ADAPTAR À DIFERENÇA ESCOLA BÁSICA P. JOAQUIM MARIA FERNANDES SOUSEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Por que Monitorar e Avaliar?
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Organização, Sistemas e Métodos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ESTUDO ACOMPANHADO.
NAS ONDAS DO RÁDIO Reunião 16/12/09. Áreas Temáticas Gestão do Conhecimento Mediação de Comunicação Educomunicação.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Em conformidade com as Orientações Oficiais
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
VER sentir MOVER criar DESCOBRIR
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
O PROJETO Para o presente trabalho acadêmico fomos convidadas a repensar o layout de um apartamento onde um dos moradores possui necessidades especiais.
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Departamento do Ensino Secundário
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
O que é o Projecto Eco-Escolas?
TIC Planeamento do espaço físico do Interior da Biblioteca da ETAP do Pólo de Valença Relatório realizado pelos alunos: Diogo Morais Filipe Gomes Pedro.
Medidas educativas para alunos com NEE
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
O aluno elaborando conceitos
A planificação e actividade planificadora
Planear um Website Principais etapas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Indicadores Sociais e Tomada de Decisões na Administração Pública
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Resistências a Mudanças
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Célia Cruz | Renata Brunetti
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
PROJETO DE INTERIORES I
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade Preceptora: Linvalda Tutora: Sandra Residente: Pâmela Eva Teixeira de Aguiar (enfermeira)
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
Termo de Terminalidade
MATGRAFVOICE: SISTEMA DE TRATAMENTO MATEMÁTICO E VISUALIZAÇÃO TÁTIL DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UMA IMPRESSORA BRAILLE Aluna: Lorena León Q Orientador:
Transcrição da apresentação:

ADAPTAR À DIFERENÇA ESCOLA BÁSICA P. JOAQUIM MARIA FERNANDES SOUSEL

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO No âmbito do tema Acessibilidade para todos, este ano resolveu pensar-se numa proposta de solução concreta com o objectivo de eliminar uma lacuna existente na nossa Escola: a criação de uma Instalação Sanitária destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Até ao momento ainda não tinha sido necessário, mas para o ano sabemos que iremos ter um aluno com Espinha Bífida, o que origina a criação de um espaço próprio com algumas características específicas, nomeadamente, a nível de equipamento:

nomeadamente, apoio para mudança de fraldas (maca), mangueira de duche com água quente para o aluno não descurar sua higiene íntima, arrumos (armário e prateleiras) destinados a guardar o material de incontinência (fraldas, algálias), de higiene, bem como peças de roupa alternativas, para além de uma sanita e lavatório já existentes e respectivos apoios. Será também ser instalado um cilindro de aquecimento de água para lavagens com regulação de temperatura e aquecimento ambiente accionado por comando remoto, com o objectivo de evitar situações de risco.

Pretende-se controlar a propagação de bactérias e micróbios e proteger os outros alunos de possíveis contágios, assim como evitar que o aluno fique sujeito a uma série de microrganismos que se encontram nos sanitários comuns e cujo sistema imunitário não o consiga proteger. Este espaço é também importante para garantir a sua privacidade e a de quem o acompanhe, no caso de ser uma auxiliar de apoio educativo. Surge assim, a necessidade de adaptar uma Instalação Sanitária independente, já existente, eliminando algumas barreiras arquitectónicas. A Escola manifesta a intenção de implementar a execução com brevidade.

Existente: Levantamento fotográfico Levantamento desenhado O acesso ao espaço faz-se pelo exterior. A Instalação Sanitária existente é dividida em duas por uma parede com uma porta, de um lado encontra-se o lavatório, do outro a sanita.

Proposta de solução O espaço cedido é pequeno, mas permite a deslocação em cadeira de rodas e os alcances foram estudados de forma a permitir as acessibilidades necessárias ao desempenho das funções pretendidas.

O espaço será decorado com desenhos de alunos da turma concebidos propositadamente para a exposição do Dia da Pessoa com Deficiência em Dezembro passado. Estes desenhos foram executados na disciplina de Educação Visual com o objectivo de levar as pessoas a encarar a deficiência e a diferença com normalidade, de modo a facilitar a inclusão. Cada aluno pesquisou uma imagem de uma pessoa com uma deficiência, imprimiu-a e colou um pedaço de papel por cima de uma parte dessa imagem de maneira a poder ver essa pessoa com deficiência como se ela não a tivesse.

LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO

PLANTA ANTES DEPOIS

CORTE A A ANTES DEPOIS

CORTE B B ANTES DEPOIS

CORTE C C ANTES DEPOIS

CORTE D D ANTES DEPOIS

Maquete Considerações finais A presente proposta de solução constitui assim, uma iniciativa que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade na nossa Escola. Foi elaborada por alunos do 9ºB, turma a que pertence um aluno com Necessidades Educativas Especiais no âmbito do estudo da Metodologia do projectual, da Representação Técnica de Formas e da Relação Homem – Espaço.

Foram adoptadas metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados. Foi efectuada a pesquisa, selecção e organização da informação para a transformar em conhecimento mobilizável. Foram adoptadas estratégias adequadas à resolução do problema em causa e tomadas decisões convenientes.