Alimentação e Saúde Alimentos Funcionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
Advertisements

Contagem Carboidratos
Curiosidades Alimentares
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
ALIMENTOS FUNCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE DAS POPULAÇÕES
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
VI SAFE - Nutrição Alimentos Funcionais
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Alimentação saudável.
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
PROPRIEDADES DA LINHAÇA
LICOPENO, UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: SAÚDE E BELEZA DA MULHER
O que é a doença renal crónica?
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Uma estratégia para começar bem o dia!
Alimentação saudável- Corpo saudável
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Equipe de Reeducação Alimentar E&P-SERV/US-AP/SMS
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROPRIEDADES DA LINHAÇA.
Os alimentos antioxidantes são importantes na hora de prevenir doenças e equilibrar as funções vitais no organismo. Saiba identificá-los O QUE ESPERAR.
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
BELEZA NATURAL UM BRINDE À SUA SAÚDE!.
A influência da mídia na alimentação
Os 10 Alimentos Mais Saudáveis Do Mundo
Exercício de Fixação Junho 2009
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Propriedades da Linhaça
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Orientação Nutricional
Alimentação saudável.
Alimentação Milagrosa
Dra.Henriqueta Tereza do Sacramento
HIPERTENSÃO.
ALIMENTOS FUNCIONAIS Dra.Henriqueta Tereza do Sacramento
Juliana Bastos Sabio Nutricionista CRN 28875
Quais são as funções do rim?
ALIMENTOS PARA PROMOVER O BOM HUMOR
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Equipe de Reeducação Alimentar E&P-SERV/US-AP/SMS
Profª Letícia Lazarini de Abreu
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Drª Luciana Resque Bioquímica
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Fibras alimentares.
Bem estar físico, mental e social
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO Prof. Me. Jaqueline Della Torre Martins.
Óleo de coco é hit do verão.
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
Transcrição da apresentação:

Alimentação e Saúde Alimentos Funcionais Maria Risoneide Vasconcelos Nutricionista

(Declaração Universal dos Direitos Humanos) Alimentação e Saúde “A Alimentação e a Nutrição constituem requisitos básicos para a Promoção e a Proteção à Saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de Crescimento e Desenvolvimento Humano com Qualidade de Vida e Cidadania”. (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Alimentos Funcionais “Alimento funcional é aquele que além das funções nutritivas básicas, apresenta uma ou mais substâncias com funções fisiológicas e benéficas à saúde do homem, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças”.

Alimentos Funcionais AVEIA Ajuda a diminuir o colesterol “ruim”, o LDL. Ajuda a melhorar a prisão de ventre - fator de risco para o câncer de intestino. Quantidade recomendada: 3 colheres de sopa por dia de farelo de aveia; 4 colheres de sopa de aveia.

Alimentos Funcionais ALHO Reduz a pressão arterial; Protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim; Aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL; Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos; Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

Alimentos Funcionais AZEITE DE OLIVA Auxilia na redução do LDL – “Colesterol ruim”; Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração; Substitua a manteiga e margarina pelo azeite de oliva, procure o extra virgem; Use-o com: pão, biscoito, inhame, aipim, cuscuz, saladas, sopas, etc; Quantidade recomendada: uma colher de sopa

Alimentos Funcionais CASTANHA-DO-PARÁ Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Rica em Selênio – mineral presente em mais de 300 enzimas do organismo. Quantidade recomendada: 1 unidade por dia

Alimentos Funcionais CHÁ VERDE Auxilia na prevenção de tumores malignos além de retardar o envelhecimento. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade. Quantidade recomendada: De 4 a 6 xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago).  

Alimentos Funcionais FRUTAS E VERDURAS Ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. O consumo regular de frutas e verduras variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças como catarata. 4ª causa de morte no mundo - o baixo consumo de frutas e verduras. Quantidade recomendada: três a cinco frutas e pelo menos 3 tipos de verduras diferentes por dia .

FRITURAS E MOQUECAS inativam o efeito protetor Alimentos Funcionais PEIXES Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau), previnem infartos e derrames – protegem o coração, reduzem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o “bom” (HDL); Podem reduzir dores de artrite, melhorar a depressão e proteger o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer; Quantidade recomendada: 180 gramas por semana (p/ reduzir risco de doenças do coração); Substituir a carne 2 a 3 vezes por semana, COZIDO, ASSADO OU GRELHADO FRITURAS E MOQUECAS inativam o efeito protetor

Alimentos Funcionais SOJA Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol LDL; Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração; Ajuda a regular o intestino; Pode ajudar a amenizar incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon; Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia (uma xícara de chá).

Alimentos Funcionais TOMATE Auxilia na prevenção do câncer de próstata; Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia Outros alimentos fontes de licopeno: Melancia Goiaba Mamão Caqui

Alimentos Funcionais UVA VERMELHA Substância: RESVERATROL - presente no vinho tinto seco ou no suco de uva vermelha; Ajuda a aumentar o colesterol bom; Evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração; Quantidade recomendada : dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto SECO por dia.

Obesidade: Doença Inflamatória A obesidade é uma doença de causa multifatorial, onde vários fatores estão envolvidos, os genéticos e os desequilíbrios nutricionais. Sabe-se que apenas 30% da influência para o desenvolvimento da obesidade são genéticos e que em indivíduos onde existe esta tendência, a expressão ainda depende de 70 % de fatores ambientais, como: alto consumo alimentar, diminuição do gasto calórico, deficiência de micronutrientes envolvido na regulação de processos hormonais e metabólicos. Assim sendo, as alterações nutricionais promovem diversas modificações metabólicas, que conjuntamente levam ao excesso de gordura corporal – aumento na síntese e deposição de gordura, diminuição de sua oxidação, aumento no nº de adipócitos, redução da termogênese, diminuição da massa magra, aumento do consumo alimentar - levando o risco de várias co-morbidades.

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA Um dieta anti-inflamatória consiste em incluir alimentos com propriedades funcionais e nutrientes antioxidantes, proteínas de qualidade, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras insaturadas, proporcionar hidratação ao organismo, por meio da ingestão de boas quantidades de água filtrada e incluir bebidas antioxidantes como o chá verde. O consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico, como a farinha refinada e açúcar de mesa, geram constante inflamação celular, são digeridos com rapidez, convertendo-se rapidamente em açúcar na corrente sanguínea, liberando quantidades altas de insulina pela pâncreas, afim de controlar o excesso de açúcar lançado ao sangue, o que gera sobrecarga metabólica e predispõe ao acúmulo de gordura corporal.

PIRÂMIDE

ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIO

ALIMENTOS E HUMOR

Os alimentos e o Humor Cafeína (em excesso) A cafeína produz um "boost" de energia, ou seja, um aumento no estado de alerta, por isso as algumas pessoas consomem e café para permanecerem em estado de alerta. A cafeína causa dependência física e psicológica. Opera por mecanismos similares às anfetaminas e à cocaína agindo nos mesmos receptores do sistema nervoso central (SNC).Seus efeitos, contudo, são mais fracos. O mais importante é o efeito que a cafeína tem sobre o sono.

Os alimentos e o Humor Álcool • É um agente depressivo do sistema nervoso central (SNC) • Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. • O efeitos do uso prolongado do álcool são doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. • Além disso, o uso crônico abusivo do álcool, acarreta perda de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.

Os alimentos e o Humor Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal (também para o bom humor) é alimentar-se seis vezes ao dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.

Os alimentos e o Humor