Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
Advertisements

11º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM
11 PL de alteração da Lei nº 9.717/98 Principais Propostas Por Otoni Gonçalves Guimarães Foz do Iguaçu-PE, 07 de outubro de 2011.
OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Experiência Brasileira
Programa de Qualificação
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL.
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Por Otoni Gonçalves Guimarães
Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social Setembro de 2004 Delúbio Gomes Pereira da Silva.
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
Edevaldo Fernandes da Silva
Melhores Práticas de Gestão
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
Desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS LEGISLAÇÃO.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Contabilidade Aplicada aos RPPS
DESAFIO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL DO ÓRGÃO GESTOR ÚNICO
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
CAPREV SOFTPART SISTEMA DE RECADASTRAMENTO PREVIDENCIÁRIO Uma parceria
CANOASPREV Estrutura e Funcionamento
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
Dados Informações Conhecimentos Decisões Ações
O CONCEITO DE “NORMAS GERAIS” EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E SEUS EFEITOS NA GESTÃO E CONTROLE DOS RPPS PRÊMIO MINISTRO GAMA FILHO.
5. UM CASO PRÁTICO DE GOVERNANÇA E GESTÃO
Cláudia Góes – ITAPREVI Valfran de Aguiar Moreira - IPASG
AGOSTO/2014 Junho/
Contextualização.
O que é Previdência Social ?
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
Previdência Social Câmara Municipal –
Sistemas dos Regimes Próprios
MPS - Ministério da Previdência Social
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
I F Ó RUM DO IPERON Porto Velho, 27 de agosto de 2015.
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Realizações – 2º quadrimestre 2015: DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA : Suplementação realizada conforme demanda criada no TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Atividades: Prestação de Contas /06/2014.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2012.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2010.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS MUNICÍPIOS PARA O RECEBIMENTO DE RECURSOS FEDERAIS ATRAVÉS DE CONVÊNIOS Apresentação: Walter Manfroi Secretário.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2011.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social - OMSS Data Base: Dezembro / 2009 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
Multicon Assessoria Contábil
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Registro, 20 de junho de 2008 Atividades: Prestação de Contas 2007.
O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial.
1 Sistemas dos Regimes Próprios de Previdência Social - SRPPS BANCO DE DADOS OBRIGAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO, DIREITO DO SERVIDOR PÚBLICO.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 10 de setembro de 2013 Controle Externo dos RPPS ANEPREM 13º Congresso.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP

Gestão Plena Previdenciária Compreende a administração dos benefícios devidos pelos regimes próprios aos seus segurados cujo objetivo é auxiliar os municípios na criação ou reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS demonstrando as vantagens de sua implementação, orientando-os na gestão do passivo previdenciário e na compensação financeira.

Atividades Contempladas no Programa GPP Módulo I: Gestão do Passivo Previdenciário –Assessoria Jurídica; –Assessoria Contábil; –Assessoria Atuarial. Módulo II: Compensação Previdenciária Módulo III: Avaliação Atuarial Módulo IV: Capacitação e Treinamento

Assessoria Jurídica (1) Não contenciosa relacionada à matéria previdenciária, abrangida pelas seguintes atividades: Adequação da legislação municipal do RPPS de acordo com a Constituição Federal, incluindo as alterações inseridas pelas Emendas Constitucionais 20/98, 41/03 e 47/05, e legislação infraconstitucional; Estudos e ações que viabilizem a concretização dos interesses dos Entes Municipais em matéria previdenciária junto aos órgãos federais;

Assessoria Jurídica (2) Elaboração de notas técnicas em resposta a questionamentos formulados pelos Entes Municipais, e suas entidades em geral, sobre matéria previdenciária; Esclarecimentos de questões atinentes à matéria previdenciária relacionada aos regimes próprios de previdência social adotados pelos Entes Municipais; Acompanhamento de processos administrativos de interesse dos municípios junto ao Ministério da Previdência Social - MPS;

Assessoria Jurídica (3) Consultoria jurídica com a emissão de pareceres relativos às legislações previdenciárias municipais, visando o reconhecimento de sua regularidade pela SPS para emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária; Orientação na confecção de Portarias, Decretos e formulários para concessão de benefícios previdenciários bem como consultoria para a concessão de tais benefícios; Análise da notificação de irregularidade fiscal procedida pelo MPS nos regimes próprios com vistas a subsidiar a defesa do Ente Federado junto ao órgão de fiscalização e controle.

Assessoria Atuarial (1) Análise da viabilidade econômica e financeira do RPPS e as possíveis formas de custeio do plano de benefícios definidos pelo Município. Estão inclusos na Avaliação Atuarial: –Nota Técnica Atuarial – demonstra os resultados da avaliação atuarial e define a alíquota de contribuição para o custeio do regime. Acompanham a NTA a Análise Estatística dos Dados e o Fluxo de Projeções Atuariais exigidos pelo MPS;

Assessoria Atuarial (2) Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial (DRAA) – Formulário eletrônico preenchido no site do MPS com o resultado da avaliação e parecer técnico do atuário; Acompanhamento do processo de aprovação da Nota Técnica Atuarial junto ao MPS.

Assessoria Contábil (1) Orientação técnica para utilização da planificação contábil publicada pelo MPS; Orientação técnica quanto aos procedimentos contábeis a serem aplicados em contas específicas (passivo atuarial, ativos financeiros, taxa de administração, entre outros);

Assessoria Contábil (2) Assessoria para elaboração dos demonstrativos contábeis exigidos pelo MPS; Disponibilização na internet de boletins contábeis de temas afetos à contabilidade previdenciária pública.

Módulo II - Compensação Previdenciária Acompanhamento de todo o processo da celebração do convênio e operacionalização da Compensação Previdenciária de forma célere e eficaz, até o repasse financeiro do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS ao Município; Análise da legislação previdenciária municipal para identificação do início de vigência do RPPS com vistas a alimentar o cadastro no Sistema COMPREV.

Módulo III – Avaliação Atuarial Contempla as atividades relacionadas à área atuarial do Módulo I.

Módulo IV – Capacitação e Treinamento Capacitação e treinamento dos servidores públicos municipais. O custeio para adesão ao módulo IV será definido caso a caso.

GLAUCIA PORTO TAULOIS Assessora Jurídica Departamento de Previdência – CNM Telefones:(61) / Visite nosso site: