SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AUDITORIA - CA
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA
Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Momento histórico Se o controle econômico-financeiro não tivesse falhado, se as auditorias dos Bancos Centrais fossem mais competentes e criativas, quanto.
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
ENCAMINHAMENTOS DA CIB SOBRE SITUAÇÃO RAG 2007 E 2008 Envio de ofício aos municípios que não encaminharam RAG 2007 e 2008 e não justificaram informando.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria
ENCONTRO FNS/DICON – 2º SEMESTRE DE APRESENTAÇÃO DA PALESTRA PARA O FNS/MS Público Alvo: Dirigentes e técnicos do Ministério da Saúde, do Fundo Nacional.
Projeto de Informatização do SNA
Resultados Alcançados em 2004 Paulo Sérgio Nunes Diretor DENASUS Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS.
Auditoria no Sistema Único de Saúde Brasil
SISAUD/SUS.
SISAUD Sistema de Auditoria
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Fluxograma de Procedimentos
A Incorporação da Regulação e Auditoria da Atenção em Saúde
As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS - DENASUS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
O Sistema único de saúde
Avaliação de Desempenho Individual Coordenadoria de Planejamento de Saúde Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde Maio / 2006.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde – GNACS Estrutura Organizacional e Atividades Executadas em
DIRETRIZES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES 2015 – CEFOR, G
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
MÓDULO AUDITORIA E CONTROLE INTERNO SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA AUDITORIA NA ATENÇÃO BÁSICA ANA MARIA FARIAS DE VASCONCELOS

Referencial Legal - Previsto no art.16, inciso XIX da Lei Federal nº 8.080/1990; - Instituído pela Lei Federal nº 8.689/1993; -Regulamentado pelo Decreto Federal n° 1.651/1995.

Missão “Realizar auditoria no SUS, contribuindo para qualificação da gestão, visando melhoria da atenção e do acesso às ações e aos serviços de saúde”.

Constituído por: - Componente Federal - Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS /DIAUD/SEAUD; - Componente Estadual ; - Componente Municipal.

Componente Federal – Unidades Desconcentradas nos Estados – Serviços de Auditoria – SEAUD - Equipe multiprofissional; - Ferramenta: Sistema de Auditoria do SUS–SISAUD/SUS; - Processo de Trabalho no Serviço de Auditoria.

Demandantes - Ministério da Saúde; - Ministério Público; - Conselhos de Saúde; - Controladoria Geral da União; - Usuários do SUS.

Fases da Auditoria 1- Planejamento: - Composição da equipe/coordenador; - Determinação dos objetivos do exame analítico e operativo; - Identificação do universo a ser auditado; - Identificação das fontes de informação; - Identificação dos documentos de referência; - Estabelecimento de técnicas.

Fases da Auditoria 2- Fase Analítica: - Emissão do comunicado de Auditoria; - Relatórios e documentos que vão ser analisados/cruzados (SIA, SIH,SIAFI); - Relatórios de auditorias anteriores; - Normas e instruções vigentes; - Legislação específica; - Outros documentos pertinentes.

Fases da Auditoria 3- Fase Operativa: - Reunião de abertura; -Entrega do Ofício de Apresentação e do Comunicado de Auditoria; - Apresentação dos auditores; - Solicitar/confirmar quem será o acompanhante da auditoria;

Fases da Auditoria -Recebimento dos documentos solicitados; -Análise da documentação; -Estabelecer/definir os arranjos logísticos (sala de trabalho dos auditores etc); -Verificação da estrutura, dos processos e dos resultados.

Fases da Auditoria 4- Elaboração do Relatório. 5- Notificação dos responsáveis. 6- Apresentação das justificativas. 7- Encerramento da auditoria. 8- Encaminhamentos e acompanhamentos das recomendações.