1 Crime Organizado no Brasil: casos práticos e propostas para atuação do Ministério Público Renato Oliveira Procurador da República Maceió, maio de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
AÇÃO 06 Elaborar Anteprojeto de Lei para inserção, no ordenamento jurídico brasileiro, de tipos penais previstos em Tratados e Convenções Internacionais.
Comissão de Educação dos Profissionais
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
ACONTRIBUIÇÃO PENAL NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos EQUIPE Coordenador: Francisco José Marques Analistas:
Francine Martel-Vaillancourt Vice-ministra Novembro de 2002
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
Bianca Pedroso Acordo CONACI/ Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC.
PLENÁRIA FINAL.
República Federativa do Brasil Programação Orçamentária 2007 Cenário: Fevereiro/ Rev Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria.
Competências e obrigações da SUDAM
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
ESTRATÉGIA NACIONAL DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – ENASP E OS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Cpadsi Centro de Pesquisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
Corrupção consome R$1,1 mil em média de cada brasileiro. São R$ 200 bilhões por ano perdidos para a corrupção no Brasil. ISTO É FATO.
(Primeira ação de planejamento para a área fim do MP)
Rio Mulher.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Planejamento Estratégico A Governança Judiciária - Desafios para 2020
II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O CRIME ORGANIZADO 25 & 26 de Setembro de h ás 19h Auditório da Polícia Federal - RJ Avenida Rodrigues Alves,
Antonio Carlos Ferreira de Sousa Diretor de Análise e Fiscalização
3.o Congresso Internacional da Abraji – Belo Horizonte – 10/05/08 Introdução ao Direito para jornalistas.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Procuradoria Geral do Estado
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
O ENVOLVIMENTO DO COAF NA SUA APURAÇÃO
Antonio Carlos Biscaia Ética na vida, coragem para agir.
ATUAÇÃO INTEGRADA COM A ÁREA CRIMINAL. CONTEXTUALIZAÇÃO ASPECTOS PRÁTICOS REFLEXÕES COMPARTILHADAS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
“O índice de cálculo para atualização monetária das dívidas dos Estados e Municípios” Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

1 Crime Organizado no Brasil: casos práticos e propostas para atuação do Ministério Público Renato Oliveira Procurador da República Maceió, maio de 2008

2 Casos práticos

3 Máfia da Previdência (Jorgina) Ações previdenciárias fraudulentas na Baixada Fluminense (Justiça Estadual), com cálculos fraudados o fortalecimento das carreiras de Estado a lavagem de dinheiro anos depois: operação Branca de Neve

4 Jogo do Bicho no Rio de Janeiro Jogos de azar, corrupção ativa (homicídios): prisão no início da década de 1990 o prestígio social: patrocínio do carnaval carioca, etc.

5 TRT-SP Construção superfaturada do fórum trabalhista de São Paulo Investigação direta pelo MP Informante (ex-genro de Nicolau) Cooperação com a Suíça

6 Caso Banestado Evasão de divisas para paraísos fiscais, principalmente no Paraná via contas CC5 a força-tarefa a delação (cooperação eficiente) premiada a cooperação internacional

7 Caso Arcanjo (O Comendador) - MT Agiotagem (cobrança violenta) - exploração de jogo do bicho, bingos e caça-níqueis – evasão de divisas – homicídios – financiamento de campanhas Atuação conjunta MPE e MPF Prestígio social Administração dos bens apreendidos Extradição do Uruguai

8 PCC Proteção a presos, ameaças, atentados aperfeiçoamento do sistema penitenciário implantação do juízes sem rosto?

Comandos do Rio de Janeiro Tráfico de drogas(e armas), assaltos, homicídios, corrupção ativa aperfeiçoamento das polícias políticas sociais (habitação, educação, saúde, saneamento, etc) "Já tiraram os dois pés? E os dedinhos?" "O dia que qualquer polícia começar a mexer com a minha família eu vou para a imprensa. Tenho certeza de que cinquenta policiais perdem a carteira" Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar

10 Mensalão Compras de votos de parlamentares (Roberto Jefferson X José Dirceu) Depuração da política (a partir das bases)

11 Gangue fardada Assaltos, crimes de mando conscientização da sociedade sobre o papel da polícia

12 Anaconda Sentenças judiciais (ex-Juiz Rocha Mattos), lavagem de dinheiro Prioridade para a depuração dos órgãos judicantes

13 Guabiru Desvio de verbas federais destinadas à merenda escolar Perícias os percalços do foro privilegiado

14 Sanguessugas Negociação de emendas orçamentárias (dezenas de parlamentares envolvidos) e fraudes em licitações de ambulâncias (Planam) Controle de emendas orçamentárias Transparência nos gastos públicos

15 Carranca Licitações superfaturadas (verbas federais) em prefeituras de Alagoas as mega-operações policiais acesso à informação X segredo de justiça o tempo da imprensa e o tempo do processo

16 Taturana Assembléia Legislativa de Alagoas: folha fantasma, apropriação de recursos públicos, estelionato na DIRF, fraudes em financiamentos, lavagem de dinheiro Semelhança com a AL RO (Dominó) integração entre Ministérios Públicos Força-tarefa informal o controle do Legislativo, inclusive pelo voto popular

17 Propostas de atuação do Ministério Público

18 Participar ativamente das metas da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro) C onscientizar a sociedade civil sobre a necessidade de prestar informações. ex.: palestras para setor imobiliário, setor financeiro, empresários, vereadores, sindicatos, conselhos municipais, etc. Participar da capacitação de servidores públicos no possível enfrentamento de questões penais

19 Incentivar a criação de varas especializadas?? Formação de cadastro nacional de imóveis Cobrar do MICT a integração das juntas comerciais através de sistema Combater a corrupção ativa e passiva e a lavagem de ativos Seguir o dinheiro (follow the money) Cobrar o aperfeiçoamento: do sistema de proteção a testemunhas do sistema penitenciário

20 Internamente Investir em capacitação de membros e servidores Sempre aperfeiçoar-se tecnologicamente Ampliar corpo técnico Cargo de analista de informações Segurança orgânica Aprofundar o emprego de técnicas de investigação nos aspectos patrimoniais, telefônicos financeiros e fiscais Criar forças-tarefa em casos específicos Atuação coordenada entre as instâncias

21 Alterações legislativas Delimitação do papel do agente infiltrado Administração, alienação antecipada e perda de bens Prerrogativa de foro (foro privilegiado) Sigilo bancário Sigilo fiscal (MPs estaduais) Cooperação judiciária internacional (autoridade central) Definição das pessoas politicamente expostas Criminalização da conspiração Meios eficazes de controle externo da atividade policial Criminalização do enriquecimento ilícito

22 Convencimento jurisprudencial Poderes investigatórios Presunção de não-culpabilidade: recuperar a prisão decorrente de sentença. O exemplo do TPI para prisões preventivas (art. 81, 3) Cooperação jurídica internacional Sigilo fiscal (MPF)

No plano internacional Ajudar a combater paraísos fiscais Fomentar a cooperação mútua Obs.: importações do Brasil em principais países de aquisição

24 F I M