Histórico/ Evolução da EaD Cursos por Correspondência - Século XIX Brasil - Instituto Universal Brasileiro Acréscimo de novas mídias - Século XX Rádio, fitas de áudio, televisão, vídeo e telefone Computador sem ligação a rede - final do Século XX CD-ROM Pouca ou nenhuma interatividade entre professores / alunos – alunos/alunos.
Advento da Internet Aprendizagem por e-learning - a partir de 1995 Interatividade entre os atores Convergência de mídias Ganho de qualidade nas ações Mudança de paradigma de aprendizagem Aprendizagem por m-learning - em aprimoramento Acesso pelo celular e dispositivos móveis SMS – fase inicial Conteúdo interativo, áudio e vídeo Voltado para alunos sem acesso a equipamento fixo Permitem interatividade de um grupo com um grupo
E-learning Ambientes colaborativos online que possibilitam: Disponibilizar conteúdo Gestão acadêmica Troca e repositório de material Atividades interativas como: fóruns, quiz e chats Contato por e-mail
Videconferência Criada como ferramenta para comunicação empresarial para reunião – nas últimas décadas passou a ser utilizada com um fim educativo é a mídia aplicada na EaD mais próxima do presencial. Infraestrutura necessária: – computador com câmera e microfone, conexão (internet ou intranet) e/ou antena de recepção.
Experiência SESC Cenário Departamentos Regionais localizados em todos as unidades da Federação Unidades operacionais em todos os Regionais Atuação nas áreas finalísticas: Saúde, Lazer, Cultura, Educação e Assistência Necessidade de capacitar = alto custo na modalidade presencial
Experiência SESC Histórico Curso de gestores FGV – março 2006 Necessidade de capacitar = alto custo presencial Aquisição da ferramenta IPTV – pontos de recepção nas sedes 1º curso - musculação – experimental - maio 2006 - aproveitando a estrutura dos NDTS Desafio: Lidar com resistências e dar credibilidade às ações.
Experiência SESC Hoje Ampliação dos pontos de recepção para unidades do interior + 180 localidades – em 2008 Oferta de cursos em todas as áreas de atuação – média de 25 ações anuais Projetos de capacitação – Cronograma anual de ações – outubro do ano anterior – Professores reconhecidos – Fundamentação no cumprimento de diversas etapas de planejamento Realização de reuniões entre DN e DR e DR e Unidades
Nº de atividades/temas Participações registradas Experiência SESC Hoje 2011 Nº de atividades/temas Participações registradas 36 5.808 Estratégica: Abrangência Redução de custos Capacitar com qualidade muitas pessoas em pouco tempo
Experiência SESC Formas de Interatividade – Vídeo e voz, chat público, chat privado e enquetes. Possibilidades de transmissão de informações – Apresentações (arquivo), vídeo, áudio, simulações (demonstração de software, exemplos práticos entre outros).
Experiência SESC Exemplos
Experiência SESC Futuro Videoconferência: Aumentar a banda para possibilitar interação de vídeo e voz no interior – hoje só chat Disponibilizar ambiente virtual de aprendizagem visando: Melhoria da comunicação com os NDT’s. Integrar as mídias Aprofundar o conteúdo das videoconferências Gestão do conhecimento Gerenciar de Informações Redução do fluxo de papel
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo.” (Paulo Freire) Obrigada!!!