Lição 03: A origem do evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Advertisements

Sinais de uma igreja avivada
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
Orientações ao professor
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
Amor que restaura amizades
Amor que restaura amizades
Nova geração, antigos pecados
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
A perceptível presença de Deus
O privilégio de servir a Cristo
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
Lição 11 “Vida após a morte?”.
Orientações ao professor
O Criador e o dinheiro 1 DE OUTUBRO DE 2016
Orientações ao professor
FILIPENSES. FILIPENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Orientações ao professor
Nas Leituras bíblicas da liturgia de hoje (18/04/2015) ressoa duas vezes a palavra «testemunhas». A primeira vez é dita por Pedro: ele, depois da cura.
CRISTOLOGIA.
Lição 1 Seja forte e corajoso!.
Lição 5 Muros vêm abaixo.
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Lição 04 O que é igreja missional?
Orientações ao professor
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
1.
LEITURA I – Prov 31, SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127
Orientações ao professor
“PARA QUE SEJAM UM” Lição 3 para 20 de outubro de 2018.
Lição 08 O Espírito Santo na missão
O RETRATO DO HOMEM DA CIDADE, ONTEM E HOJE Aula 1: Romanos 1
Lição 13 A missão foi realizada
A vida cristã é vitoriosa
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Lição 07 O Senhor do sábado. Lição 07 O Senhor do sábado.
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 04 Fiquem firmes. Lição 04 Fiquem firmes.
Lição 11 Os opositores da missão
Lição 10 Ninguém vos engane. Lição 10 Ninguém vos engane.
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
Segunda carta do Apóstolo João ENVIE ESTE TEXTO AOS TEUS AMIGOS
Lição 12: As marcas do evangelho
1 À igreja de Deus em Corinto. 1 À igreja de Deus em Corinto.
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 11: O próximo e o evangelho
4 A mensagem da cruz. 4 A mensagem da cruz Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir lembrar que a pregação bíblica deve conter sempre.
Lição 02: A defesa do evangelho
Lição 07: O pastor e o evangelho
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
Lição 08: A liberdade do evangelho
Lição 06 O abençoado descanso. Lição 06 O abençoado descanso.
Transcrição da apresentação:

Lição 03: A origem do evangelho

Lição 03 A origem do evangelho

Objetivo Mostrar a defesa de Paulo diante dos judaizantes que questionavam o evangelho que anunciava e a legitimidade de seu apostolado.

Texto-base Mas informo a vocês, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é mensagem humana. (Gl 1:11)

Introdução Imaginou comprar um alimento orgânico e descobrir que procede de uma plantação onde foram utilizados agrotóxicos? Sendo assim, a origem é realmente importante. E quanto ao evangelho? Será que importa sabermos a sua procedência? Vem da terra ou do céu?

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA Por verem na mensagem de Paulo uma ameaça, os falsos mestres lançavam várias acusações infundadas contra ele. Diziam que o evangelho dele provinha de homens e não de Deus e que ele não era um apóstolo de verdade.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. A origem é divina: Paulo inicia sua defesa às acusações dos judaizantes mostrando a origem divina do evangelho que pregava. Ele apresenta os seguintes argumentos: O evangelho divino não foi inventado pelos homens. O evangelho divino não foi revelado pelos homens.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. A origem é divina: O evangelho divino não foi inventado pelos homens: O evangelho não é o resultado da criatividade ou da engenhosidade humana. Ele é uma mensagem dos céus para os homens. O evangelho divino não foi revelado pelos homens: O mesmo Jesus que anunciou o evangelho aos seus primeiros discípulos também transmitiu o evangelho a Paulo. O mesmo Cristo que ensinou aqui na Terra, também ensinou, do céu, o apóstolo Paulo.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. O resultado é divino: Paulo prova que o evangelho que anunciava era divino demonstrando isso através de seu exemplo pessoal. Sua vida era uma prova irrefutável de que o evangelho que anunciava era verdadeiro, pois o transformara radicalmente. Somente o verdadeiro evangelho poderia trazer resultados tão formidáveis.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Quem eram os falsos mestres judaizantes, no que criam e o que ensinavam? Quais eram as acusações que estavam levantando contra Paulo? 02. Após ler Gálatas 1:11-12, responda: Por quais razões é possível afirmar que o evangelho que Paulo pregava era divino? Baseie-se no item 1. 03. Quem era Paulo, antes de se converter a Cristo? Por que ele conta seu testemunho de vida? O que ele deseja provar sobre o evangelho? Para responder, baseie-se no item 2 e em Gálatas 1:13-14. 04. Além de tornar-se cristão, Paulo também recebeu um chamado. Que chamado foi esse? Por que isso é tão extraordinário? Baseie-se no item 2 e em At 9:8-18, 22:21, 26:15-18; 1Co 9:1, 15:8; Gl 1:15-16.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 1. Precisamos ser convictos em relação à veracidade do evangelho de Cristo. Infelizmente, muitos cristãos começam a duvidar do evangelho em que creram, quando começam a dar ouvidos a falsos mestres, bispos e apóstolos. Duvidamos do verdadeiro evangelho de Cristo, quando não temos segurança bíblica daquilo que cremos. 05. Comente com os demais alunos da Escola Bíblica sobre os inúmeros evangelhos falsificados de nossos dias. Cite alguns destes “evangelhos piratas”. Por que muitos cristãos se tornam céticos?

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 2. Precisamos ser convictos em relação aos resultados do evangelho de Cristo. O verdadeiro evangelho faz exatamente isto: tira as pessoas da lata de lixo das vidas desperdiçadas e descartadas deste mundo e as transforma para a glória de Deus. Pessoas que, antes, desonravam a Deus, agora o glorificam. 06. Converse com os demais alunos sobre como o verdadeiro evangelho transforma as pessoas. Se desejar, compartilhe seu testemunho pessoal.

Desafio da semana Nos dias de Paulo, os hereges judaizantes acrescentavam ao evangelho a obediência às regras da Lei Cerimonial e costumes judaicos. Hoje, não é muito diferente. Líderes religiosos acrescentam ao evangelho suas próprias ideias, autoridade e ensinos. Cuidado com esses evangelhos adulterados. Paulo disse: Se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema (Gl 1:9). Sendo assim, seu desafio, nesta semana, é ajudar alguém que esteja duvidando da veracidade do evangelho ou sendo enganado por uma pregação fraudulenta. Ensine o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Ajude essa pessoa.

Próximo estudo Lição 04 A justiça do evangelho