Logística como fator determinante para garantir a competitividade.

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Transcrição da apresentação:

Logística como fator determinante para garantir a competitividade. PAINEL: Logística como fator determinante para garantir a competitividade. BELÉM-PA

BELEM SÃO LUIZ FORTALEZA NATAL RECIFE PERU MACEIO SALVADOR VITÓRIA RIO DE JANEIRO SANTOS FLORIANÓPOLIS CHILE RIO GRANDE MOTIVIDÉO GOLFO DE SÃO MATIAS ILHAS MALVINAS PASSAGEM DE DRAKE

FERROVIAS

Histórico As Ferrovias Brasileiras foram na sua quase totalidade construídas pelo setor privado até a década de 30; Em 1957, com a criação da RFFSA o sistema foi totalmente nacionalizado e estatizado; A partir da estatização, poucas ferrovias foram construídas ou remodeladas (menos de 4.000km): Vitória – Minas Carajás Ferrovia do Aço

Malha Existente

Malha Explorada

Ferrovias em Andamento 4.190 km

Ferrovias em Estudos 3.687 km

Ferrovias a Estudar 2.862 km

Agenda Estratégica das Ferrovias Expansão da Malha A participação dos modais rodoviário e ferroviário no transporte de cargas brasileiro é significativamente diferente daquela encontrada em outros países de dimensões continentais.

Oferta de Infra-Estrutura de Transportes

Concessionárias Ferroviárias

Desafio da Regulação - ANTT Criação de ambiente competitivo: Tráfego mútuo e direito de passagem; Defesa do Usuário com Elevado Grau de Dependência; Criação de Corredores Ferroviários Alternativos.

Projetos em Andamento Transnordestina; VALEC (Bahia Oeste e Ferrovia Norte Sul); Trem de Alta Velocidade; FERRONORTE – Alto Araguaia a Rondonópolis.

Ferrovia Transnordestina Extensão: 1.728 Km Previsão para Conclusão: 31/12/2010 Investimento Previsto: R$ 5,4 bilhões

Concessão VALEC – Ferrovia Norte Sul CONCEDIDO SUBCONCESSÃO TRECHO NORTE Açailândia – MA e Palmas/TO; Extensão: 720 km Valor da Outorga: R$ 1.478.205,00; Valor da Outorga: R$ .478.205,00. A CONCEDER Alvorada a Ilhéus – 1.500 km Palmas – Estrela d´Oeste – 1.480 km.

Agenda Estratégica das Ferrovias Eliminação de Gargalos 1. Passagens em Nível Críticas: Localização inadequada, com alta ocorrência de acidentes; PNs com sinalização deficiente ou inadequada; e PNs clandestinas. Existem 12.273 registros de PN´s ao longo das ferrovias, dentre as quais 2.611 consideradas críticas. Para solucionar 230 PN´s críticas/prioritárias apontadas pelas Concessionárias.

Agenda Estratégica das Ferrovias Eliminação de Gargalos 1. Propostas de Solução: Passagens em Nível Críticas Atuação da ANTT na conscientização dos órgãos responsáveis pela construção e manutenção da passagem em nível (Prefeituras e DERs); Realização e manutenção de obras de sinalização nas Passagens em Nível, pelo responsável definido no art. 10 do RTF, podendo ser Prefeitura ou DERs; Construção de contornos ferroviários pelo DNIT, eliminando excesso de PNs e invasões ao longo da via, além do PROSEFER. É importante destacar a necessidade de aglutinar esforços dos setores público e privado, para discutir e viabilizar melhorias nas condições de segurança nas áreas limítrofes das ferrovias.

Agenda Estratégica das Ferrovias Eliminação de Gargalos 2. Invasões na faixa de domínio, com instalação de: Área de lazer para comunidade, com bancos, quadra esportiva e praça; Ruas laterais as vias férreas, sendo de chão batido ou pavimetnadas; e Moradias, inclusive sobre túnel. Diagnóstico em 2007 Existem 434 invasões na faixa de domínio das malhas concedidas. A maioria ocorreu na época da RFFSA e está localizada nos grandes centros urbanos.

Agenda Estratégica das Ferrovias Eliminação de Gargalos 2. Proposta de Solução para Invasões na faixa de domínio: Apoio e parceria da ANTT nas áreas de conflito com Prefeituras e Estado, para manter os bens visando o cumprimento do Contrato de Concessão; Implantação Convênio de Cooperação Técnico-Operacional, celebrado pelo Ministério das Cidades e o Ministério dos Transportes com a Caixa Econômica Federal e a RFFSA; Construção de contornos ferroviários pelo DNIT nas áreas densamente povoadas, com predominância de invasões ao longo da linha.

Agenda Estratégica das Ferrovias Intermodalidade O crescimento da intermodalidade é fundamental para melhor utilização da Infra-Estrutura no Brasil para: Reduzir o “Custo Brasil”, em termos de transporte; Equacionar o uso das vantagens de cada modo de transporte, inclusive quanto a diminuição consumo de energia e impactos ambientais. Principais entraves ao crescimento da integração dos modos de Transporte: Condições de acesso ferroviário aos Portos; Sistema Tributário: necessita de aperfeiçoamento para a operacionalização do OTM – Operador de Transporte Multimodal, em termos de: Trâmite de documentos fiscais de transporte entre Estados; Utilização de contêineres; Incentivos fiscais para criação de terminais intermodais.

