A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª: Fernanda Silva Borges
Advertisements

ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
CONTRATUALISTAS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Na historia e filosofia.  “O PODER CORROMPE”  “TODO PODER É VIOLÊNCIA”  “SABER É PODER”
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... À medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando.
Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia maravilhosa pra dar a você nestes dias que vivemos. Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia maravilhosa pra.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor! Os 11 Conceitos do Dr. Joseph Murphy, publicados no seu livro “O Poder do Subconsciente”.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor! Os 11 Conceitos do Dr. Joseph Murphy, publicados no seu livro “O Poder do Subconsciente”.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Redação_ Linguagem Visual e Verbal
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
A INTEIREZA DA VIDA Letícia Thompson Use o mouse para avançar.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
Prof. Arthur Albertin.
Origem da palavra Ética e Moral
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Filosofia Existencialismo.
Filosofia patrística e medieval
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Montesquieu o pensamento político moderno
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
A ATIVIDADE DA CAIXA Isopor Cascalho e areia.
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Profª: Fernanda Silva Borges
Thomas Hobbes ( ).
Ecologia A ciências da natureza.
Aristóteles Ética & Política
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor!.
PROPÓSITO / MISSÃO CULTURAL Qual a característica básica? Qual é o traje? PROPÓSITO / MISSÃO CULTURAL.
Introdução aos estudos Históricos
O existencialismo de Sartre
O Existencialismo e a Questão da Liberdade
Agostinho de Hipona ( d.C.).
A Bagagem Quando sua vida começa,  você tem apenas uma mala pequenina de mão... A medida em que os anos vão passando,  a bagagem vai aumentando. Porque.
Absolutismo e mercantilismo
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Absolutismo Monárquico
Thomas Hobbes
I – inTrodução à linguística:
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
Comunicação.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Introdução aos estudos Históricos
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
I – inTrodução à linguística:
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

O QUE É O SER HUMANO? A CONDIÇÃO ANIMAL COMO PONTO INICIAL NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DO HOMEM

A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.

A CONCEPÇÃO DE ROUSSEAU (no século XVIII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente. Esse estado de felicidade original, no qual os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando alguém cerca um terreno e diz: "É meu". A divisão entre o meu e o teu, isto é, a propriedade privada, dá origem ao estado de sociedade, que corresponde, agora, ao estado de natureza hobbesiano da guerra de todos contra todos.

NA CONCEPÇÃO DE SARTRE: o homem é o nada de predisposições, tábula rasa ( não tem nada de inato) foi lançado ao mundo sem justificativa, não decidiu existir e, por isso, tem a liberdade absoluta de escolher o homem que deseja ser, isto é, de fazer-se o homem que corresponde às expectativas do seu próprio projeto de vida. A existência precede a essência, ou seja, primeiro o homem nasce, se relaciona com os outros e depois desenvolve a sua personalidade e o seu ponto de vista sobre a vida. Ou seja, o homem é aquilo que faz de si mesmo enquanto existe. Nas palavras de Sartre: O homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida em que se realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais que sua vida (SARTRE, 1987, p. 13).

Língua Linguagem Denomina-se língua ao sistema linguístico empregado por uma determinada comunidade para a comunicação entre seus membros. Os membros desta comunidade conhecem as regras e os elementos que formam o sistema anteriormente mencionado, e mediante estes recursos finitos que possuem, é possível criar uma vastíssima (por não dizer infinita) quantidade de mensagens. A linguagem é a forma que têm todos os animais para se comunicar uns com os outros, e é diferente e única para cada espécie, podem ser escritas, orais, ou por meio de sinais, com a única condição que exista um indivíduo que se expresse através dessa linguagem, e um outro entenda o que a primeira tenta comunicar. Além disso, a linguagem para ser considerada como tal, deve ter uma estrutura e contexto na qual pode ser utilizada.