Fernando Mazzarolo FGV - Setembro 2003

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Advertisements

IBOPE – Rádios AM de Campinas
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
Como organizar um, sem esquecer nada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
Fundamentos de Marketing
Objetivos de mídia Objetivos de mídia são objetivos de marketing;
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Departamento de Mídia E a eficiência em mídia.
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Profª. Patrícia A. de Lima
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Profª. Patrícia A. de Lima
Profª. Patrícia A. de Lima
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Case Elmo Calçados Mega saldão de Natal
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Copyright © 2006 by Pearson Education
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Segmentação de Mercado
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG
Campanha de Segurança com Terceiros
Técnica do GRP (Gross Rating Point)
Fundamentos de Marketing
Características dos meios
Marina Carvalho 1º ano Publicidade e Propaganda Conceitos e Categorias
UniCeub – RTV – Prof. Floriano Filho 1 A Decisão de Anunciar Por que razão? O que espera do anúncio ? Tornar a empresa mais conhecida? Comunicar.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Comunicação.
Ana Carolina Trevisan Rapcham Morgana Monteiro Batistella
A Mídia Exterior na visão do Anunciante
CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.
Promoção de Vendas e Merchandising
Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
Práticas Investigativas em Publicidade Lançamento de Produto
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
A cadeia de comunicação
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Comercialização e Formatos
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Publicidade e Propaganda
Planej. Mídia Claudia R. Bouman.
Capítulo 13 - Promoção de Vendas
BMG Crédito Consignado 2010
Comunicação Integrada CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING.
Roteiro de Briefing - Dados do Produto
Planejamento de Mídia Informações Básicas Objetivos - de Marketing
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Carlos Freire – Comunicação Integrada. BLUR – BTL e ATL Carlos Freire.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Estratégia de mídia – Pronatec Copa. Objetivos - Divulgar, Informar que o programa Pronatec Copa estará oferecendo 5 cursos gratuitos, para que as pessoas.
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire –
Estratégia de Promoção
Planejamento e Organização de Eventos
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Transcrição da apresentação:

Fernando Mazzarolo FGV - Setembro 2003 Planejamento de Mídia Fernando Mazzarolo FGV - Setembro 2003

Fernando Mazzarolo Gerente Geral Mead Johnson Brasil e Diretor de Consumo Bristol Myers - Squibb Vice-Presidente de Marketing Coca-Cola Diretor de Marketing Elma-Chips Diretor de Marketing Kellogg’s Formado em Engenharia pelo IMT-Maua Pós-Graduado em Marketing pela ESPM e em Administracao pela FGV-CEAG/SP

um mundo em que o Plano de Mídia era bem fácil ... Era uma vez ... um mundo em que o Plano de Mídia era bem fácil ...

... Novela III da Globo

Principalmente com a ajuda de boas campanhas de propaganda

Mas, de repente, tudo ficou mais complicado ... Concorrência Promoção de Eventos Internet TV a cabo OOH Painéis, Ônibus, Táxis Cinemas - Multiplex

Enquanto isso, a Novela III...

Portanto, hoje o Planejamento de Mídia é fundamental para alcançarmos de forma eficiente nossos consumidores

Planejar mídia é saber ... melhor caminho? orçamento? onde chegar?

E planejar bem é fundamental pois ... mídia é o maior orçamento de marketing Custo de produção de 1 comercial => R$ 300 M Custo de um bom flight de mídia => R$ 2 a 3 MM ineficiências podem custar caro erro no target pode levar 1/3 do previsto conservadorismo leva a ineficiências (só TV syndrome) muitas boas compras são antecipadas pacotes TV conexão com promoções e eventos

E como fazer um bom plano? Entender o GRP Escolher bem o target Definir táticas da campanha Escolher o meio de comunicação ideal Usar o feeling

GRP – Gross Rating Point Medida da soma de todas as audiências da programação Porem, mais importante é a resultante da equação: GRP = cobertura x freqüência media

Definindo o publico-alvo A quem se destina o produto? E a comunicação? Sexo: masculino/feminino/outros Idade: crianças/jovens/adultos/todos Região geográfica: Brasil/Estado de S.Paulo Classe social: A/B/C/D/E Sujeito a sazonalidade Análise psicográfica: estilo de vida

Aspectos táticos do Plano devem considerar ainda ... Impacto: muito necessário no lançamento de produtos novos ou novidades em geral Continuidade: fundamental para todos os produtos e, mais ainda, para produtos de consumo de massa “Recency”: para produtos cujo estimulo deve ser continuado e próximo ao momento de consumo Duração: longo prazo vs. Curto prazo

O Plano ...

Qual o melhor meio para atingir o objetivo? TV em geral é o mais eficiente TV a cabo permite excelente segmentação Revista e Jornal são bem apropriados para alguns produtos e targets Outdoor mostra-se muito eficiente em algumas praças Radio e Cinema podem ser um bom complemento Internet tem seu papel de modernidade

Mas o mais eficiente é a combinação de todos ou alguns desses meios

Pois cada meio isolado tem limitações ( ex. :TV) 90% 70% 50% 30% 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 cobertura

Enquanto a combinação ... 100 95,9 94,9 95 92,7 90 85

Um caso real ... Coca-Cola

E a propaganda, como anda?

Obrigado Bibliografia: -Propaganda - Profissionais ensinam como se faz (Ângelo Franzão) - Marketing ( Philip Kotler) - Propaganda de Aa Z (Rafael Sampaio)

Back-up’s

Planejar mídia é ... Definir onde queremos chegar: maior conhecimento da marca, informar um lançamento de novo produto, comunicar um novo benefício Escolher o melhor caminho: que meios usar, por quanto tempo, em qual freqüência Acomodar tudo dentro do orçamento: buscar eficiência através da combinação ótima das variáveis

Exemplo de programação Programa Audiência A 28% B 25% C 12% D 5% Total GRP’s = 70 Cobertura = 35% da população Freqüência média = 2,0 vezes

Montando a programação Adequar perfil dos meios e programas à identidade do produto => Afinidade Avaliar os programas mais eficiente – CPM cuidado com programação marginal Concentrar nos dias da semana que influam nas vendas Estar atento às oportunidades do mercado Não esquecer o público interno: trade, vendedores, funcionários

Efficiency w/ Media Mix HOW COULD THE MEDIA MIX IMPROVE COST - EFFICIENCY? Adding Media Mix to a base TV plan will achieve higher reach than using the same budget to add more TV. + 7.5 + 4.4