PROVISÕES 2) Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro (CSSL) Criada pela Lei 7.689 (15/12/1988) é devida ao Governo Federal, pelas empresas que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE FISCAL PROF. JADER GUERRA
Advertisements

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
IRPJ LUCRO PRESUMIDO.
Imposto de Renda e Juros sobre o capital próprio
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
INCENTIVOS FISCAIS Á CULTURA Lei Rouanet
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
Cálculos Financeiros AULA 4 Profª Karine R. de Souza .
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
IRPJ Lucro Real.
PROVISÕES 1-Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Wellyton Torquato Pereira Pardinho
Forma de cálculo do Imposto de Renda
CMPC: CUSTO MÉDIO PODERADO DE CAPITAL
CMPC – CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL
Investimentos Permanentes
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Demonstração do Resultado do Exercício
INVESTIMENTOS Gabriela Repke Letícia Gonçalves Fernando
GERÊNCIAMENTO TRIBUTARIO: PUC CAMPINAS-SP – 2013.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
P ROVISÃO PARA CSSL ( C ONTRIBUIÇÃO S OCIAL SOBRE O L UCRO ) Criada pela Lei 7689/88, é devida ao Governo federal, pelas empresas que estão sujeitas ao.
Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
Ajuste a Valor Presente - AVP
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
Tema: Combinação de Negócios
Avaliação a Valor Justo – AVJ
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
Agenda Equipes Custo Pessoal.
CONTABILIDADE AVANÇADA
LALUR Livro de Apuracao do Lucro Real
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
J UROS SOBRE C APITAL P RÓPRIO 4.2) Critério Fiscal: Para efeito de dedutibilidade na determinação do Lucro Real e da base de cálculo da CSLL, os JSCP,
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Ganhos de Capital 1-Venda do Ativo Não Circulante - Imobilizado
Contas de Resultado Princípio da Competência
Contabilidade Avançada – Aula 1
LUCRO PRESUMIDO Conceito e Base Legal
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS.
Planejamento Contábil Tributário
GRUPO 7 Utilização Indevida do Método de Equivalência Patrimonial
GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
IRPJ Lucro Real.
Programa de Integração Social – PIS
CALCULO DE IMPOSTO FEDERAIS
IMPOSTO DE RENDAS DAS PESSOAS JURÍDICAS
Elementos do IRPJ Regimes Tributários Lucro Presumido Lucro Arbitrado
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Adoção Inicial dos arts. 1º a 70 da Lei /2014
Desdobramento do Custo de Aquisição Apuração do Valor do Investimento Ajuste do Investimento por Ocasião do Levantamento do Balanço Patrimonial Contrapartida.
O Novo Modelo Contábil-Tributário Brasileiro
Integrantes Elaine Constantino Fábio Rosa Lidiane Araújo
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS L u c r o R e a l ( I ) PIS/Cofins Não-Cumulativo IRPJ 2013.
IRPJ – LUCRO ARBITRADO Prof. Me. Manuel Perez Martinez
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Transcrição da apresentação:

PROVISÕES 2) Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro (CSSL) Criada pela Lei (15/12/1988) é devida ao Governo Federal, pelas empresas que estão sujeitas ao recolhimento do IR com base no Lucro Real; O valor dessa contribuição é calculado com base no resultado do exercício e destina-se ao financiamento da seguridade social

PROVISÕES A lei que criou a CSSL determinou em seu art.2º que a base de cálculo da contribuição é o valor do resultado do exercício, antes da Provisão para Imposto de Renda. O § 1º do artigo, estabeleceu que a CSSL seria devida anualmente, com base no resultado do exercício apurado em 31/12 de cada ano. Posteriormente, em decorrência de alterações na legislação tributária, a CSSL passou a se devida trimestralmente, com base em resultados apurados pela empresa no final de cada trimestre.

