Lição 09: O legalismo e o evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIÇÃO 12 - O JOVEM E O ESTADO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Advertisements

Sinais de uma igreja avivada
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Orientações ao professor
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Amor que restaura amizades
O DESAFIO CHAMADO PERDÃO Mateus 6
Nova geração, antigos pecados
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
O privilégio de servir a Cristo
Orientações ao professor
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Lição 12 “Enfim, livres do pecado!”.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ
A ESPADA DO ESPÍRITO! CLICAR.
O Criador e o dinheiro 1 DE OUTUBRO DE 2016
1.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Orientações ao professor
1.
Orientações ao professor
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
Orientações ao professor
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
Orientações ao professor
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
LIÇÃO 11 - A TOLERÂNCIA CRISTÃ
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
Orientações ao professor
Lição 04 O que é igreja missional?
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Lição 03 Israel, o povo da missão
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos filipenses Aula 8: Fp. 3-4
• Fazer: Evangelizar pessoas queridas e próximas.
Lição 05 Como guardar o sábado?. Lição 05 Como guardar o sábado?
Do grego αγιος (hagios), Santificar significa separar, consagrar, dedicar, purificar, tornar limpo.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
Orientações ao professor
Lição 12 Avivamento missionário
Orientações ao professor
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Que fazeis a mais que os outros?
Lição 07 O Senhor do sábado. Lição 07 O Senhor do sábado.
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
Lição 12: As marcas do evangelho
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 11: O próximo e o evangelho
4 A mensagem da cruz. 4 A mensagem da cruz Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir lembrar que a pregação bíblica deve conter sempre.
Lição 02: A defesa do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Transcrição da apresentação:

Lição 09: O legalismo e o evangelho

O legalismo e o evangelho Lição 09 O legalismo e o evangelho

Objetivo Mostrar ao estudante os prejuízos do legalismo à vida cristã e a necessidade de abraçar o evangelho da liberdade e da fé na suficiência de Cristo e no poder transformador do Espírito Santo.

Texto-base De cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que procede da fé. Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor. (Gl 5:4-6)

Introdução Nesta lição, baseada em Gálatas 5:2-15, vamos estudar sobre o esforço de Paulo em mostrar os prejuízos e a gravidade desse falso evangelho, que também atende pelo nome de “legalismo” e significa confiar na obediência à lei divina e a outras normas religiosas para obter a aceitação de Deus e o perdão dos pecados.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA Já de início, é preciso dizer que entender a diferença abissal entre o legalismo e o evangelho é fundamental para nós, cristãos de hoje. O primeiro está baseado no mérito humano; o segundo está baseado na fé.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. O legalismo é a religião do mérito e da escravidão: Os versículos 2 a 4 de Gálatas 5 alertam sobre os prejuízos do legalismo à fé cristã: A perda dos benefícios da obra redentora de Cristo. O peso da obrigação de guardar toda a lei que Jesus já havia cumprido e encerrado na cruz. O retorno ao estado de culpa, medo e escravidão.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. O legalismo é a religião do mérito e da escravidão: A perda dos benefícios da obra redentora de Cristo: Os gálatas estavam admitindo que que a obra de Cristo não fora suficiente par redimi-los e que seriam capazes de garantir a si mesmos esse benefício. O peso da obrigação de guardar toda a lei que Jesus já havia cumprido e encerrado na cruz: Os gálatas teriam de se mostrar tão perfeitos e eficientes em sua obediência quanto o próprio Cristo. O retorno ao estado de culpa, medo e escravidão: Se o crente decide manter-se diante de Deus por sua própria obediência á lei, está se desligando de Cristo, o que implica o retorno à sua condição anterior de culpado.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. O evangelho é o caminho da fé e da liberdade: Se o legalismo traz em si o peso da obrigação de cumprir a lei para conquistar méritos, o evangelho é a boa notícia de que os salvos estão livres dessa obrigação, porque o sacrifício de Jesus pôs fim à validade da lei que consistia de ritos e cerimônias.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Leia o item 1 e Gl 5:2-4 e comente sobre os prejuízos do legalismo à vida cristã. 02. O legalismo “é extremamente danoso à vida cristã, pois, ao confiar em seus próprios méritos e em sua capacidade de cumprir a lei, o legalista rejeita a graça de Deus e nega a suficiência de Jesus”. O que você tem a dizer sobre essa afirmação, com base no que aprendeu sobre Gl 5:2-15? 03. Após ler o item 2 e Gl 5:5-6, explique a afirmação de Paulo: Porque nós, pelo Espírito, aguardarmos a esperança da justiça que provém da fé. Comente também com a classe sobre o significado da fé que atua pelo amor. 04. A liberdade do evangelho é permissão para o cristão viver de qualquer maneira? Leia novamente o item 2 e Gl 5:13-15.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 1. Entenda a gravidade do legalismo. Assim como era para os gálatas, o legalismo também é extremamente prejudicial para você, porque não permite que sua consciência e seu caráter sejam transformados pelo Espírito e o faz considerar rituais e obediência à lei mais importantes do que a misericórdia e o amor. 05. Por que você não deve abraçar o legalismo e aceita-lo como normal à vida cristã?

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 2. Entenda a sublimidade do evangelho. Esse é o poderoso e sublime evangelho de Jesus, infinitamente superior a tudo que possa prometer a você alívio de sua culpa e recompensas divinas com base em seus próprios esforços. 06. Você tem medo de ser castigado por Deus ou de perder as bênçãos dele, caso não faça tudo que deve fazer para ser um bom cristão? O que o evangelho da fé que atua pelo amor lhe diz sobre isso? Por que ele é infinitamente superior ao legalismo?

Desafio da semana O legalismo rouba nosso bem mais precioso: a liberdade de ser a Deus e ao próximo por amor e de nos deixarmos transformar pelo Espírito à imagem de Jesus. Já que você agora conhece os prejuízos do legalismo e a sublimidade do evangelho, seu desafio é examinar suas intenções e perceber se você tem ofertado, devolvido o dízimo, guardado o sábado, praticado atos de misericórdia etc. para conseguir a aceitação divina e parecer bom. Se reconhecer essa postura em você, peça perdão ao Senhor e deixe que ele o liberte, para que você conheça o amor de Deus e tenha a alegria de obedecer pela graça.

Próximo estudo Lição 10 O caráter do evangelho