante seu deslocamento nos espaços da escola. INFORMÁTICA- É responsável pelos recursos da escola (sala de leitura, biblioteca, laboratórios, data show, audiovisuais, aparelhos de som e etc. SETOR PEDAGÓGICO COORDENADOR PEDAGÓGICO E ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL – Trabalho direcionado para os alunos, busca auxiliá-los em suas dificuldades escolares, podendo atuar na relação escolar entre os responsáveis

COORDENADOR PEDAGÓGICO – Coordena, acompanha, assessora e avalia as atividades pedagógicas curriculares. Sua função principal é prestar assistência pedagógica e didática aos professores em suas respectivas disciplinas. Outra atribuição é o relacionamento com os pais e com a comunidade, comunicação das avaliações dos alunos e à interpretação delas. (LIBANEO 2007, p.342). PLANEJAMENTO – É um atributo essencial para qualquer organização. Nele se estrutura as discussões e a metodologia que auxiliarão a escola a atingir seus objetivos. Deve considerar a realidade local, os fins da instituição, os recursos disponíveis e etc. CORPO DOCENTE – Sua tarefa principal é assegurar que a instituição atenda seu objetivo final, o ensino e aprendizagem. Participação e contribuição no PPP, nas reuniões de pais, em cursos de formação continuada, etc. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – Destacamos as proposições de Libâneo (2007) Toda organização precisa de um plano de trabalho que indique os objetivos e os meios de sua execução,superando a improvisação e a falta de rumo. É um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação (p.345).

A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL Reconhecimento e valorização das diferenças que constituem as identidades dos sujeitos. Entender que não somos iguais. A diversidade deve ser privilegiada em detrimento da padronização. Dialogo com as múltiplas culturas, religiões, etnias entre as pessoas. Sala de aula multicultural, ou seja, diferentes sujeitos, particularidade, dificuldades e culturas diversificadas. Possibilidade de atender as novas demandas dos alunos. Prática e currículo homogêneo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Primeira parte (A educação Escolar no contexto das transformações da soceidade contemporânea). IN. LIBÂNEO, José Carlos. São Paulo: Cortez, – (Coleção docência em formação). em 27 de junho2011http://historiacolegiao.wordpress.com/2009/05/27/a-historia-da-escola/Acessado em 27 de junho dezembro-de-1996/acessadohttp:// dezembro-de-1996/acessado em 26 de agosto de em 26 de agosto de 2011.