Diogo Almeida Gabriela Mesquita Mariana Barrozo Suzane Gonçalves.

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Transcrição da apresentação:

Diogo Almeida Gabriela Mesquita Mariana Barrozo Suzane Gonçalves

Surgimento em lojas na região centro-norte (GO, DF, MG, MS, MG, TO) colaboradores Móveis e eletroeletrônicos direto com o consumidor

Contato com o fabricante Fabricante descarrega mercadoria no depósito em Goiânia Material é enviado para armazéns locais (Brasília, Paracatu...) Entrega para o cliente Distribuição baseada no mercado

Estoques locais que despacham os produtos para clientes da região Produtos de baixo valor Altos custos de transporte Curtos ciclos de entrega Demanda estável Entregas parceladas

Reduzir níveis de estoques, e com custo operacional reduzido

Sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida não é estocada, mas sim preparada para o carregamento de entrega – EAN internacional (2000) Recebimento e saída de carretas completas (Full Truck Load) – reduz custos de transporte Separação dos pedidos através da movimentação e combinação das cargas Concentração no fluxo de mercadorias e não na armazenagem

Redução dos custos Redução da área física necessária no centro de distribuição Redução da falta de estoque nas lojas varejistas Redução do número de estoques em toda cadeia de suprimentos Aumento do turn-over no centro de distribuição Redução da complexidade das entregas nas lojas Aumento da disponibilidade do produto Redução do nível de estoque Dados acessíveis sobre o produto (EDI)

Custos e esforços que outros membros da cadeia de suprimentos teriam que absorver Implementação de melhorias em sistemas para fornecer base necessária para funcionamento efetivo do Cross-Docking

Diferencia-se da distribuição tradicional pelo uso da informação Importância do gerenciamento do fluxo de informações – Contínuo, exato e ininterrupto Informações mais relevantes – Schaffer (1998) Hora/data embarque pelo fornecedor Transportadora Quantidade e código de barra Data/hora prevista de chegada Descrição da carga, destino, data e hora de entrega de cada caminhão Localização da doca de descarga dos caminhões

Alguns pré-requisitos para o sucesso do sistema: Parceria Confiança da Qualidade Comunicação entre os membros da cadeia de suprimentos Comunicação e controle das operações Mão-de-obra, equipamentos e instalações Gerenciamento tático

Passos de um programa para uma implementação de sucesso: Equipe multi-funcional Desenvolvimento de mudanças necessárias Plano e programa de implementação Implementação e testes de mudanças Plano e programa de implementação Implementação de um programa piloto Evolução do programa piloto e implementação das modificações necessárias Revisão periódica da operação e implementação das melhorias necessárias

O modelo de distribuição baseado no mercado não é apropriado para Novo Mundo Produtos de baixo valor (sofás, fogões, geladeiras) Para aprimorar o processo logístico da empresa é sugerido o sistema de cross- docking Diminuir os custos de manuseio Aumentar o investimento no fluxo de informações