PROVISÕES A legislação tributária faculta às empresas a opção pelo recolhimento em parcelas mensais, cujo valor deve ser estimado com base no faturamento bruto de cada mês; Entretanto, as empresas ficam obrigadas a apurar seus resultados no fim de cada ano para calcular o valor efetivo devido da CSSL, compensando, do referido valor, o montante pago durante o ano por estimativa.

PROVISÕES A alíquota da CSSL( art.3} da Lei 7.689/1988) para as empresas em geral foi de 8% Percentual alterado constantemente pela legislação tributária, verificar as mudanças Atual 12% ( Consultar material complementar)

PROVISÕES Aplicação: Ajustes do resultado ( § 1º do art. 2º -Lei 7.689/88) c) o resultado do período base, apurado com observância da legislação comercial será ajustado pela:

PROVISÕES 1. exclusão do resultado positivo da avaliação de investimentos pelo valor de patrimônio líquido; 2. exclusão dos lucros e dividendos derivados de investimentos avaliados pelo custo de aquisição, que tenham sido computados como receita; 3. exclusão do lucro decorrente de exportações incentivadas ( § 1º DL 2.413/88 e art.19 DL 1598/77) 4. adição do resultado negativo da avaliação de investimentos pelo valor de patrimônio líquido

PROVISÕES Cálculo: Aplicar a alíquota sobre a base de cálculo ( no trimestre ou final do exercício) Contabilização: D- Resultado do Exercício C- Provisão p/a CSSL ( PC)

PROVISÕES EX: alíquota de 12% Apuração da base de cálculo Resultado exercício antes da PIR...$ , (-) Receitas de Particip. Societ $( ) = Base cálculo CSSL $ Cálculo da CSSL = x 12 %= $ 9.600,00

PROVISÕES Contabilização: D- Resultado do Exercício C- Provisão p/ CSSL $ 9.600, Ref. ao 1º trimestre

PROVISÕES Recolhimento da CSSL por estimativa: Recolhimento mensal, no mês seguinte ao da competência Contabilização e Recolhimento A. no último dia de cada mês, apropria-se o valor estimado da CSSL a ser recolhido no mês seguinte: D – CSSL por Estimativa a Recuperar ( AC) C- CSSL por Estimativa a Recolher ( PC)

PROVISÕES B. no mês seguinte, o recolhimento será contabilizado: D- CSSL por Estimativa a Recolher C- Caixa/Banco C. no último dia de dezembro, apropria-se normalmente o valor referente a dezembro e contabiliza-se o valor da CSSL, com base no resultado anual: D- Resultado do Exercício C- Provisão para CSSL

PROVISÕES D. compensa-se o valor recolhido mensalmente, incluso dezembro, que ainda será recolhido em janeiro seguinte, a diferença permanecerá na conta de Provisão da CSSL: D- Provisão para CSSL C- CSSL por Estimativa a Compensar

PROVISÕES Ex: Supondo que em 31/12, o valor da CSSL, calculado com base no resultado anual tenha sido de $ ,. Calculando que o valor estimado para dezembro seja de $ , e que o montante pago durante o ano ( incluso dezembro) seja de $ :

PROVISÕES Contabilização A) registro da provisão anual D – resultado do Exercício C- Provisão para CSSL $ , B) Compensação D- Provisão para CSSL C- CSSL por Estimativa a Compensar.$

PROVISÕES Exercícios: Calcular e contabilizar a Provisão para CSSL, devida pela empresa Irmãos Sol S/A, em 31/12/x5, considerando: A. resultado do exercício antes das deduções $ , B. entre outras receitas B1 receita de participação societária decorrente da aplicação do MEP, no valor de $ ; B2 dividendos creditados decorrentes de investimentos avaliados pelo método do custo, no valor de $ 5.000,

PROVISÕES C. entre outras despesas operacionais, consta a importância de $ , referente a prejuízos decorrentes de investimento avaliados pelo MEP; D. entre as despesas financeiras, consta a importância de $ , correspondente aos juros pagos sobre o capital próprio, contabilizado conforme legislação. Pede-se: Calcular a CSSL com alíquota de 12%