Agenda Estratégica das Ferrovias Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico

Resultados das Concessões Ferroviárias

Resultados das Concessões Ferroviárias A entrada do capital privado nas ferrovias promoveu aumento significativo nos investimentos.

Resultados das Concessões Ferroviárias Os investimentos privados promoveram o aumento de 87,6% entre 1997 e 2007 na produção ferroviária nacional, com as cargas gerais crescendo 57,8%.

Resultados das Concessões Ferroviárias A movimentação de cargas pelas ferrovias cresceu 75,8% entre 1997 e 2007.

Resultados das Concessões Ferroviárias

Benefícios da Intermodalidade

RODOVIAS

Considerações O que é o Plano CNT de Logística? O Plano CNT de Logística propõe uma rede ideal de infra-estrutura de transporte para o País, integrando as diferentes modalidades - rodoviária, ferroviária, aquaviária e aérea, de forma a oferecer maior dinamismo na movimentação de pessoas e de bens, aumentar a eficiência do setor e reduzir custos.

Considerações Entraves Severo grau de carência em infra-estrutura de transportes em função da falta de investimentos maciços; Ausência de planejamento estruturado para adequar a malha existente às necessidades atuais e dar suporte ao crescimento econômico do País; Perda de dinamismo gerada pelas deficiências de infra-estrutura.

Classificação Geral Extensão Total

PAC - RODOVIAS MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

No Modo Rodoviário, a atenção voltou-se a: Obras de recuperação da rede; Empreendimentos de expansão da malha em zonas de fronteira e de expansão agrícola; Implantação de um conjunto arrojado de obras de ampliação de capacidade. MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

A meta até 2025 é construir uma Matriz de Transporte Balanceada. MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

Obras de Recuperação da Rede. Os recursos anuais para manutenção de Rodovias: Período 2000-2004: Média de R$ 0,7 bilhão; Período Atual: média de R$ 2 bilhões. Resultados já alcançados até outubro/2008: Restauração de 11.625 Km; Contratação da conservação de 30.915 mil km; Sinalização de 5.395 mil km. MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

Expansão da malha em zonas de fronteira e de expansão agrícola. Construção e Pavimentação de Rodovias – principais obras do PAC. BR-116/BA Ponte sobre o Rio São Francisco – Divisa BA/PE (CONCLUÍDA); BR-135/BA (Div. MG/BA à Div. BA/PI); BR-153/PR (Ventania – Alto do Amparo); BR-156/AP (Ferreira Gomes - Oiapoque); BR-156/AP (Ponte Brasil – Guiana Francesa); BR-158/MT (Div. PA/MT – Ribeirão Cascalheira); BR-158/RS (Santa Maria – Rosário do Sul); BR-163/MT/PA (Guarantã do Norte/Div. MT/PA – Rurópolis/Santarém); BR-265/MG (Ilicínea – São Sebastião do Paraíso); BR-282/SC (Lajes – Campos Novos / São Miguel - Paraíso); BR-364/AC (Sena Madureira – Cruzeiro do Sul); BR-364/MT (Diamantino – Sapezal - Comodoro); BR-319/AM (Manaus/AM – Porto Velho/RO); BR-319/AM (Ponte sobre o Rio Madeira). MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

A VISÃO DA INDÚSTRIA PARA A MULTIMODALIDADE

Infra-Estrutura no Brasil

Infra-Estrutura no Brasil

O Setor de Transporte na Visão da Indústria

O Setor de Transporte na Visão da Indústria

O Setor de Transporte na Visão da Indústria

Infra-Estrutura no Brasil

Infra-Estrutura no Brasil

Infra-Estrutura no Brasil Contribuição para Mudanças.

Infra-Estrutura no Brasil Contribuição para Mudanças.

Infra-Estrutura no Brasil Contribuição para Mudanças.

Infra-Estrutura no Brasil Contribuição para Mudanças

Alterações na Matriz de Transportes

Alterações na Matriz de Transportes Hidroviário Ferroviário Rodoviário

Infra-Estrutura de Transporte no Brasil DESAFIOS Integração de Bacias; Implantação de Hidrovias; Implantação / Integração de Ferrovias.

Infra-Estrutura de Transporte no Brasil Implantação de Hidrovias; Integração de Bacias.

Infra-Estrutura de Transporte no Brasil

8 Anos, o transporte de contêineres na cabotagem cresceu 26 vezes. Movimentação de Contêineres na Cabotagem 1999 a 2007 MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

Novos Projetos Ferroviários de Carga

OBRIGADO! BELÉM-PA EDSON TAVARES, Diretor Superintendente Tour Virtual Celular: 62 9227-6600 Fone: 62 3310-6101 Fax: 62 3310-6161 E-mail: edson.tavares@portocentrooeste.com.br Tour Virtual www.portocentrooeste.com.br BELÉM-PA