EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade de Aveiro
EAD em alimentos – curso teórico prático
Instrumentos de Avaliação - MEC
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Planejamento geral de um curso
Conceitos de Educação a Distância
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Conceitos e Gerações de EAD
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Capacitação em EAD
XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Sistema Universidade Aberta do Brasil
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Introdução à Educação à distância
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly Curso de Pedagogia –Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina: Introdução á Educação a Distância I Profª. Zeila 4º G1 EaD Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly Fabiana Souza Fernanda Borges Fernanda Gonçalves Sávia Rodrigues

CONCEITO Modalidade educacional na qual a medição didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios de tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividade educativas em lugares ou tempos diversos .   decreto nr 5622 de 19/12/2005

EXPANSÃO Em 2005 1278.022 brasileiros estudaram a distância em cursos oficial credenciados. Números de instituições que ministrou EAD, cresceu em 30% ( 166 em 2004) para 217 em 2005 Números de alunos destas instituições passou de 309.957 para 504.204 em (2005) 2005 Picos na oferta de novos cursos a distancia 321 novos cursos contra 56. Prova escrita é usada em 64,3 das instituições de ensino triplicaram números de alunos. Região sul e centro oeste cresceram (Paraná e Distrito federal) E mail é apoio tutorial mais comum nas escolas de EAD. É usado em 86,73 % .Em seguida o telefone 82,7 o professor on-line 78,6 e o professor presencial 70,4 A mídia mais usada para as aulas é a imprensa 84,7 em seguida é o e-learning 61,2 e o CD Rom 42,9

CARACTERÍSTICAS A EaD atinge perspectivas culturais, sócio-políticas, econômicas, tecnológicas e pedagógicas. Pode contribuir, significativamente para a consolidação de um paradigma educacional, sustentado por novas concepções de ensino - aprendizagem e novas relações interpessoais. Também poderá possibilitar a democratização do saber e a gestão do auto-aprendizado, assim como o compartilhar de informações, pesquisas e conhecimentos. Tais premissas têm caracterizado os discursos que defendem um projeto educacional de EaD para a contemporaneidade

A EaD diferencia-se do ensino presencial por constituir um sistema tecnológico comunicacional, do tipo bidirecional substituindo a interação pessoal na sala de aula entre professor e aluno. A EaD enfatiza o uso de diversas tecnologias de comunicação e educação no desenvolvimento profissional e humano através do uso de mídias variadas.

CONSIDERAÇÃO FINAL Considerando os conceitos e pressupostos apresentados pode-se admitir que a EaD promova abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas sociais e cognitivas da contemporaneidade, assim como pode contribuir para a potencialização das inovações educacionais, em vista da abrangência social ampliada pelas tecnologias da informação e comunicação.