Conceitos e ferramentas básicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
e-Learning Perspectivas e Tendências
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Treinamento SEER à distância: uma estratégia para repasse de tecnologia A educação à distância (EaD) não é, propriamente, uma novidade possibilitada pela.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Histórico/ Evolução da EaD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Jeniffer Martinez Nathalia Godói Fernanda Ferreira Marileidi Cardoso
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Educação a Distância no Brasil
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
/ / Década de SAIR.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Conceitos e ferramentas básicas Haline Cristina Ferreira Santos Gleidson Carlos Pinto Plataforma Virtual de Aprendizagem da MAGISTRA Hotel Taua/ MG – Canto da Siriema 05 - 09 de Agosto de 2013

Minicurso: Moodle: Conceitos e ferramentas básicas Ementa: Características da educação a distância. O uso da plataforma Moodle como apoio a educação a distância. Primeiro acesso a plataforma Moodle da Magistra. Uso de recursos básicos da plataforma.

O que é E@D? “(...)é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (Moore e Kearsley, 2007). Educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. (Moore, 1990) Educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. (Moore, 1990) EaD é uma metodologia desenhada para aprendentes adultos, baseada no postulado que, estando dadas sua motivação para adquirir conhecimento e qualificações e a disponibilidade de materiais apropriados para aprender, eles estão aptos a terem êxito em um modo de auto-aprendizagem. Trindade (apud Beloni)

E@D: Características Flexibilidade Atemporalidade Extraterritoriedade Interatividade Alta abrangência

E@D: Características Perfil do aluno de e@d: Curioso, motivador, Geralmente adultos e com mais maturidade, Sabe conduzir sua agenda de estudo, Sabe levantar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas ideias de forma clara e concisa. Perfil do aluno de e@d:

E@D: Características MANTER O DIÁLOGO COOPERAÇÃO CRIATIVIDADE INTERATIVIDADE AUTONOMIA INVESTIGAÇÃO

História da E@D no Brasil e no Mundo Boston, Disponibilização de material para ensino e tutoria por correspondência 1728 Japão Inicia-se programas escolares pelo rádio, como complemento e enriquecimento da escola oficial. 1935 Noruega É criada a primeira legislação para escolas por correspondência 1948 EUA Inicia a transmissão de programas educativos pela televisão. 1956 Europa É implantada a rede Europeia de Educação a Distância. 1990 Portugal É criada a Fundação da Universidade Aberta. 1988 Cursos de profissionalização por correspondência para datilógrafo 1904 Início da Educação a Distância pelo rádio brasileiro. 1923 Surge o Instituto Universal Brasileiro, Oferta cursos profissionalizantes sistematicamente. 1941 TV Ceará começa os cursos das antigas 5ª à 8ª séries com material televisivo, impresso e monitores. 1974 É criado o Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material Instrucional. 1976 É criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país. 1992 É formada a UINREDE, Rede de Educação Superior a Distância. 2000

CRESCIMENTO DA EAD: Desafio do acesso ao conhecimento; Crescente demanda por aperfeiçoamento; Novas exigências de qualificação profissional em face das novas tecnologias.

Aprendizagem Colaborativa: Para consolidarmos uma rede colaborativa de aprendizagem é fundamental conhecer as ferramentas de interação do AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Temos que ter consciência que hoje o conhecimento é construído tendo como base a troca de experiências.

AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. São softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para criação, tutoria e gestão de atividades/ cursos. Proporciona plena interatividade e interação entre pessoas e grupos  conhecimento

AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Moodle Modular Object-Orientend Dynamic Learning Environment É um software de código aberto como maior aceitação no Brasil e no mundo. Pedagogia Socioconstrutivista e ações colaborativas.

Moodle Ferramentas Síncronas Chat Videoconferência Assíncronas Fóruns Wikis Mensagens

Moodle Ferramentas Fóruns: ferramenta de discussão e troca de conhecimentos Glossário: permite criar colaborativamente lista de termos e expressões técnicas. Tarefa: possibilita produção offline, online ou em vídeos arquivos. Chat: viabiliza o contato simultâneo e em tempo real entre os participantes de um curso. Wiki: construção colaborativa de documentos textos e bibliografia online. Podcaster: permite a gravação e disponibilização de arquivos de som. Vídeo conferência: realização de conferências com uso de imagem e som.

Portal moodle.org Site oficial para download do software, plug-ins e documentos de apoio.

Magistra Programa Oferta Livre de Curso Oferta contínua de cursos distribuídos em cinco eixos: Áreas do Conhecimento (CBC); Temas Transversais; Gestão Educacional; Família, Escola e Sociedade; Tecnologias da Informação e Comunicação. Início dos cursos: Ao completar 25 inscritos o curso é contratado e os cursistas são informados por e-mail.

Magistra Cadastro: Acesse o site: magistra.educacao.mg.gov.br e clique em “Faça seu login”

Confirmação do e-mail

Site: www.educacao.mg.gov.br/magistra Contato com o suporte: Site: www.educacao.mg.gov.br/magistra Contatos: magistra.suporte@educacao.mg.gov.br (31) 3379-8210 / (31)3379-8480 / (31)3915-3631

Bibliografia: ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Vol. 10, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf > Acesso em: 06 de out. de 2012. BELLONI, M.L. Educação a distância. 5º ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2009. GONZALES, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. 1ª ed. Indianópolis, S.P: Avercamp, 2005. BEHAR, P. A. et al. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. 1ª ed. Porto Alegre, R.S: 2009. ROSINI, A. M. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. 1ª ed. São Paulo, S.P: Thomson, 2007 KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 8ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2003. SILVA, R. S. MOODLE para autores e tutores. 2ª ed. São Paulo: Novatec, 2011.