Progeria Mutação Génica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Doença de Tay-Sachs.
Advertisements

Electromiografia II Aula X: Miopatias Docente: Rui Braga.
Grito de gato O Síndrome Cri-du-chat, ou Grito de Gato é a delecção autossómica mais frequente no Homem. Estima-se que afecte um em 50 mil nascimentos.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
José Salomão Schwartzman
O Núcleo Celular.
Tópicos Especiais em Farmácia
Sistema Circulatório.
Distrofias Musculares
distrofias musculares
População Negra Brasileira e Suas Doenças Genética
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA
SÍNDROME DE TURNER.
Dor torácica de origens cardíacas
Sistema Circulatório.
Saúde e Exercício Físico
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Oral – o que é o escorbuto
Nós somos os seus rins e gostaríamos que nos conhecesse melhor!
Anabolizantes Colégio Pessoa Tema:Anabolizantes e Esteróides
Casos especiais da expressão da herança monogênicas
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Doenças Cardiovasculares
A osteoporose é uma doença?
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007
OSTEOPOROSE.
ANOMALIAS.
ATIVIDADES FÍSICA E PROMOÇÃO À SAÚDE
Anomalias relacionadas aos cromossomos
O que é a Sida?.
O sistema cardiovascular
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos
Distúrbios de genes únicos
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Infarto Agudo do Miocárdio
Doenças do Sistema digestivo
Anemias.
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
GENÉTICA E ENVELHECIMENTO
Carlos Alfredo de Carvalho Neto Monitoria Genética Médica
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
MARCADORES CARDÍACOS.
Síndrome de Marfan Isabel Munhoz.
Doenças Cardiovasculares
Cardiologia e Alimentos Funcionais 2012
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
Sistema Circulatório.
Cardiomiopatia Hipertrófica Familial
MIOPATIAS.
POLIMIALGIA REUMÁTICA E ARTERITE DE CÉLULAS GIGANTES
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
O sistema cardiovascular
FUNDAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Hemoglobinopatias e Genética Bioquímica
Nathalia Raposo Thompson
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
do sistema cardiovascular
Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes
DOENÇA NEURO MUSCULAR ERRO INATO DO METABOLISMO
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
Transcrição da apresentação:

Progeria Mutação Génica

O que é a Progeria afinal? Progeria provém do Grego e significa “envelhecimento prematuro”. Progeria ou síndrome de Hutchinson-Gilford, é uma mutação génica extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Esta doença manifesta-se numa criança entre 8 milhões de recém-nascidos.

Mutação que provoca Progeria O gene LMNA codifica as proteínas Prelamina A e Prelamina C, que se sabe serem muito importantes na estabilização da membrana interior do núcleo das células, sendo a base estrutural que mantém a célula em equilíbrio. Nas crianças com Progeria existe uma ligeira mutação do gene LMNA, que provoca uma produção anormal da proteína Prelamina A, chamada Progeria, que resulta do desaparecimento de cerca de 50 aminoácidos dentro da proteína Prelamina A. Esta alteração parece desestabilizar o núcleo das células, mudando a sua forma e sendo particularmente nociva para os tecidos sujeitos a forças físicas como os cardiovasculares e os musculares ligados ao esqueleto. A mutação do gene causa uma forma alterada tornando as células instáveis e danifica o núcleo, impedindo a regeneração dos tecidos e provocando a morte prematura das células. Comparação de um núcleo celular normal e outro de pacientes com essa doença.

Haverá cura? A doença ainda não tem cura, apenas tratamentos experimentais, e não existe actualmente nenhum exame que certifica o diagnóstico de progeria. Para reduzir os efeitos da doença, são receitados medicamentos que visam tratar os sintomas: Complexos vitamínicos; Co-enzima Q-10; Ácidos-Gordos; Vitamina E; Antioxidantes; Hormona do Crescimento; Nitroglicerina; Aspirina; Cálcio; Morfina. O diagnóstico é fundamentalmente clínico e realizado nas crianças que apresentam os sinais iniciais da doença entre o primeiro e o segundo ano de vida. Uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. A morte precoce é causada por aterosclerose.

Características clínicas Alopecia, perda de gordura subcutânea e osteólise; Artrose; Baixa estatura ou nanismo; Cabelo rarefeito ou ausente (generalizado); Clavícula ausente ou anormal; Envelhecimento prematuro; Erupção tardia dos dentes; Face estreita; Fenótipo emagrecido; Hipoplasia terminal dos dedos; Luxação do quadril; Mobilidade articular diminuída; Pele fina; Pilosidade corporal reduzida; Puberdade tardia; Sobrancelhas ausentes/rarefeitas; Unhas finas; Choro/voz anormal; Fontanela grande; Lábios finos; Lóbulo do pavilhão auricular pequeno.

Sintomas As crianças com Progeria nascem aparentemente saudáveis e só começam a evidenciar sintomas de envelhecimento prematuro entre os 18 e os 24 meses. Tanto o desenvolvimento intelectual como a mobilidade não são afectados. Também o sistema imunológico funciona normalmente. A nível da estrutura do esqueleto, estas crianças apresentam osteoporose e escoliose. As restantes alterações incluem: a pele, com áreas de pele normal que alterna com zonas em que a epiderme apresenta um aumento de melanina da camada basal; a derme é delgada; no tecido subcutâneo existe perda de tecido adiposo; ao nível cardiovascular encontram-se placas ateromatosas nas artérias coronárias, na aorta e nas mesentéricas; calcificações das válvulas aórtica e mitral; fibroses; isquemia e enfarto do miocárdio.

Sintomas Os sintomas incluem: Deficiência de crescimento: perca de massa corporal e de cabelo, pele enrugada; Doenças cardiovasculares, rigidez nas articulações, aterosclerose generalizada.; Estas crianças têm uma predisposição genética para doenças cardíacas associadas ao envelhecimento, no entanto sintomas característicos de idade avançada como cataratas, Alzheimer, distúrbios senis, não têm sido registados.