UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF I NTERFACE H OMEM M ÁQUINA (IHC) Prof. Helvio Jeronimo Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Interface Humano/Computador Introdução Definição de IHC Fatores Históricos.
Advertisements

HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
Interação Homem Computador
Copyright © 2003João Falcão e Cunha 1 Interacção Pessoa Computador Mestrado em Engenharia Informática.
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador Prof. Carlos Gouvea Créditos Prof. Walter de Abreu Cybis SI e ANSI Araucária PR.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa MENTAL – Um Projeto Colaborativo  Palavras-Chave: Mapa Mental; Trabalho Colaborativo; Mídias Digitais.
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Computação Gráfica
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Interface Homem-Computador
Sistemas de Informação Capítulo 1
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Apresentação da Disciplina
Computação Gráfica Professora: Janaide Nogueira
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
TÍTULO Área do trabalho
Elaboração de um projeto de pesquisa
Criptografia – Seg Info
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Conceitos Básicos Capítulo 2
Organização e arquitetura de computadores
Universidade Federal do Pará Faculdade de Computação/CBCC
Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos.
AMBIENTE DIGITAL COMO UM ECOSISTEM -Fundamentos
Projeto com reuso – MVC – Model-View-Controller
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Introdução à IHC Capítulo 1.
Interface Humano-Computador (IHC)
Fundamentos de Sistemas de Informação
Inteligência Artificial
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Ciência & Engenharia da Computação
Abordagem Comportamentalista
Data Warehousing & Business Intelligence
Conceitos Básicos Capítulo 2
Processos de Design de IHC
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
Controlo Visual de uma Cabeça Humanóide Usando Alvos Fixos
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Pesquisa Quantitativa
UX para LX: a emergência de um design para a experiência do estudante
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
INF 1771 – Inteligência Artificial
Rastreamento de objeto e estimativa de movimento
INF 1771 – Inteligência Artificial
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Visão Geral do RUP.
Computação Gráfica & Processamento de Imagens
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.
Computação Bioinspirada
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
ACESSIBILIDADE DIGITAL: ELABORAÇÃO DE ARTEFATO PARA REPRESENTAÇÃO INTERATIVA DE CONHECIMENTO INCLUSIVO Renan Binda; Cecília Henriques; Vânia Ulbricht Laboratório.
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF I NTERFACE H OMEM M ÁQUINA (IHC) Prof. Helvio Jeronimo Junior

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Interface Homem Máquina/Computador (IHC) tem evoluído bastante nos últimos anos, devido a: Introdução a)Desenvolvimento de computadores; b)Aprimoramento de ferramentas de desenvolvimento de software; c)Difusão da informática em diversas camadas da sociedade; d)Multiplicidade de aplicações; e)Necessidade de grupo alvos. Em geral todos os usuários!

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  1- Porque os computadores estão em toda a parte. Por que estudar IHC?

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  2- Porque sem pessoas para elaborar soluções, ou, para usar computadores, não há computadores. Por que estudar IHC? a)Usuário interage com o computador por meio de interface; b)Interface mal projetada torna o uso da aplicação mais cansativa e, estressa o usuário; - seu funcionamento deve ser “conhecível”. - Analogia ao funcionamento mecânico de um carro, porém é conhecível a posição dos pedais, cambio também tem muito impacto sobre o motorista. a)É necessário compreender os elementos e padrões para projetar interfaces “amigáveis ”

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  3- Porque a acessibilidade digital é uma é lei e, leis devem ser cumpridas. Por que estudar IHC?

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF literal  No sentido literal: “Human-Computer Interaction” O que é IHC? técnico  No sentido técnico: comunicação  Processo pelo qual seres humanos interagem com computadores.  Modos, meios e processos envolvidos, no uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Áreas de Interesse em IHC: O que é IHC? fenômenos/objetos  Segundo Rocha e Baranauskas (2003), IHC é uma área MULTI(INTER)(TRANS)DISCIPLINARIDADE, pois envolve vários fenômenos/objetos de estudos.

