IDADE MÉDIA. As primeiras manifestações da pintura cristã ocorreram nas catacumbas( no teto e nas laterais). As catacumbas eram os locais onde os cristãos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE GÓTICA O gótico não é só a combinação perfeita de elementos.
Advertisements

ARTE ROMÂNICA.
Arte Paleocristã.
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BIZANTINA 6º ANO REYNALDO MASSI. O que significa a palavra BIZANTINA ? BIZANTINA vem de Bizâncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Arte Cristã Primitiva.
Arte Bizantina.
Uma arte que expressa riqueza e poder
Música Medieval.
Arte Gótica Idade Média A Religiosidade; O Analfabetismo;
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
Arte Bizantina.
HISTÓRIA DA ARTE.
Arte - Medieval Arte Românica.
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
História da arte: breves considerações
Nós iremos apresentar um trabalho sobre as artes egípcias. Achámos que com este trabalho não só trabalhámos muito como também nos divertimos.
A Arte Medieval Grande Influência da Igreja Católica. Arte como forma de pregar sua doutrina. Temas: Salvação. Segunda vinda de Cristo – Parusia. Pecado.
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos começaram a criar uma arte simples.
1. COMO PODEMOS DEFINIR O TERMO PRÉ- HISTÓRIA E COMO SÃO DENOMINADOS OS PERÍODOS AS QUAIS SE DIVIDE? Pré-história: Período anterior ao advento da escrita;
Arte Bizantina Influencias; arquitetura; escultura; iluminuras; Ícones e mozaíco...
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Arte - Medieval Arte Românica.
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Profa.: Consuelo Holanda
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
Alta Idade Média (séculos V - XI).
Arte Românica Profª Mariana Kaadi
Renascimento Comercial e Urbano
Arte Bizantina Profª Mariana Kaadi
Arte Gótica História Medieval.
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
Arte Cristã Primitiva.
Arte Medieval Profa.: Consuelo Holanda
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Enquanto isso, no Oriente....
A Arte Românica No Século XI e XII Fernando Santos.
HISTÓRIA DA ARTE.
Pinturas renascentistas
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
A arte medieval também era essencialmente religiosa
A pintura gótica teve início na Itália. Demonstrava mais realismo do que o encontrado na arte românica e na arte bizantina Havia fascínio pela.
A estruturação da personalidade
Arte Românica.
Artes visuais AULAS DE NIVELAMENTO
A ARTE GREGA.
A arte do Renascimento.
HISTÓRIA DA ARTE.
A Arte Gótica.
Professora Consuelo Holanda
ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,
Arte Islâmica.
ESTILO FRANCÊS OU OGIVAL, PROTORENASCIMENTO, BAIXA IDADE MÉDIA
Arte Romana.
A estética barroca – parte I
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
Arte Românica.
Centro de educação profissional Maurício de nassau
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
GÓTICo.
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
A época dos Grandes Mestres
IMPÉRIO BIZANTINO CORDEL MUSICAL Claudivan Lopes.
Transcrição da apresentação:

IDADE MÉDIA

As primeiras manifestações da pintura cristã ocorreram nas catacumbas( no teto e nas laterais). As catacumbas eram os locais onde os cristãos enterravam os seus mortos, devido às perseguições( ano de 64).

A arte cristã era executada por homens do povo ( convertidos à nova religião) ao contrário das obras do império romano realizadas por artistas “verdadeiros” ( reconhecidos). Em 313, o imperador Constantino permitiu que o Cristianismo fosse livremente praticado e converteu-se à religião cristã. Assim, a Arte Cristã primitiva divide-se em antes e depois do cristianismo. Em 391, oficializado com religião do império.

A idade média... Período do século V ao século XV. Inicia com a queda do Império Romano. A arte se torna serva da igreja, os artistas medievais se interessam exclusivamente pela alma.

