Políticas públicas de turismo: uma análise a partir do território

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

SALVADOR, BAHIA, OUTUBRO DE 2011
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Globalização econômica
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Regionalização do Espaço Brasileiro Notas introdutórias
Regionalização e Planejamento regional no Brasil
Representações do espaço Amazônico
“O novo espaço da produção globalizada”*
Região e história do pensamento – Parte II
Sobre cultura e território
Do plano das idéias à produção do espaço
Planejamento Regional: antecedentes
O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro
Região, regionalização e território-rede
O regional natural Regionalização do Espaço Brasileiro
DINÂMICA ESPACIAL CONTEMPORÂNEA – PARTE II
Planejamento Regional: antecedentes
Redes, região e regionalização do espaço brasileiro
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Plano Nacional de Cultura
O PACTO FEDERATIVO DESAFIOS E CAMINHOS
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
PNAGE - BACelso TavaresSefaz Seminário. PNAGE - BACelso Tavares Os Desafios O Quadro de Desigualdades Exige a presença de um Estado forte, promotor de.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Turismo e desenvolvimento local: reflexões sobre o caso brasileiro
FLG 1585 – Geografia do Turismo
Gestão Estratégica na Política Pública
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
Os fatores de competitividade regional
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Plano Nacional de Logística de Transportes
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
Novas formas de tecido urbano
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Aula de revisão (parte II) Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Turismo e produção do espaço urbano
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Planejamento Regional II Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz REB – 2015.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Política de Transportes e o Desenvolvimento do Turismo.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

Políticas públicas de turismo: uma análise a partir do território Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz Depto. De Geografia/ USP

O Estado, o mais importante produtor dos espaços para o turismo Ente mediador dos conflitos imanentes à produção social e à apropriação privada da riqueza Criador, em grande parte, da materialidade requerida pela atividade do turismo (aeroportos, estradas, infra-estruturas básicas) Importante fomentador do desenvolvimento (incentivos fiscais e financeiros)

O turismo no Brasil nos anos 90 – Sociedade, Estado, Mercado década da consagração, no país, do neoliberalismo como paradigma econômico, político e social (com o avanço do neoliberalismo, temos Estados cada vez mais subservientes ao mercado e aos sujeitos hegemônicos da economia) O novo paradoxo: o “Estado mínimo” -mínimo para quem? Explosão de políticas públicas para o setor

Políticas públicas e ordenamento de territórios para o turismo a seletividade espacial do capital (não é todo o planeta que interessa ao capital, mas somente partes dele – François Chesnais, 1996) PRODETUR-NE/SUL/CENTRO/ PNMT/Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo/PNT PROECOTUR

O governo Lula e a política pública de turismo - a criação do Ministério do Turismo - o discurso mercadológico - a negligência com o território - a regionalização como novo paradigma (PNRT)

Políticas públicas de turismo - Velhos e novos paradigmas Passado (até final dos anos 80) Presente INFRA-ESTRUTURA Criação de facilidades para a implementação de infra-estruturas turísticas (binômio fomento-rodoviarização) Implementação/melhoria de infra-estrutura básica e de transporte (aeroportos, principalmente), entendida como indutores do desenvolvimento turístico ORIGEM DOS FLUXOS Priorização de fluxos internos Internacionalização dos fluxos ECONOMIA Geração de riqueza (des. Econômico a qualquer preço) Geração de emprego e renda (des. Econômico sustentável) GESTÃO Centralização Descentralização e gestão participativa ESCALA nacionalregional regionallocal MERCADO Estado regulador/normatizador Desregulamentação (fruto deste momento histórico/triunfo do neoliberalismo) NATUREZA Objeto de atração Objeto de atração e de proteção