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Áreas de Interesse em IHC (cont.): O que é IHC? fenômenos “a preocupação com o projeto, design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos e com o estudo dos fenômenos que os envolvem” Fonte: ROCHA & BARANAUSKAS (2003) Áudio (players), visual (touchscreen, displays e etc)

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Áreas de Interesse em IHC (cont.): O que é IHC?  1. Ciência da computação, na aplicação, projeto e engenharia de interfaces com humanos;  2. Psicologia, devido a aplicação das teorias dos processos cognitivos e análises empíricas do comportamento;  3. Sociologia e Antropologia, nas interações entre tecnologia, trabalho e organização; e  4. Projeto industrial, devido a interatividade de produtos.

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF  Em síntese, o estudo de IHC visa (recapitulando...) O que é IHC? fenômenos “a preocupação com o projeto, design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos e com o estudo dos fenômenos que os envolvem” (Autor)  Com isso, pode-se dizer que o estudo de IHC tem como objetivo:  desenvolver ou melhorar interfaces com qualidade (eficiência, usáveis, usabilidade, acessibilidade etc), facilitando a interação entre a tecnologia, usuário e, tarefas/operações a serem realizadas

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Natureza da Interação  Natureza da Interação;  Contexto de Uso;  Características Humanas;  Arquiteturas de sistemas computacionais e;  Processo de desenvolvimento

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Natureza da Interação  Investigar o que ocorre  Investigar o que ocorre quando enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos; descreveraplicar  É possível descrever e aplicar; prescreverconsequências.  É possível prescrever consequências.

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Contexto de Uso  Modo próprio de  Modo próprio de uso das tarefas;  Conhecimentosconcepções  Conhecimentos e concepções próprios; culturais  Questões culturais (usuários de diferentes plataformas);  Obs:  Obs: o contexto de uso de desenvolvedor é diferente de usuários.

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Características Humanas capacidade cognitiva  Interação com novos artefatos requer capacidade cognitiva; visuaisauditivo  Aspectos visuais, auditivo e etc...

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Arquiteturas de sistemas computacionais EntradaSaída  Técnicas de Entrada e Saída - suportar a interação com seres humanos e a máquina; - interagir via arquiteturas de software habilitados em tecnologias de diálogo para entrada/saída não só por técnicas baseadas em mouse, mas também utilizando voz, videotexto e etc. interaçãodiálogo  Técnicas de interação e diálogo construçãodeinterface  Técnicas de construção de interface - computação gráfica e inteligência artificial.

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Objetos de estudos/fenômenos em IHC (Explorando...)  Processo de Desenvolvimento qualidadefinal  Influencia a qualidade final;  É importante conhecer: design - Abordagens de design construção - Métodos, técnicas e ferramentas de construção avaliação - Métodos, técnicas e ferramentas de avaliação sucessoinsucesso  Avaliar casos de sucesso e insucesso.

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Ciência da Computação - LCMAT Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF Referências  Rocha, H. V. e Baranauska, M.C.C Design e Avaliação de Interfaces Humano Computador, IME USP,  Mayhew, D., Principles and Guidelines in Software User Interface Design, Prentice Hall,  Dix, A., J. Finley, G. Abowd, B. Russell, Human Computer Interaction, 2nd. Ed.Prentice Hall,  Shneidermen, B., Designing the User Interface, Stratagies for Effective Human-Computer Interaction, 3rd ed., Addison Wesley,  Preece, J., Y. Rogers, H. Sharp, D. Benyon, S. Holland, T. Carey, Human Computer Interaction, Addison Wesley,  Nielsen, J., Usability Engineering, Academic Press,  Nielsen, J., Designing Web Usability, New Riders,  Brown, J., R. Earnshaw, M. Jern, J. Vince, Visualization, Using Computer Graphics to Explore Data and Present Information, John Wiley,  Keller, P., M. Keller, Visual Cues, IEEE Computer Society Press,  Tufte, E., The Visual Display of Quantitative Information, Graphics Press,  Tufte, E., Envisioning Information, Graphics Press, 1990.