Surgem os primeiros templos cristãos. Panteão de Roma ( foi usado como templo cristão na idade média Século VII) Externamente, mantiveram características da construção Romana. Internamente, amplos espaços para circulação dos novos cristãos.

Basílica de Santa Sabina, em Roma. ( )

Estilos da arte medieval. Arte Bizantina. Arte Românica. Arte Gótica.

Arte Bizantina Enquanto Roma é devastada pelos Bárbaros, Bizâncio se torna o centro de uma brilhante civilização. Combina a Arte primordial cristã com a arte grega ( arquitetura, mosaicos) predominando a riqueza de cores e da decoração. Imperador Justiniano ( )

Os mosaicos ( de origem grega): utilizados para propagar o cristianismo. Tema religioso.( Personagens oficiais – imperador- se tornavam personagens sagrados) Sem perspectiva e volume. Figuras humanas altas e esguias, com faces amendoadas, olhos grandes e expressão solene,olhar para frente sem movimento.

Arte Românica As formas da arquitetura( grandes abóbadas e espessas paredes laterais com poucas aberturas laterais) criavam grandes superfícies. Assim, propiciou o desenvolvimento da pintura em grandes murais ( técnica do Afresco)

Detalhe das esculturas na fachada da igreja.

Catedral de Pisa A planta era em formato de cruz, com uma cúpula no encontro dos braços, a frente era em forma de frontão, características dos templos gregos.

Características da arquitetura Românica: Horizontal. Altura modesta. Ambiente escuro, solene. Exterior simples.

Características dos Afrescos A deformidade A figura de Cristo é sempre maior que as outras que a cercam. Mãos e braços têm proporções intencionalmente exageradas, com a intenção de abençoar. Olhos grandes e abertos para significar intensa vida espiritual.

O colorismo: cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra

Manuscritos iluminados Livros feitos de pele de boi ou de carneiro. Eram considerados objetos sagrados que continham a palavra de Deus. A beleza exterior refletia a sacralização do conteúdo. Até o desenvolvimento da Tipologia, eram a única forma existente de livros.

Arte Gótica Arquitetura As catedrais góticas aparecem trocando as paredes grossas e janelas estreitas, por finas paredes com largas janelas que deixam a luz penetrar. A verticalidade, arco pontudo, ambiente leve e claro, ricamente decorado com esculturas.

Catedral de Notre-Dame de Laon ( segunda metade do século XII)

A música medieval A notação musical sofre transformações, formando-se o sistema de notação com linhas a partir do trabalho de vários sacerdotes cristãos, sobretudo, Guido D'Arezzo ( ), que foi o responsável pelo estabelecimento desse sistema de notação musical de onde se originou a atual pauta musical.

Foi ele, que no Século XI designou as notas musicais como são conhecidas atualmente, usando o texto de um hino a São João Batista (originalmente em latim), onde cada estrofe inicia com uma nota musical. Anteriormente, as notas eram designadas pelas sete primeiras letras do alfabeto latino. Desse modo, as notas musicais passaram a ser chamadas UT, RE, MI, FA, SOL, LA e SI. Posteriormente o nome DO substituiu o UT. O nome da nota SI formou-se das letras iniciais do último verso do hino como pode ser visto a seguir:

Ut queant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Ioannes Que significa: "Para que teus servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João."

Pintura Madona Entronizada ( ). 427 X 276, de Cimabue. Museu do Louvre, Paris, França. Movimento às figuras dos anjos e santos através da postura dos corpos e dos drapeados das roupas.

Retiro de São Joaquim Entre Os Pastores ( ) 200 X 185 cm, de Giotto. Afresco da Capela dos Scrovegni, Pádua Itália.

Na imagem de Giotto, há figuras de santos com aparência de seres humanos. Esses santos, com ar de homem comum, eram o ser mais importante das cenas que pintava. As figuras humanas são maiores do que as árvores e quase se igualam, em altura, às montanhas.