PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.

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Transcrição da apresentação:

PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES

Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação do feudalismo na Idade Média, com a nobreza no poder. Esse período é marcado pela força espiritual e política da Igreja Católica. A nobreza é ignorante, o conhecimento fica restrito aos mosteiros. A grande questão debatida é a relação entre a fé e a razão, entre filosofia e teologia. Filosofia cristã tem dois grandes períodos: Patrística: século I até o século VII Escolástica: século XIII até o século XIV

Filosofia Patrística - É anterior ao início da Idade Média, mas é o período em que se faz a síntese da doutrina cristã e a filosofia grega, tendo forte influência para filosofia medieval. - Os primeiros pensadores elaboraram textos sobre a fé e a revelação cristã. Buscaram conciliar o cristianismo ao pensamento filosófico dos gregos.

- Filosofia patrística introduz idéias novas: A criação do mundo por Deus; A criação do mundo por Deus; Pecado original; Pecado original; Deus e a trindade una; Deus e a trindade una; Encarnação e morte de Deus, juízo final, ressurreição; Encarnação e morte de Deus, juízo final, ressurreição; Origem do mal, já que tudo foi criado por Deus; Origem do mal, já que tudo foi criado por Deus; - As idéias cristãs eram impostas pelos Padres por meio das verdades reveladas por Deus, eram irrefutáveis e inquestionáveis: os dogmas

Santo Agostinho - Santo Agostinho principal nome da patrística era bispo de Hipona, uma cidade do norte da África que retomou a dicotomia de Platão, mundo sensível e mundo das idéias (mundo perfeito), mas substitui o mundo das idéias pelo mundo divino, e para se alcançar o mundo divino (o mundo perfeito), era preciso seguir o caminho da fé. - Para ele a alma humana é superior ao corpo e, por ser superior, deve reinar e dirigi-lo à prática do bem. - A verdadeira liberdade estaria na submissão do corpo ao espírito, as ações humanas à vontade de Deus.

Caminho intelectual de Agostinho Neoplatônico Platão Portanto, pode-se concluir que Agostinho é Neoplatônico e cristão, pois utilizou, principalmente, as teorias de Platão para fundar as bases intelectuais do cristianismo no ocidente. Veja: Pensamento de Platão: Pensamento de Agostinho: Mundo das Idéias Cidade de Deus. Mundo das Sombras Cidade dos Homens. Idéias O pensamento de Deus. Cópias ou Sombras Criações de Deus. Alma Sopro divino. Deus Luz. Homem Imagem e semelhança de Deus.

- Igreja Romana, cada vez mais forte, dominava a Europa, coroava reis, organizava Cruzadas, criava as escolas. A escolástica continua o trabalho de adequar a herança do pensamento filosófico clássico às verdades teológicas. - Fé significava a crença irrestrita às verdades reveladas por Deus. É a religião que vai fundamentar os princípios morais, políticos da sociedade medieval. - A principal discussão é a questão da razão e da fé, da filosofia e da teologia. - Iniciadores da Escolástica – Santo Anselmo ( ) e Pedro Abelardo ( ) Filosofia da Escolástica

Santo Anselmo = a fé é um instrumento necessário para a compreensão racional das verdades reveladas, mesmo porque a razão humana é um instrumento falho e limitado. Pedro Abelardo = procura estabelecer uma série de debates com as mais importantes autoridades eclesiásticas. Afirmava que apenas a razão teria condições para determinar a verdade.

São Tomás de Aquino - É a figura mais destacada do pensamento cristão medieval. Elaborou os princípios da doutrina cristã baseado no pensamento aristotélico. (sistema que compatibiliza o aristotelismo e o cristianismo); ou seja, ele vai através da argumentação e estruturação lógica de Aristóteles comprovar a existência de Deus. - Não conhecemos a essência do criador, mas podemos conhecê-lo pela sua criação. - Baseando-se nesses princípios São Tomás reativa o mundo natural, pois o mundo natural é criação de Deus.