Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
1ª Geração: Nacionalidade
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Revisão – professora Margarete
Neoclassicismo.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
PARNASIANISMO LITERATURA.
A Besta Humana Émile Zola. Definição Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século.
Parnasianismo Principais Aspectos.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix.
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Contextualização histórico-literária
Romantismo brasileiro
gênero textual _ poesia
ÉPOCAS DA LITERATURA PORTUGUESA
ROMANTISMO.
O Romantismo.
Poesia Lírico-Indianista
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
NATURALISMO.
REALISMO E NATURALISMO
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
RENASCIMENTO Classicismo
Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut
IDENTIDADE NACIONAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
Arcadismo ou Neoclassicismo
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA ANTONIO CANDIDO
Contextualização histórico-literária
O Romantismo Thomas Jones, O Bardo (1774)..
O Romantismo no Brasil Slides
LITERATURA BRASILEIRA I
Prof. Esp. Suzana de Morais
O RETORNO DA FAMÍLIA REAL E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE
Contextualização histórico-literária Sequência 2
Humanismo Período literário.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
O Romantismo.
Mural de Arm Collective, Lisboa
CUCA – LITERATURA – TEMA 5
1ª Geração: Nacionalidade
A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.
Romantismo (1) 2ª Geração.
CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS
Conteúdo Gênero textual
Arcadismo Introdução.
LUÍS DE CAMÕES.
Poesia Trovadoresca Contextualização histórico-literária.
LITERATURA TURMA 201 PROF. GEFERSON ARAUJO P1.
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

Características e contexto histórico

CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram estabelecidas pelo romance "Os sofrimentos do jovem Werther", de Goethe, publicado na Alemanha em  Na Inglaterra, o Romantismo se manifesta nos primeiros anos do século XIX, com destaque para a poesia ultra-romântica de Lord Byron e para o romance histórico Ivanhoé, de Walter Scott.  Também figuram entre as primeiras obras do início da revolução romântica na Europa os livros Manon Lescut, do árabe Prévost (1731), e a História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Na literatura, as principais características do romantismo são:  Oposição ao modelo clássico;  Estrutura do texto em prosa, longo;  Desenvolvimento de um núcleo central;  Narrativa ampla refletindo uma sequência de tempo;  O indivíduo passa a ser o centro das atenções;  Surgimento de um publico consumidor (folhetim)  Uso de versos livres e versos brancos;  Exaltação do nacionalismo, da natureza e da pátria;  Idealização da sociedade, do amor e da mulher;  Criação de um herói nacional;  Sentimentalismo e supervalorização das emoções pessoais;  Saudades da infância;  Fuga da realidade;

OPOSIÇÃO AO CLÁSSICO  No início, todos os movimentos em oposição ao clássico eram considerados românticos. Dessa maneira, os modelos da Antiguidade Clássica foram substituídos pelos da Idade Média quando surgiu a burguesia.  A arte, que antes era de caráter nobre e erudita, passa a valorizar o folclórico e o nacional. Ela extrapola as barreiras impostas pela Corte e começa a ganhar a atenção do povo.  A arte romântica, ao romper as muralhas da Corte e ganhar as ruas, liberta-se das exigências dos nobres que pagavam sua produção e passa a ter um público anônimo. É o surgimento do público consumidor, impulsionado no Brasil pelo folhetim, uma literatura mais acessível.  Na prosa, o aspecto formal do Classicismo é deixado de lado.  O mesmo ocorre com a poesia, com os versos livres, sem métrica e sem estrofação. A poesia também é caracterizada pelo verso branco, sem rima.

NACIONALISMO  Os românticos pregam o nacionalismo, incentivam a exaltação da natureza pátria, o retorno ao passado histórico e na criação do herói nacional.  Na literatura europeia, os heróis nacionais são belos e valentes cavalheiros medievais.  Na brasileira, são os índios, igualmente belos, valentes e civilizados.  A natureza também é exaltada no Romantismo.  Esta é vista como uma extensão da pátria ou refúgio à vida agitada dos centros urbanos do século XIX. A exaltação à natureza ganha contornos de prolongamento do escritor e de seu estado emocional.

Os sofrimentos do jovem Werther (1774)

SENTIMENTALISMO ROMÂNTICO  Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo.  É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo.  Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio. São características do movimento romântico:  As fugas da realidade por meio do abuso de álcool e ópio  A idealização da mulher, da sociedade e do amor bem como a saudade da infância  E a busca constante por casas de prostituição.

ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL  O romantismo em Portugal tem como marco inicial a publicação, em 1825, do poema “Camões” escrito por Almeida Garrett.  A obra foi produzida durante seu exílio em Paris.  Os primeiros anos do Romantismo português coincidem com as lutas civis entre liberais e conservadores.  A renúncia de Dom Pedro ao trono brasileiro e sua luta pelo trono de Portugal ao lado dos liberais, veio intensificar esses conflitos.  No Brasil, duas publicações são consideradas o marco inicial do Romantismo.  Ambas foram lançadas em Paris por Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836: “A Revista Niterói” e o livro de poesias “Suspiros Poéticos e Saudades”.

Romantismo: principais características e contexto Fontes: Toda Matéria