Probabilidade e Estatística Objetivos: - Compreender o conceito de evento Determinar a probabilidade de ocorrência de eventos simples Reconhecer informações em tabelas e gráficos Construir gráficos estatísticos
O Ensino da Estatística Nos dois primeiros ciclos, as atividades podem estar relacionadas a assuntos de interesse das crianças. Exemplo, Trabalhar com datas de aniversário Animais de estimação Etc Construir gráficos
O ensino da Probabilidade 1. Experimento Aleatório Um experimento é dito aleatório quando se pode imaginar os resultados possíveis, mas nunca conhecer o resultado antes de realizá-lo. Lançar dados, moedas, realizar um sorteio, retirar uma carta de um baralho são exemplos de experimentos aleatórios fáceis e úteis no ensino dos conceitos probabilísticos.
2. Espaço Amostral e Evento É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Por exemplo, se lançarmos um dado, seu espaço amostral será: {1, 2, 3, 4, 5, 6}; se lançarmos uma moeda, seu espaço amostral será: {cara, coroa}; com um baralho, considerando apenas os naipes, seu espaço amostral será: {copas, espadas, ouro, paus}.
3. Cálculo da Probabilidade A probabilidade de ocorrer um evento é dada por um número racional formado em seu numerador pela quantidade de elementos de um dado evento e, em seu denominador, pela quantidade de elementos do espaço amostral.
Consideremos um dos exemplos acima: lançamento de um dado. Considere, ainda, que desejamos que aconteça o seguinte evento (E1): sair um número par. Para este evento temos: Espaço Amostral: E = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, cuja quantidade é 6 Evento 1; E1 = {2, 4, 6}, cuja quantidade é 3
Assim, a probabilidade de ocorrer este evento será:
4. Evento Certo e Evento Impossível