O Futuro das Profissões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

A Educação do Nosso Tempo
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
O PROCESSO DE ESCOLHA E A ESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA
O SAEB e a Prova Brasil 2011.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
EIXOS DE ATUAÇÃO DA SEDU
Informática Aplicada Carga Horária: 72 horas
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
Avaliação preliminar do Curso de Ciências Biológicas
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Mapa Estratégico da Indústria
O Impacto da Organização Escolar no Desempenho dos seus Alunos
Um Exemplo de COOPERAÇÃO entre Empresas Concorrentes
Mais detalhes do SAI: RESULTADOS SAI Mais detalhes do SAI:
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
As avaliações e bases de dados do INEP
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Educação básica de qualidade para todos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PROGRAMA: APRENDENDO LOGÍSTICA.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: Alguns elementos para discussão CESAR CALLEGARI* * Presidente da Câmara de Educação Básica.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Avaliação Institucional 2013/2 RESULTADOS. NOTAS DESEMPENHO DOCENTE.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
A importância do Ensino Técnico na formação da mão de obra brasileira, a oferta de EaD e a demanda do mercado. George Bento Secretaria.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
PROJETO ENEM 2014 ANO LETIVO: PROJETO ENEM 2014 Conhecendo o ENEM Testes Vocacionais CPF E RG 100% Aulões aos sábados Aulões Noturnos Plantão de.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Administração estratégica de recursos humanos
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

O Futuro das Profissões Prof. Cristiano M. Costa Fucape Business School

O Futuro das Profissões O Brasil possui dois gargalos econômicos: Educação e infraestutura Similaridades Longo-prazo Investimento contínuo Quais profissões serão importantes no futuro?

Roteiro Introdução Formação profissional Habilidade e profissões O futuro das profissões Quais os desafios? Considerações finais

Introdução O país está em uma situação delicada: Consequência: educação básica deficiente evasão escolar no EM auto-seleção para as áreas de exatas, saúde e direito Consequência: Produtividade média do trabalhador é baixa Produtos brasileiros são mais caros

Introdução Indicador Posição PIB 6ª IDH 85ª Renda Per Capita 75ª PISA 53ª

Introdução Estratégia: O 1º passo foi dado: Desafios: Educação básica (fundamental + médio) O 1º passo foi dado: Acesso e infraestrutura Desafios: Elevar as habilidades desenvolvidas Planejar o futuro da educação

Introdução Habilidades: Longo-prazo: Desafios O que sabemos sobre a formação de habilidades? Cognitivas vs. não-cognitivas Quais habilidades são importantes? Longo-prazo: Financiamento Demografia Desafios

Formação profissional A formação profissional se dá a partir do desenvolvimento de habilidades: Cognitivas Não-cognitivas A literatura empírica tem estudado a formação de habilidade e seus resultados econômicos.

Formação profissional Habilidades cognitivas: Memória Raciocínio lógico Conhecimento numérico Desenvolvimento linguístico Habilidades não-cognitivas Paciência / motivação Auto-controle / auto-estima Perseverança Convívio social

Formação profissional Habilidades cognitivas: Educação infantil Cumulativa Muito cara de ser remediada após infância Genética e ambiente externo Altamente importante para o sucesso econômico Distância aumenta com o tempo

Formação profissional Habilidades não-cognitivas: Ajuda a desenvolver a habilidade cognitiva Pode ser remediada na adolescência Valorizada no mercado de trabalho Afeta outros resultados sociais: Criminalidade Gravidez na adolescência Evasão escolar Emprego

Formação profissional SAEB / PROVA BRASIL - 4ª Série - INEP – 2011 – Primeiros Resultados   Português Matemática Distrito Federal 209,66 228,67 Minas Gerais 207,05 229,14 Santa Catarina 204,14 225,53 Paraná 200,09 224,61 São Paulo 199,96 221,52 Rio de Janeiro 199,8 220,53 Espírito Santo 196,1 216,21 Rio Grande do Sul 194,5 213,16 BRASIL 190,58 209,63

Formação profissional Habilidades não-cognitivas Difícil de medir Fundamentais no mercado de trabalho Projeto Observatório da Educação Auto-estima Perspectiva de futuro

Formação profissional O ES está bem posicionado dentro do Brasil Habilidades cognitivas Porém, o Brasil está mal posicionado mundialmente e no tempo. Há evolução, mas a velocidade é lenta.

Formação profissional As demandas do mercado são imediatas!

Formação profissional Como adquirir habilidades? Horas de estudo Absorção do conhecimento e disciplina Exatas e línguas Fatores determinantes Educadores Ambiente escolar Família Perspectiva de futuro

Habilidades e Profissões Quais habilidades são demandadas em cada setor econômico? Algumas profissões são intensivas em cognitivas: Engenharias, física, economia, etc. Outras, demandam as duas habilidades: Administração, jornalismo, medicina, direito, etc.

Habilidades e Profissões

Habilidades e Profissões

Habilidades e Profissões As profissões demandadas hoje: Engenharias, economia, medicina, etc. Poucos estudantes com pleno desenvolvimento destas habilidades. Escola compete com o mercado de trabalho.

Habilidades e Profissões

O Futuro das Profissões As profissões que demandam: Habilidades cognitivas Criatividade 2,5% do PIB brasileiro está nos setores criativos Cinema, audiovisual, moda, software, jogos eletrônicos, etc. Engenharias Ainda existe grande demanda

O Futuro das Profissões

O Futuro das Profissões Engenheiros Brasil: 63,000 (2011) China: 400,000 (2006) Engenheiros como % do total de concluintes Brasil: 7,3% (2011) China: 38 % (2006)

O Futuro das Profissões Outras profissões para o futuro? Medicina Enfermagem Fisioterapia Radiologia Biologia Química Farmácia

O Futuro das Profissões

O Futuro das Profissões E as habilidades não-cognitivas? Fundamentais no setor de serviços Desindustrialização ou desenvolvimento? Serviços: 67% do PIB Saúde e educação Outras áreas: Turismo, línguas, contabilidade, etc.

Quais os desafios? O desafio para o ES e Brasil passa por 5 dimensões: Educação básica Planejamento de longo prazo Gestão escolar Formação superior Capacitação docente

Quais os desafios? Educação básica Quantidade de horas Habilidades cognitivas Mais recursos para a educação básica Investimento em qualidade Alunos / professor Distribuição entre básico e superior

Quais os desafios?

Quais os desafios? Visão de longo prazo Gestão escolar Demografia Previdência e infraestrutura Turno integral Estrutura curricular (EM) Gestão escolar Incentivos financeiros Informática / monitoramento Frequência docente e discente

Quais os desafios? Formação Superior Faltam Vagas? Qualidade vs. Quantidade Nossa Bolsa / Prouni Pré-Enem / Vestibular Fomento à pesquisa Faltam Vagas? Ou faltam alunos?

Quais os desafios?

Quais os desafios? Capacitação Docente Habilidades Física / Matemática Química / Biologia Língua Portuguesa Treinamento e seleção Linguagem da “Geração Z”

Considerações Finais O ES está relativamente bem posicionado nacionalmente em termos de educação básica. Mas, o Brasil está atrasado como um todo. Estratégia  Educação Básica ES precisa identificar habilidades e setores. Saúde, engenharias e criatividade.