O ANTIGO REGIME.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Advertisements

O ANTIGO REGIME L’ANCIEN REGIME Sou de uma família rica, De grandeza social. E, cedo, vim pra Versalhes Viver para a corte real. Nada é deixado ao acaso.
O ANTIGO REGIME EM PORTUGAL L’ANCIEN RÉGIME AU PORTUGAL.
A economia portuguesa no Antigo Regime.  A agricultura continuava a ser a principal actividade económica portuguesa.  Apesar da sua importância era.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson.
Conceitos de Karl Marx.
REVOLUÇÃO FRANCESA ( ) Prof. Rafael T Pellegrini História.
COLBERTISMO O mercantilismo. Colbert O mercantilismo foi uma doutrina criada por Colbert, ministro do rei francês Luís XIV. “A abundância de metais preciosos.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Liberalismo Econômico
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
América Espanhola Independência do Haiti
Atividade 7 - Estado e Governo
Preparatório EsPCEx História Geral
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL COLONIAL –
O Antigo Regime em Portugal
ECONOMIA INTERNACIONAL
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Fator estruturante da coesão interna do reino
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
ECONOMIA INTERNACIONAL
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
A Revolução Francesa ( )
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Administração de Novos Negócios
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Preparatório EsPCEx História Geral
A liberdade guiando o povo
Preparatório EsPCEx História Geral
SÉCULO 14: O MEDIEVO EM CRISE?.
Atividades econômicas do primeiro setor
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
O ANTIGO EGIPTO HISTÓRIA_2007.
O ILUMINISMO E AS NOÇÕES DE LIBERDADE
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
CONSTRUÇÃO DO ESTADO MODERNO E MERCANTILISMO
Colonização – conceitos básicos
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo.
Sociologia A Revolução francesa.
Absolutismo e mercantilismo
Monarquias Absolutistas e economia mercantilista
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
2ª fase-República-Covenção. Jacobina
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
Expansão Marítima: princípios e motivações
O Pensamento Iluminista
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
EXPANSÃO ECONÓMICA E CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
O mercantilismo em Portugal
SOCIEDADE SENHORIAL.
O mercantilismo Colbertismo.
A EUROPA DO SÉCULO VI AO SÉCULO XII
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
A Europa vivia um período de seguidas Crises durante a Idade Média séc.XIV: Cruzadas, Peste negra, fome, Guerra dos Cem anos ).
Transcrição da apresentação:

O ANTIGO REGIME

Antigo Regime: período da história da Europa entre os séculos XVI e XVIII, com características próprias: Aspeto político – poder absoluto do rei.  Aspeto social – sociedade muito dividida e estratificada. Aspeto económico – principais atividades: agricultura e comércio.

ABSOLUTISMO RÉGIO Características: Todo o poder está nas mãos do rei: legislativo, judicial, administrativo e económico (doc. 2B, pág. 80). O poder do rei tem origem divina (doc. 1, pág. 80). O rei controla a sociedade através do luxo e ostentação (docs. 3 e 4, pág. 81).

Reis absolutos: França: Luís XIV – “Rei-Sol” “O Estado sou eu”

Clicar na imagem para ver o vídeo no Youtube

SOCIEDADE DE ORDENS Características: É uma sociedade estratificada (dividida em estratos ou ordens sociais) – Clero, Nobreza e Terceiro Estado.

É uma sociedade hierarquizada: (doc. 1, pág. 82) - desigualdade entre os vários grupos sociais - desigualdade entre membros do mesmo grupo social Fraca mobilidade social. Sua Majestade enobrece por cartas de nobreza que concede a pessoas distinguidas por serviços ou talentos extraordinários, ou concedendo um cargo que enobrece. Piganiol de la France, Introduction à la Description de la France

Ordens privilegiadas (doc. 2, pág. 82) CLERO Alto Clero - Cardeais Arcebispos Bispos Abades Baixo Clero Padres Frades

NOBREZA Nobreza de corte Vivia junto ao rei, na Corte Nobreza de espada Ocupava os cargos superiores do exército Nobreza de toga Composta por juízes e funcionários administrativos Nobreza provincial Composta pelos proprietários de terras

Privilégios: Estão isentas do pagamento de impostos. Recebem muitas rendas. Possuem propriedades com muitos privilégios. Possuem isenção jurídica (clero – leis próprias; nobreza – leis favoráveis).

Os eclesiásticos só podem ser citados em matéria pessoal, perante um juiz da Igreja (…). Em matéria criminal, têm o privilégio de serem julgados pela Câmara Alta se o requererem (…) Piganiol de la France, Introduction à la Description de la France

Ordem não privilegiada TERCEIRO ESTADO Burguesia - Tem poder económico, mas não político ou social - Pode ascender à nobreza (casamento ou nomeação do rei) - Formada por comerciantes, armadores, donos das manufacturas e profissionais liberais Povo (doc. 2. pág. 82) - Grande carga de obrigações - Cidades - lojistas, sapateiros, carpinteiros… - Campo – trabalhadores agrícolas

Critérios de distinção entre as ordens 1º Nascimento. 2º Cargos e posições ocupadas. 3º Vestuário que podiam usar. 4º Hábitos e mentalidades próprios. 5º Formas de tratamento.

ECONOMIA EUROPEIA A agricultura era a atividade que ocupava mais pessoas, embora fosse pouco produtiva: (doc. 1, pág. 84) As terras não pertenciam aos camponeses; Falta de investimento e de mão-de-obra; Técnicas e instrumentos pouco desenvolvidos. O comércio ganhava importância: as rotas comerciais ligavam todos os continentes. Era a atividade mais lucrativa.

Nos séculos XVII e XVIII, a Europa adotou uma política económica conhecida por mercantilismo, inicialmente aplicada em França por Colbert (ministro de Luís XIV) – docs. 3A e 4, pág. 85).

Princípios do Mercantilismo: A riqueza de um Estado reside na quantidade de metais preciosos de que dispõe. A melhor forma de obter metais preciosos é através do comércio com o exterior. Para evitar a saída de metais preciosos, o Estado deve aumentar as exportações e diminuir as importações. - O Estado passou a intervir na economia, protegendo a indústria e o comércio nacionais.

Medidas de Colbert: Criação de manufaturas, com monopólios e privilégios (isenção de impostos). Contratação de técnicos estrangeiros. Tabelamento dos salários. Criação de taxas alfandegárias, para evitar importações. Criação de Companhias de Comércio.